BlackBerry pode oferecer suporte a aplicativos nativos do Android

Por Redação | 15 de Janeiro de 2014 às 13h50

O BlackBerry logo aceitará e rodará aplicativos desenvolvidos originalmente para Android, confirmou o site Good e-Reader. Durante a CES 2014, o site ouviu relatos de desenvolvedores que haviam sido abordados pela companhia da amora, que está pronta para oferecer outro tipo de fruta aos seus usuários.

Aparentemente a companhia está trabalhando numa atualização do firmware do BlackBerry 10 que permitirá que o dispositivo móvel passe a oferecer suporte nativo aos arquivos APK do Android. Com isso, os desenvolvedores interessados em disponibilizar suas aplicações na BlackBerry World não teriam que fazer nenhuma adaptação para que elas apareçam lá. Aparentemente a única exigência que a BlackBerry está fazendo é que eles criem contas na BlackBerry World e enviem ícones, screenshots e a descrição do app Android que irão incluir no ecossistema do BlackBerry 10.

Se a coisa for tão simples quanto se está dizendo, então a atualização virá para suprir a falta de aplicativos da BlackBerry World e atrair mais desenvolvedores e usuários para os dispositivos da companhia que há algum tempo tenta se reerguer.

Ainda não é certo qual atualização trará o novo recurso – há quem diga que será a 10.3, enquanto outros falam na 10.2.1 – e nem quando ela chegará, mas o certo é que a lista de dispositivos que a suportarão incluem o BlackBerry Q5, Q10, Z10 e Z30.

Sobre a BlackBerry

Durante todo o ano de 2013 a BlackBerry foi alvo de manchetes que noticiaram a falência da empresa e sua possível venda para seus cofundadores, Facebook e tantas outras companhias interessadas nela. Apesar de uma série de resultados negativos, a companhia desistiu de ser vendida e anunciou a contratação de um novo CEO, John Chen.

Em poucos meses Chen pôs ordem na casa, demitiu funcionários, cancelou o lançamento de dois aparelhos, anunciou uma parceria com a Foxconn e, em carta aos funcionários, disse que a companhia voltaria a focar naquilo que faz de melhor. Para reerguer a BlackBerry e torná-la atrativa, seu chefe executivo elaborou uma estratégia de relacionamento com PMEs e, aparentemente, flerta com desenvolvedores de apps e jogos para Android.

A confirmação dessa estratégia ocorrerá quando a companhia se pronunciar oficialmente sobre o novo recurso que virá na próxima atualização de firmware dos aparelhos. No entanto, até agora ela não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.