Publicidade

Criminosos roubam milhares de iPhones e podem pegar 20 anos de prisão; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
iPhone 16

Uma rede de criminosos foi descoberta nos Estados Unidos nesta semana, após roubar milhares de dispositivos eletrônicos, incluindo iPhones. De acordo com o Departamento de Justiça, os envolvidos desviavam encomendas de serviços de logística, em um esquema complexo. 

Foi dito que os ladrões pegavam os aparelhos nas varandas dos destinatários de encomendas da FedEx, ao mesmo tempo em que alteravam dados sobre a entrega dentro dos sistemas da companhia. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, a quadrilha também dava subornos para funcionários da AT&T, companhia de telecomunicações dos EUA. Eles eram responsáveis pela obtenção de informações confidenciais sobre as vítimas, incluindo nomes, endereços e números de rastreamento dos dispositivos. 

O grupo era dividido entre integrantes que recebiam e compartilhavam essas informações de forma estratégica, e aqueles que roubavam as encomendas segundos antes de serem recebidas. 

Ladrões de iPhone podem pegar 20 anos de cadeia 

Segundo informações das autoridades, foram 13 pessoas envolvidas no esquema. Quatro delas estavam localizadas em Nova York, onde recebiam pacotes em massa com os celulares.

No entanto, os roubos foram registrados em múltiplos estados dos EUA. Em geral, os dispositivos eram revendidos para fora do país. 

Em um caso específico, dois criminosos foram até uma unidade da FedEx para enviar um pacote que supostamente teria apenas roupas infantis, mas também continha iPhones escondidos. Os celulares foram confiscados, e uma reclamação ao serviço chegou a ser feita após os modelos terem sido “roubados”.

Continua após a publicidade

Em nota oficial, o FedEx ressaltou a importância de trabalhar de forma proativa para evitar “o aumento nos casos de roubos em varandas”. Por sua vez, a AT&T afirmou que atualiza seus processos e treinamentos com regularidade, para evitar táticas criminosas. 

Todos os envolvidos foram acusados oficialmente, e poderão pegar até 20 anos de prisão. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Conheça o iPhone 16e em detalhes no vídeo abaixo: