"Cabo de camelô" derrete Moto G e quase causa incêndio; veja fotos
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Um usuário do Moto G Play 2024 usou o Reddit para relatar um incidente grave durante o carregamento do smartphone. O celular e o cabo utilizado quase causaram um incêndio, após o provável uso de equipamentos de baixa qualidade.
- 5 cuidados que você deve ter para evitar acidentes em seu computador
- Como saber a hora de trocar o chuveiro elétrico?
O cabo envolvido era da marca paralela "onn.", vendida por preços baixos nos Estados Unidos, bem ao estilo "cabo de camelô". Contudo, costuma-se atribuir problemas à qualidade do acessório.
Afinal, cabos baratos podem ter fios mais finos e isolamento deficiente. Essas falhas aumentam a resistência elétrica, gerando calor excessivo que pode levar à combustão.
Outras possíveis causas técnicas do acidente incluem o mau encaixe do cabo combinado com um carregador de baixa qualidade. Essa “tempestade perfeita” pode causar um curto-circuito e derretimento.
Também há a possibilidade de falha no fio de 5 V dentro do cabo, que pode encostar na carcaça metálica. O carregador também não teria interrompido a energia após o curto, alimentando o superaquecimento.
Uma causa considerada menos provável é um curto-circuito interno no próprio telefone, já que se trata de um modelo relativamente novo, e produzido por uma marca conhecida.
Como evitar acidentes na hora de carregar o celular
Além do uso frequente de acessórios com boa procedência, outros cuidados podem ser tomados para aumentar a segurança na hora de carregar o celular:
- Verifique cabos e carregadores periodicamente para identificar desgaste ou danos;
- Evite contato de carregadores e celulares com líquidos, mesmo em pequenas quantidades;
- Não sobrecarregue tomadas com vários dispositivos em réguas;
- Não deixe o celular acima de superfícies inflamáveis e/ou macias, como colchões ou cobertores;
- Interrompa o carregamento em períodos de instabilidade elétrica até a rede normalizar.