Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Smartphones devem trazer apps nacionais nativos para receber isenção fiscal

Por| 11 de Abril de 2013 às 17h00

Link copiado!

Smartphones devem trazer apps nacionais nativos para receber isenção fiscal
Smartphones devem trazer apps nacionais nativos para receber isenção fiscal
Tudo sobre Razer

No início desta semana, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que zera a alíquota de alguns impostos aplicados sobre os smartphones. Mas não demorou para que um "porém" fosse colocado nessa história.

Uma publicação divulgada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU) diz que existem restrições quanto aos aparelhos que podem receber a isenção fiscal. De acordo com a portaria n° 87, uma das exigências diz que é preciso que o aparelho tenha um "pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil previamente embarcado".

O problema maior é que o Ministério das Comunicações não especificou exatamente se existem pré-requisitos para esses aplicativos nacionais, ou se basta apenas que eles sejam nacionais mesmo. Conforme o pessoal do Gizmodo ressalta, isso não deve ser um grande problema para dispositivos Android, que já trazem alguns apps brasileiros, mas o iPhone e o Windows Phone podem não entrar na jogada. Isso porque seria necessário incluir aplicativos desnecessários para o funcionamento e utilidade do sistema.

Além da questão dos aplicativos nacionais nativos, a portaria também exige que as empresas que desejam gozar dos benefícios fiscais ofereçam smartphones com suporte à tecnologia 3G ou 4G, conexão Wi-Fi, navegador, sistema operacional que disponibilize SDK e API, aplicativo de correio eletrônico, touchscreen ou teclado QWERTY e uma tela com área superior a 18 cm² .

Continua após a publicidade

Vale lembrar ainda que o decreto assinado pela presente irá cortar os impostos incididos apenas sobre os smartphones cujo valor não ultrapasse R$ 1.500 no país.