Publicidade

Carregador pega fogo em voo para Hong Kong, e passageiros jogam água; veja vídeo

Por  | 

Compartilhe:
YouTube/@BoringChina
YouTube/@BoringChina

Um carregador de celular pegou fogo durante um voo da Hong Kong Airlines nesta quinta-feira (20). O incêndio foi apagado após os próprios passageiros terem jogado água no acessório, uma ação que não é recomendada. 

De acordo com os relatos, o carregador é do tipo “power bank”, que armazena energia e dá carga para os celulares quando não há uma tomada disponível. Ele estava dentro da cabine do avião, na área de bagagens acima dos assentos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O avião decolou da cidade de Hangzhou, na China, e tinha Hong Kong como destino. Contudo, o voo precisou ser transferido para o aeroporto de Fuzhou por causa do incidente. 

Ninguém se feriu após o incêndio. Em nota oficial, a Hong Kong Airlines confirmou o ocorrido e o desvio do voo, mas ressaltou que o fogo foi apagado com sucesso. 

Jogar água na bateria não é recomendado

Embora seja uma situação de emergência que envolve fogo, a combustão das baterias não deve ser resolvida com água. Afinal, os compostos presentes no componente podem reagir de forma explosiva ao líquido, e causar danos ainda maiores. 

As baterias de celulares atuais são compostas pelo metal lítio, que tende a produzir gás hidrogênio e calor quando exposto à água. Portanto, molhar o componente levaria a uma explosão. 

Além disso, o uso da água pode não cumprir o papel de resfriar a bateria, já que ela costuma ter uma construção isolada do ambiente externo. 

Continua após a publicidade

Em vez da água, é recomendado usar outros agentes que apagam o fogo, como espuma, CO2 e mais. Contudo, a prioridade é se afastar do fogo o máximo possível, para preservar a integridade física.

Leia mais no Canaltech:

Entenda o que faz um celular explodir:

Continua após a publicidade