Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple proíbe personalização de produtos com expressões políticas na Ásia

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Agosto de 2021 às 10h48

Link copiado!

Apple proíbe personalização de produtos com expressões políticas na Ásia
Apple proíbe personalização de produtos com expressões políticas na Ásia
Tudo sobre Apple

No ato de compra de um produto da Apple — como iPhones, iPads, Airpods ou Apple Pencil, entre outros — a marca traz uma opção em que o usuário escolhe uma palavra, frase ou símbolo para tornar o dispositivo único e original. Essa personalização é utilizada por muias pessoas que desejam colocar um contato em caso de perda do produto, escrever uma dedicatória para presente, evitar a confusão com aparelhos idênticos ou mesmo abaixar o risco de roubo, já que iPhones personalizados costumam ter menor preço de revenda e gerar menos atenção de ladrões.

Porém, existe uma certa limitação relacionada ao conteúdo a ser escrito no dispotitivo: a Apple já costuma fazer um filtro contra palavras e expressões com caráter racista, vulgar ou outras violações de propriedade intelectual. Porém, de acordo com um artigo divulgado pelo CitizenLab, existem restrições adicionais em locais como a China, Hong Kong e Taiwan.

Proibições geram controvérsias 

Continua após a publicidade

Entre as palavras censuradas na China, estão 政治 (política), 抵制 (resistir), 民主潮 (onda da democracia) e 人权 (direitos humanos). Nas AirTags, em que somente é possível gravar quatro caracteres, não é possível escrever a sequência 8964, uma referência conhecida do Massacre do 4 de Junho de 1989 (ou como consta no calendário local, 89-6-4), quando estudantes insatisfeitos com o governo foram protestar na Praça da Paz Celestial e acabaram sofrendo uma repressão violenta.

Em Hong Kong, as proibições incluem 雙普選 (sufrágio universal duplo, ou seja, voto universal para autoridades de cidades e também chefe de Estado), 雨伞革命 (Revolução dos Guarda-chuvas, em referência a protestos realizados em 2014), e 新聞自由 (liberdade de imprensa). Hong Kong é uma região administrativa da China com um certo caráter de independência e bandeira própria mas não possui autonomia completa, o que causa conflitos com parte de sua população.

Já em Taiwan, não é possível gravar carateres com referências a membros do Partido Comunista Chinês, como 孫春蘭 (Sun Chulan, vice-primeira-ministra da China) ou que fazem alusão a outros movimentos, como 法輪功 (Falun Gong, prática espiritual banida desde 1999). Ao contrário de Hong Kong, Taiwan é uma nação independente reconhecida pela comunidade global, mas não pelo governo chinês.

Continua após a publicidade

Segundo o CitizenLab, a censura da Apple tem como objetivo preservar a presença da marca na China, onde a gigante tem um quinto de suas receitas totais. A relação com o país está abalada após a recente divulgação de um sistema que checa o conteúdo dos iPhones para evitar o compartilhamento de fotos e vídeos de abuso sexual de crianças. Segundo críticos, o sistema pode se expandir e identificar outros conteúdos particulares e sensíveis por lá, como dissidências políticas.

Em resposta, a Apple diz que faz tais censuras em respeito às leis locais em vigência, e que a lista de palavras proibidas é distinta em cada país. No total, já foram registradas mais de 972 ocorrências de filtragem de personalizações de caráter político e social na China, 512 em Hong Kong e 367 em Taiwan.

Fonte: The Verge, CitizenLab