Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares

Por| 04 de Maio de 2020 às 16h30

Link copiado!

Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares
Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares
Tudo sobre Apple

Anos após a “morte” do áudio tridimensional nos computadores, o recurso parece destinado a voltar à moda. Além do destaque recebido no anúncio das especificações do PlayStation 5, a Apple acaba de obter uma patente para a gravação de áudio binaural em smartphones

A patente foi registrada em setembro de 2019 com o título de “Coleta de som baseada no espaço para gravação de vídeo binaural”. O registro foi liberado no dia 30 de abril sob o número 20200137489.

Áudio binaural são gravações feitas com o objetivo de aumentar a sensação de localização em relação à origem do som. Geralmente são feitas usando um par de microfones separados por uma cabeça de manequim na altura das orelhas. As gravações são otimizadas para audição com fones – para que cada um dos ouvidos não tenha “acesso” ao áudio gravado para o outro.

Continua após a publicidade

A patente da Apple descreve um sistema de câmera dupla e quatro microfones para a captura de áudio. A câmera frontal é usada para detectar a distância do usuário em relação ao aparelho, enquanto a câmera principal registra a cena gravada. Os microfones gravam as diferentes origens de som para simular a localização de cada um deles.

Ao ouvir a gravação com fones de ouvido, o usuário tem a sensação de que diferentes sons saem de pontos distintos. O recurso tem o potencial de aumentar o grau de realismo dos vídeos gravados com o celular, especialmente quando vistos com equipamentos de realidade virtual ou aumentada.

Como sempre acontece com patentes, o registro da Apple não significa necessariamente que a empresa prepara o lançamento de um produto com o recurso. De qualquer modo, a patente combinaria com o especulado óculos de realidade aumentada que estaria em desenvolvimento pela empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: USPTO via Patently Apple