Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BlackBerry revela resultados abaixo das projeções, mas vê esperança em software

Por| 23 de Junho de 2015 às 11h23

Link copiado!

BlackBerry revela resultados abaixo das projeções, mas vê esperança em software
BlackBerry revela resultados abaixo das projeções, mas vê esperança em software
Tudo sobre BlackBerry

A BlackBerry parece ter um longo caminho pela frente em busca da recuperação e da melhoria financeira. A empresa canadense apresentou seus números do primeiro trimestre fiscal de 2016, registrando prejuízo de US$ 28 milhões (US$ 0,05 por ação) e receita de US$ 658 milhões.

A previsão dos analistas, de acordo com a agência Thomson Reuters, era de uma perda de 3 centavos de dólar por ação e receita de US$ 679 milhões. Agora, aparentemente a melhor saída para a fabricante pode ser em apostar mais em softwares e serviços em detrimento do mercado de hardware.

Ainda que o CEO John Chen deixe claro que a empresa continuará no setor de hardware, os resultados mostram que a esperança de melhorias está no setor de software. No período, o negócio de software e licenciamento de tecnologia da companhia cresceu 150%, saltando para US$ 137 milhões. Ainda que as cifras sejam comedidas levando em conta o tamanho da BalckBerry, os números mostraram aos analistas que as mudanças devem levar em conta o setor de software.

"Os resultados indicam que a próxima fase de sua recuperação é um começo sólido", declarou o analista Cowen Bryan Prohm. Chen também demostrou otimismo apesar dos números. "Estamos em situação financeira sólida", declarou.

Continua após a publicidade

Ao todo, a canadense vendeu cerca de 1,1 milhão de smartphones em todo mundo durante o primeiro trimestre fiscal de 2016 e o presidente executivo sugeriu uma campanha de marketing mais forte em torno dos produtos, incluindo a utilização mais intensa de seus parceiros de varejo, como a T-Mobile.

O portfólio de produtos de hardware da BlackBerry tem diminuído significativamente numa tentativa de reduzir gastos e focar em apenas alguns modelos, incluindo o BlackBerry Classic, o BlackBerry Passport e o BlackBerry Leap, voltados para jovens profissionais de grandes empresas.

Chen declarou que o Passport conseguiu alcançar um desempenho interessante de vendas, enquanto que o Classic teve um pequeno aumento. Apesar das afirmações, o CEO da companhia não forneceu números mais específicos sobre o desempenho dos smartphones no mercado.

A empresa também declarou que está trabalhando em desenvolvimento e fabricação de novos dispositivos em conjunto com outras companhias, como Wistron e Compal Electronics, indo além da parceria já existente com a Foxconn.

Continua após a publicidade

O mix de receitas da empresa canadense foi de 40% oriundas do setor de hardware, com 38% vindas do setor de serviços e 21% do setor de software e tecnologia de licenciamento. No mesmo período, a empresa inscreveu 2.600 clientes empresariais, com 45% das licenças associadas a promoções que abrangem diferentes sistemas operacionais móveis, como o iOS e o Android.

A BlackBerry continua olhando para o futuro com a meta de rentabilidade para o ano fiscal de 2016 e um fluxo de caixa livre positivo.

Fonte: CNET