Apple vai deixar iPhone 17e parado no tempo de propósito, diz Gurman
Por Vinícius Moschen |

O iPhone 17e deve ficar ainda mais distante dos outros modelos da linha iPhone 17, de acordo com o analista Mark Gurman. Afinal, o modelo pode permanecer “parado no tempo” em suas características de tela.
- iPhone tá caro? Veja como a Apple define os preços dos celulares
- Quais iPhones atualizaram para o iOS 26? Veja a lista
Foi dito que a nova geração do smartphone “acessível” da Apple pode manter a mesma taxa de atualização de 60 Hz no display.
Até mesmo o iPhone 17 base já tem a tecnologia ProMotion de 120 Hz, anunciada no modelo como uma das novidades para a nova geração. Os modelos Pro e Pro Max trazem a tela com frequência maior há alguns anos.
No universo Android, somente os celulares de entrada costumam ter telas de 60 Hz. Mesmo modelos considerados acessíveis já chegam a 90 Hz ou 120 Hz.
Na prática, ter uma tela com taxas de atualização mais altas significa que as animações de menu ficam mais fluidas, assim como jogos e outros conteúdos dinâmicos. Por outro lado, as frequências mais baixas ajudam na economia de energia.
Estratégia com o iPhone 17e é proposital
Especula-se que o objetivo da Apple é deixar o 17e propositalmente mais limitado, quando comparado diretamente com outros celulares das linhas atuais da empresa.
A estratégia seria reforçar a posição do celular como modelo econômico, tendo o baixo preço como principal atrativo. Desta forma, a Apple poderia conquistar uma nova parcela de consumidores.
Mesmo com a tela mais simples, o iPhone 17e pode trazer algumas características mais próximas do restante da linha. Um exemplo seria o uso do novo chip A19, já presente no iPhone 17 base.
O 17e ainda deve trocar o notch da tela por um recorte em formato de pílula. Além de ser igual ao dos outros iPhones atuais, o design permite a implementação da Ilha Dinâmica com alertas e notificações integradas por software.
Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento do iPhone 17e, mas é esperado que a Apple mantenha o cronograma da geração anterior. Se isso se concretizar, o novo smartphone pode ser anunciado por volta do primeiro trimestre de 2026.
Leia mais no Canaltech:
- Qual marca de celular tem a melhor rede de assistência técnica?
- Galaxy S26 pode ter armazenamento ainda mais rápido, sugere site
- Motorola confirma lançamento de celular ultrafino em breve; veja quando virá