Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode adiar estreia do Face ID sob a tela no iPhone em um ano

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Março de 2023 às 14h14

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Apple

Após o lançamento do iPhone 13 com notch reduzido e iPhone 14 com Dynamic Island, a próxima grande mudança para o Face ID em celulares Apple deveria acontecer com o lançamento do iPhone 16 em 2024, quando a marca enfim seria capaz de posicionar os elementos do Face ID por baixo da tela para diminuir ainda mais o tamanho do entalhe no alto do painel. Mas novas informações apontam que isso deverá acontecer apenas no ano seguinte.

Em comentário feito pelo analista Ross Young do DSCC no Twitter, é dito que "espera-se que o Face ID sob o painel seja adiado pelo menos um ano" e estreie em 2025 ou mais tarde. A causa seria por "problemas no sensor", mas não existem maiores detalhes sobre as complicações.

Continua após a publicidade

É possível que, dada a natureza de posicionar sensores por baixo do display, a Apple esteja enfrentando problemas de difração do sensor de reconhecimento facial, uma vez que a presença do painel OLED sobre o sensor não oferece mesma clareza encontrada em soluções atuais com a presença do recorte na tela.

O resultado poderia ser semelhante ao que vimos em smartphones Android com câmera frontal por baixo do display, como o Galaxy Z Fold 4, onde selfies com a câmera interna apresentam resultados borrados com efeito esfumaçado, baixo contraste, cores lavadas e perda de detalhes.

Mas diferente de utilizar sensores para capturar fotos, o Face ID utiliza um conjunto de sensores para identificar a distância dos elementos do rosto e reconhecer a pessoa. Dessa forma, é possível que a tela OLED "tampando" o sensor infravermelho e o projetor de pontos interfira na garantia de segurança ou de desbloqueio imediato, sendo necessário um trabalho mais refinado antes do lançamento oficial.

Continua após a publicidade

Enquanto isso não acontece, esperamos para este ano o lançamento de toda a linha iPhone 15 com Face ID posicionado no entalhe em formato de pílula chamado de Dynamic Island.

Para o ano seguinte, com o iPhone 16, a Apple deve manter o formato já que a chegada do Face ID sob a tela parece impraticável, lançando a tecnologia apenas em 2025 para, alguns anos depois, posicionar todos os sensores por baixo da tela, incluindo a câmera frontal.

Fonte: Ross Young