Celular Seguro vai transformar celular roubado em peso de papel; veja a novidade
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

A Anatel e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram que o programa Celular Seguro entrou em uma nova fase. Agora, é possível realizar o Bloqueio Total dos dispositivos, o que efetivamente os transforma em pesos de papel.
- Teve o celular roubado? Saiba o que fazer e como se proteger
- Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas
Após o celular ter sido cadastrado e bloqueado no evento de roubo ou furto, a funcionalidade desativa completamente a linha telefônica, contas vinculadas a bancos e outras instituições parceiras, e o IMEI do smartphone — que é o equivalente à “identidade” do dispositivo.
Dessa forma, o celular fica totalmente inutilizável, já que não poderá se conectar a nenhuma rede de telecomunicação. Trocar o chip também não será suficiente para retomar o funcionamento do aparelho.
A medida pretende desincentivar o roubo de celulares, já que reduz seu valor de revenda de forma significativa.
O Bloqueio Total é recomendado para os casos em que não há interesse ou possibilidade de retomar a posse do dispositivo. Contudo, se o celular for eventualmente recuperado pela vítima, é possível desbloqueá-lo por meio de um processo burocrático.
Modo Recuperação também está disponível
Outra novidade é a implementação do chamado Modo Recuperação, que foi inspirado em uma iniciativa do Governo do Piauí e agora passa a funcionar em escala nacional.
No caso de furto ou roubo, é possível ativar esse modo para interromper a linha telefônica e aplicativos sensíveis. Contudo, em vez de bloquear também o IMEI, o código passa para uma lista de restrição.
Desta forma, é possível reutilizar o dispositivo após a recuperação, ao simplesmente colocar um novo chip. Isso pode ser útil em casos de perda ou extravio, em que há a possibilidade de pegar o celular novamente no futuro.
Se uma nova linha for ativada no dispositivo perdido, uma mensagem automática de WhatsApp alertará que o smartphone deve ser levado a uma delegacia próxima para esclarecimentos.
O serviço já está no ar, já que início do envio das mensagens ocorreu na última segunda-feira (07). Também é possível acessar o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição por meio do app Celular Seguro, para saber a situação de cada smartphone.
Leia mais no Canaltech:
- Consumidores correm para comprar iPhone antes das tarifas; será que é a hora?
- Nova marca chinesa chega ao Brasil e já começa com fabricação nacional
- Apple planeja design "audacioso" para 20º aniversário do iPhone, diz Gurman