Publicidade

Apple e Samsung processam Xiaomi após propaganda polêmica; veja

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Sakshi Post
Reprodução/Sakshi Post
Xiaomi 15 Ultra

A Apple e a Samsung estão processando a fabricante chinesa de smartphones Xiaomi após a publicação de propagandas supostamente irregulares. As peças mostram o modelo Xiaomi 15 Ultra em comparação direta com os rivais. 

Por meio da campanha, a Xiaomi fez provocações diretas relacionadas às câmeras dos celulares. O conjunto do iPhone 16 Pro Max é chamado de “fofo", de forma depreciativa. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A linha inferior ainda diz: “Se você nunca questionou, será que era realmente a melhor?”, em referência às câmeras do iPhone. “Talvez seja hora de ver pelas lentes certas”, complementa a propaganda. 

A propaganda da Xiaomi ocupa páginas inteiras de jornais indianos, incluindo uma peça publicada em abril, no dia da mentira. Provocações semelhantes foram feitas contra aparelhos da Samsung. 

Publicidade é considerada irregular

Este estilo de publicidade, que mostra diretamente o produto rival, é uma prática considerada irregular. 

No Brasil, por exemplo, propagandas desse tipo podem ser enquadradas como concorrência desleal — ainda que os limites em relação ao uso de marcas concorrentes estejam sujeitos à interpretação. 

Tanto Apple quanto Samsung emitiram notificações de "cessar e desistir", segundo fontes próximas ao assunto. A empresa chinesa não fez declarações oficiais sobre o tema. 

Esse tipo de notificação solicita à Xiaomi que pare a atividade, que é vista como danosa ou ilegal, imediatamente.

Continua após a publicidade

“Comparar especificações é permitido, mas você não deve nomear diretamente um concorrente específico. Em vez disso, você simplesmente diz ‘rivais’”, teria dito uma pessoa a par do desenvolvimento.

Leia mais no Canaltech:

Veja quatro ótimas opções de celulares com 5G:

Continua após a publicidade