Faça seu iPhone notificar apenas os e-mails mais importantes

Por Durval Ramos

Ao mesmo tempo em que as notificações de smartphones são uma das invenções mais geniais dos últimos tempos, elas também são uma bela fonte de dor de cabeça da vida moderna. Afinal, quem aguenta ouvir o celular apitando o dia todo? Mais do que isso, quem consegue acompanhar tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo?

E é aí que aparece um dos principais problemas desta inundação de alertas: como distinguir aquilo que é realmente importante do resto? É algo tão complicado que muita gente simplesmente abre mão da facilidade para não ter de ficar ouvindo o sinal de mensagem vindo de seu bolso.

Entretanto, saiba que a vida não precisa ser tão drástica assim. No caso do iOS, por exemplo, você pode priorizar as notificações de e-mail e fazer com que seu iPhone ou iPad apenas envie a notificação quando a mensagem for realmente do seu interesse. E não é preciso nenhuma magia para que isso funcione da maneira correta.

A solução está em um recurso que a própria Apple trouxe no iOS 7, ou seja, já está disponível há algum tempo, mas que pouca gente sabe como utilizar de verdade — e agente vai ensinar passo a passo para que você possa otimizar o uso desse recurso em seu smartphone.

Passo 1

O primeiro passo é criar uma lista de endereços VIP. Isso vai fazer com que o aplicativo Mail saiba quais e-mails priorizar na hora de enviar uma notificação. Para isso, basta abrir o app e selecionar a opção "VIP" no menu de "Caixas".

Notificação email

Passo 2

Na nova tela, toque em "Adicionar VIP" para que o aplicativo abra sua lista de contatos. Em seguida, basta procurar pelas pessoas de cujos e-mails você quer ser avisado.

Notificação email

Passo 3

Após selecionar os contatos que considerar importante, você deve chegar à tela mostrada abaixo. Se, por um acaso, você não visualizá-la, fique tranquilo. Basta voltar ao menu de Caixas do app nativo de e-mail e clicar no ícone em forma de "i" ao lado do VIP.

Feito isso, clique em "Alertas VIP".

Notificação email

Passo 4

Você vai ser direcionado para a tela de gerenciamento de notificações. Procure e selecione o app "Mail".

É aqui que a mágica acontece. Perceba que ele vai listar todas as contas de e-mail que você tem sincronizadas em seu smartphone e, mais abaixo, vai estar aquela lista de VIPs criada anteriormente.

Notificação email

Passo 5

Selecione a caixa de e-mail principal (na imagem abaixo, representada como Gmail) e desmarque todas as opções. Isso vai fazer com que o aplicativo deixe de notificá-lo no caso de mensagens genéricas. No entanto, se você quiser continuar a receber esses alertas, não altere nada e passe para a etapa seguinte.

Ao terminar, volte à tela anterior.

Notificação email

Passo 6

De volta à tela de notificações, selecione a lista VIP e, ao contrário do que fizemos antes, ative todas as funções. Isso vai fazer com que os endereços listados anteriormente tenham preferência sobre os alertas e você vai passar a ser avisado quando alguma novidade chegar à sua Caixa de Entrada.

Outro detalhe é que você pode personalizar o som do aviso. Assim, por mais que você não tenha desabilitado as notificações gerais, você vai poder diferenciar um e-mail importante de qualquer outro só pelo som se assim achar necessário.

Notificação email

Pronto! Com isso, vai ser mais fácil separar o joio do trigo e acompanhar somente as mensagens que você realmente considera urgentes e deixar de se preocupar com aquele spam que chega em péssima hora.

Acompanhando uma única discussão

Outra opção bastante útil é ser notificado em somente uma mensagem. Sabe aquele grupo de discussão do trabalho ou da faculdade que você não pode perder por nada? Pois você pode sinalizá-lo e ser avisado sempre que alguém responder, evitando perder algo importante.

E fazer isso é ainda mais simples, já que é outro recurso nativo do sistema a partir do iOS 8.

Passo 1

No app Mail, acesse o e-mail que você quer acompanhar e clique para respondê-lo. Então, em vez de escrever qualquer coisa, clique sobre o campo "Assunto" e repare que vai aparecer um pequeno sino. Clique sobre ele.

Notificação email

Passo 2

Isso vai fazer com que uma pequena tela apareça na parte inferior do smartphone. Escolha a opção "Notifique-me".

Notificação email

Pronto! Com isso, todas as vezes que alguma nova mensagem chegar naquela conversa você será automaticamente avisado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.