Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple deve usar múltiplos fornecedores para lentes periscópicas no iPhone 15

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Setembro de 2021 às 08h54

Link copiado!

Imagem: Apple Tomorrow
Imagem: Apple Tomorrow
Tudo sobre Apple

De acordo com rumores publicados nesta quinta-feira (2), a Apple está em conversas com a Jahwa Eletronics para fornecimento de atuadores de estabilização óptica de imagem para a câmera persicópica do iPhone 15, que chega ao mercado no segundo semestre de 2023. Como esses componentes foram desenvolvidos em parceria com a Samsung e estão em aparelhos da marca, isso poderia gerar problemas de patente para a Maçã, que precisaria pagar royalties para adotar a tecnologia em seus smartphones.

Outra possibilidade é a implantação de uma cadeia de produção, em que a subsidiária de eletromecânica da própria Samsung forneceria componentes como atuadores e lentes para a LG, que então montaria as partes para entregar a câmera completa para a Apple. Dessa forma, a marca americana manteria boas relações com a LG, e evitaria problemas de patente.

Continua após a publicidade

As lentes periscópicas já utilizadas em aparelhos de várias marcas utilizam o sistema de lentes dobradas, em que o sinal de luz entra em um ângulo similar às outras câmeras, mas dentro do módulo ele é "dobrado" a um ângulo próximo a 90 graus, o que dá espaço para que exista um certo distanciamento entre as lentes, necessário para alcançar níveis maiores de zoom. Esse sistema evita que o aparelho ganhe muita espessura com a câmera telefoto.

Os iPhones com câmeras telefoto poderão alcançar zoom mais alto sem perda de qualidade, e a utilização de lentes dobradas em dispositivos da Apple no futuro já é rumorada há algum tempo.

Atualmente, os aparelhos da Apple têm zoom óptico de apenas 2,5x em seu modelo mais caro, enquanto o Galaxy S21 Ultra usa uma lente periscópica com zoom óptico de 10x, por exemplo. A tecnologia deve estrear oficialmente em 2023, mas rumores indicam que alguns modelos de 2022 podem já vir com um sistema de lentes dobradas, fornecido pela Samsung.

Continua após a publicidade

Apple já tem patente própria

Em julho, a Apple registou uma patente de câmera periscópica, o que gerou expectativas para o lançamento da tecnologia já nos aparelhos de 2021. Porém, esses rumores esfriaram à medida em que a marca encontra dificuldades para produzir os componentes. O sistema patenteado tem dois pontos de curvatura, com o sensor posicionado no mesmo ângulo em que se encontram as outras câmeras, porém é posicionado mais para o lado.

Fonte: MacRumors, 9to5Mac