Publicidade

Apple trabalha em "botões fake" para iPhone, iPad e Apple Watch, diz leaker  

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Matheus Melo/ Canaltech
Matheus Melo/ Canaltech
iPhone 17

A Apple pode lançar iPhones com “botões fake” de estado sólido, com feedback háptico. Os detalhes foram divulgados pelo perfil Instant Digital, na rede social Weibo, com base em supostos fornecedores na China.

Esses botões não teriam partes móveis mecânicas, o que reduziria o desgaste causado pelo uso repetitivo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também haveria uma diferenciação entre níveis de pressão no botão, em que cada tipo poderia ativar uma função específica.

Em 2022, relatos sugeriam que a Apple planejava introduzir botões de estado sólido no iPhone 15 Pro, lançado em 2023. Contudo, o aparelho foi apresentado com botões tradicionais. 

Conhecido internamente como “Project Bongo”, o projeto foi supostamente cancelado em 2023, já em fase avançada. Chegou-se a cogitar que a tecnologia fosse incluída no iPhone 16 Pro, mas isso foi adiado indefinidamente.

Contudo, agora o Bongo teria sido retomado, e ampliado. O projeto passaria a abranger grande parte da linha de produtos da Apple, incluindo o iPad e Apple Watch.

Apple enfrenta desafios com “botão fake”

Um dos principais desafios na parte de desenvolvimento é evitar toques acidentais, que ocorrem quando a resposta dos botões não é precisa.

Afinal, o design atual prevê botões integrados diretamente ao chassi do dispositivo, sem o recuo de botões mecânicos tradicionais. Portanto, qualquer toque, mesmo com a palma da mão, pode gerar comandos indesejados. 

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, a Apple pretende simular melhor a sensação de um botão real, com vibrações e outros efeitos percebidos pelo tato. 

Mesmo com o desenvolvimento em andamento, a tecnologia ainda não deve estar presente no iPhone 17, previsto para setembro deste ano.

Para os próximos aparelhos, a prioridade da Apple tem sido avançar em tecnologias de tela e bateria. Por isso, a linha toda pode ter suporte para taxas de atualização a 120 Hz, algo que seria inédito.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Conheça os detalhes do Galaxy S25 Edge:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*