Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mudança da Apple no iPhone 13 pode "mudar a indústria para sempre", diz iFixit

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Novembro de 2021 às 14h33

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Não é de hoje que vemos comentários sobre uma nova trava incluída pela Apple nos modelos da linha iPhone 13 para tentar coibir a troca de tela em centros não-homologados. Desde os dias seguintes ao anúncio dos aparelhos é dito que trocas feitas fora de autorizadas da marca poderiam causar o bloqueio permanente do Face ID, impossibilitando que usuários façam autenticação facial para desbloqueio e uso do Apple Pay, por exemplo.

Buscando mostrar melhor a situação, o conhecido portal iFixit resolveu abrir um iPhone 13 Pro Max e fazer a troca do display para reproduzir o problema, e o que descobriram não é nada bom. Depois do desmonte do aparelho, o problema foi visto na tentativa de utilizar o Face ID, quando aparece uma mensagem informando que "Não foi possível ativar o FaceID neste iPhone" (em tradução livre do inglês) — ou seja, a mensagem sequer indica qual é exatamente o motivo do recurso não funcionar.

De acordo com as informações descobertas até o momento, é necessário utilizar o Apple Service ToolKit 2 no momento do reparo para que o Face ID funcione posteriormente. Ou seja, somente locais que possuam uma afiliação oficial à Apple poderão prestar esse tipo de serviço sem sequelas, consequentemente limitando atuação de vários centros de reparo por todo o planeta e com potencial para "mudar a indústria de reparo para sempre", nas palavras de Kevin Purdy do iFixit.

Continua após a publicidade

Mesmo que a restrição possa ser considerada uma estratégia para garantir o funcionamento correto e seguro do reconhecimento facial, é fato que a limitação deverá aumentar ainda mais a relevância do AppleCare — além disso, os reparos feitos em autorizadas representam um custo consideravelmente mais alto para o usuário que danifique o display do smartphone por causa de quedas ou outros acidentes. Já existem registros de alguns locais sem afiliações que conseguiram "driblar" o problema, mas os métodos ainda não são exatamente claros.

Naturalmente, reparos que sejam feitos em casa também vão causar a desativação do Face ID. De qualquer forma, a dificuldade para trocar a tela dos iPhones aumentou bastante entre os modelos mais novos, já que anteriormente era possível fazer as operações apenas com ferramentas de mão — agora, é necessário usar um microscópio e instrumentos de micro solda.

Fonte: iFixit