Apple submete atualização para o iPhone 12 após excesso de radiação
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Alguns dias após a França ter banido as vendas do iPhone 12 pelo excesso de radiação de radiofrequência, a Apple desenvolveu uma atualização para resolver o problema. O update foi submetido aos órgãos competentes locais, que agora realizarão as análises necessárias para liberar o dispositivo novamente.
- iPhone 15 Pro estaria superaquecendo por causa de construção em titânio
- Apple Vision Pro: produção abaixo do esperado pode ameaçar versão mais barata
Anteriormente, a marca já tinha enviado diversas documentações para a Agência Nacional de Frequências da França (ANFR), alegando que o iPhone 12 já tinha sido aprovado em diversos outros países europeus.
Caso essa atualização seja aprovada pela ANFR, ela deverá ser liberada para download por parte dos usuários do aparelho. O banimento das vendas também deve ser suspenso, assim como a possibilidade de recall das unidades que já estão em circulação.
A Apple não vende mais unidades novas do iPhone 12 oficialmente, já que o aparelho foi descontinuado desde o lançamento do iPhone 15, há alguns dias. Contudo, o aparelho ainda é comercializado por diversas lojas, além das opções de segunda mão.
O banimento foi determinado após o celular ter sido reprovado em um teste que mede as emissões de radiofrequências em uma situação de estresse. A avaliação simula que o smartphone está no bolso de um usuário que está em área de pouco sinal, obrigando o iPhone a procurar antenas próximas de forma mais intensa.
Neste caso, o celular emitiu radiação de 5,74 watts por quilograma, enquanto o limite na Taxa de Absorção Específica (SAR) permitida é de 4W/kg.
Ainda não é possível afirmar se a atualização terá impactos relacionados à capacidade de recepção de sinal do iPhone 12, mas é provável que ela fique um pouco mais fraca nessas situações menos favoráveis.
Também não foi definido um prazo para a ANFR divulgar os resultados dos novos testes, possivelmente liberando o aparelho novamente.
Outros países já repercutiram a nova atualização, após se mostrarem preocupados com a emissão do iPhone 12 previamente. A Bélgica apontou que esperava uma iniciativa mais ampla a nível europeu, já que o update teria sido disponibilizado apenas para as autoridades da França.
A Itália apontou que não vai tomar nenhuma decisão antes dos próximos resultados mostrados pela França. Já a Holanda não fez comentários adicionais.
Mesmo que os testes tenham um certo grau de rigidez, não há evidências científicas que relacionem a emissão de radiofrequências por smartphones a problemas de saúde.
Fonte: Reuters