Nova versão do BlackBerry OS adiciona suporte a instalação OTA de apps Android

Por Redação | 29 de Janeiro de 2014 às 13h20

Que a BlackBerry está enfrentando dificuldades e tentando se reerguer há algum tempo, não é novidade alguma. Seus dispositivos, que outrora lideraram mercados, hoje sofrem com uma falta absurda de aplicativos e o desinteresse dos desenvolvedores pela plataforma é flagrante. No entanto, a nova atualização do BlackBerry OS promete solucionar esse contratempo.

Anunciada na última terça-feira (28), a versão 10.2.1 do sistema traz consigo novos recursos que, segundo a empresa, foram projetados para que o usuário "seja mais produtivo e se mantenha melhor conectado". Entre as várias mudanças, estão uma nova janela de chamadas recebidas que torna mais fácil atender a uma ligação ou responder uma mensagem, seja ela via SMS, BBM ou e-mail; um modo de "leitura offline" no navegador, que passa a armazenar páginas web para leitura posterior; monitoramento mais preciso do consumo de bateria e do impacto dos apps em uso na autonomia dela; e, o mais importante de todos, o suporte à instalação Over-the-Air (OTA) de apps Android.

Uma nova tela de chamadas e um painel de ajustes rápidos personalizável estão entre as novidades

Uma nova tela de chamadas e um painel de ajustes rápidos personalizável estão entre as novidades

Com essa novidade, a BlackBerry começa a cobrir a carência de apps do seu sistema operacional e a oferecer a seus consumidores uma forma simples de adicioná-los a seus dispositivos.

De acordo com o ZDNet, já era possível instalar apps Android no BlackBerry, mas não sem antes executar um complexo processo de conversões e adaptações dos pacotes APK que armazenam o app. Com a versão 10.2.1, basta baixar o arquivo APK, executá-lo no dispositivo e pronto, o programa já pode ser utilizado.

A novidade, no entanto, ainda apresenta alguns poréns. Diferente do que foi prometido anteriormente, ela não integra a BlackBerry World aos apps Android e exige que os usuários procurem pelos arquivos APK para instalá-los nos dispositivos. Uma outra alternativa é fazer o backup de aplicações utilizando o App Backup and Restore no Android e então exportá-los via e-mail ou Dropbox para o BlackBerry. E vamos combinar, isso não é algo tão trivial para o usuário comum.

É difícil acreditar que as vendas do BlackBerry 10 decolarão mesmo após essa novidade. Mas com certeza ela ajudará aqueles que estavam pensando em se livrar dos seus dispositivos a permanecer com eles por pelo menos um pouco mais de tempo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.