Sony Xperia Z2 funciona perfeitamente após ficar seis semanas afundado no mar

Por Redação | 13 de Agosto de 2014 às 11h10
photo_camera Divulgação

A Sony chamou atenção no lançamento do Xperia Z1, considerado o primeiro smartphone topo de linha com certificação IP67 de resistência que, entre outras características, torna o aparelho à prova d'água e poeira. Com o seu sucessor, o Xperia Z2, a companhia manteve as mesmas propriedades, mas com alguns aprimoramentos que deixaram o aparelho ainda mais resistente.

Para quem ainda tinha dúvidas de que o Z2 pode aguentar o tranco em diversas situações, um caso real tem sido compartilhado em vários sites internacionais de tecnologia, entre eles o Xperia Blog. Segundo o portal, o usuário Alexander Maxen, de Gotemburgo, na Suécia, levou seu Xperia Z2 em um passeio de esqui aquático durante suas férias, mas o deixou cair em alto mar por acidente e só percebeu o que havia acontecido depois de voltar para o barco.

No entanto, a surpresa veio seis semanas depois, quando um amigo conseguiu recuperar o dispositivo após mergulhar na região que o gadget havia caído - o tal amigo usou uma roupa de mergulho e cilindro de oxigênio para resgatar o celular. E não é que o aparelho funcionou normalmente? Sim, isso mesmo: apesar dos danos causados em sua carcaça (o vidro na parte de trás se rompeu), o smartphone resistiu bravamente por mais de cinquenta dias a uma profundidade de 10 metros em água salgada.

Sendo assim, o caso de Maxen registra um novo recorde de resistência para um smartphone da categoria - inclusive, Maxen resolveu guardar o aparelho como lembrança. Em todo caso, é importante lembrar que situações como essa não devem ser feitas de propósito, já que a garantia de fábrica da Sony afirma que o Xperia Z2 só irá funcionar sob uma profundidade de 1,5 m e pelo período de 30 minutos submerso nessa condição.

Xperia Z2

Parte traseira em vidro do Xperia Z2 ficou quebrada devido à pressão do fundo do mar. (Foto: Divulgação)

No mês passado, um outro caso que chamou bastante atenção foi um teste conduzido por Nikola Balov, do site búlgaro Nixanbal. Ele colocou um Xperia Z2 dentro de um recipiente com água e alguns pedaços de frutas e levou o compartimento ao refrigerador. Depois de passar 12 horas congelado, o pote contendo o celular foi retirado e o aparelho continuou funcionando perfeitamente.

Balov fez mais um teste e ligou para o Z2 ainda dentro do cubo de gelo, que ficou iluminado devido ao brilho da tela do aparelho e, mesmo congelado, exibiu a tela de chamada recebida. Além da capacidade de suportar baixas temperaturas, o último smartphone topo de linha da Sony também mostrou ser bastante resistente a quedas. No minuto 3:09 do vídeo, Balov derruba o celular por acidente ao tentar retirá-lo do gelo, e mesmo assim o smartphone saiu ileso, sem nenhum tipo de dano. Assista:

Quer conhecer outros recursos e especificações do Sony Xperia Z2? Então leia nossas análises:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.