Publicidade

Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares

Por  | 

Compartilhe:
Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares
Apple patenteia gravação de vídeo com áudio binaural em celulares
Tudo sobre Apple

Anos após a “morte” do áudio tridimensional nos computadores, o recurso parece destinado a voltar à moda. Além do destaque recebido no anúncio das especificações do PlayStation 5, a Apple acaba de obter uma patente para a gravação de áudio binaural em smartphones

A patente foi registrada em setembro de 2019 com o título de “Coleta de som baseada no espaço para gravação de vídeo binaural”. O registro foi liberado no dia 30 de abril sob o número 20200137489.

Áudio binaural são gravações feitas com o objetivo de aumentar a sensação de localização em relação à origem do som. Geralmente são feitas usando um par de microfones separados por uma cabeça de manequim na altura das orelhas. As gravações são otimizadas para audição com fones – para que cada um dos ouvidos não tenha “acesso” ao áudio gravado para o outro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A patente da Apple descreve um sistema de câmera dupla e quatro microfones para a captura de áudio. A câmera frontal é usada para detectar a distância do usuário em relação ao aparelho, enquanto a câmera principal registra a cena gravada. Os microfones gravam as diferentes origens de som para simular a localização de cada um deles.

Ao ouvir a gravação com fones de ouvido, o usuário tem a sensação de que diferentes sons saem de pontos distintos. O recurso tem o potencial de aumentar o grau de realismo dos vídeos gravados com o celular, especialmente quando vistos com equipamentos de realidade virtual ou aumentada.

Como sempre acontece com patentes, o registro da Apple não significa necessariamente que a empresa prepara o lançamento de um produto com o recurso. De qualquer modo, a patente combinaria com o especulado óculos de realidade aumentada que estaria em desenvolvimento pela empresa.

Fonte: USPTO via Patently Apple

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*