Como 'rootear' o Galaxy S3

Por Muni Perez

Dando continuidade à essa matéria explicando o que é o Root, fizemos um tutorial completo e específico para o Samsung Galaxy S3 modelo GT-i9300 (versão internacional).

Explicaremos duas maneiras de "rootear" o S3. A primeira é usando o Odin. Você baixa o programa, executa-o como Administrador, conecta seu celular no "Modo Download" e utiliza o programa para aplicar o Root. O segundo é utilizando o Galaxy S3 Toolkit. É um processo um pouco mais complicado, mas útil caso o primeiro não funcione.

ATENÇÃO: Este processo faz você perder a garantia do celular. Porém, basta reverter o Root para ter a garantia de volta. É muito raro dar problema a ponto do seu telefone não funcionar mais, mas sempre tem o risco, e não nos responsabilizamos por qualquer dano eventual causado a ele.

Primeiro método: utilizando o Odin

Primeiro, siga os seguintes passos:

  • Certifique-se de que seu celular está com pelo menos 80% de bateria. Um desligamento inesperado durante o processo pode estragar seu telefone, sem volta.
  • Faça o download e instale os drivers da Samsung (caso você não tenha o Kies) - Download
  • Faça o download do CF-Root - Download (NÃO MEXA NELE. APENAS SALVE NO DESKTOP)
  • Faça o download do Odin - Download
  • Reinicie seu computador para que o Windows reconheça seu S3.
  • Desligue seu telefone e ligue-o no "Modo Download". Para isso, pressione simultaneamente as teclas de diminuir o volume, tecla Home e o botão de ligar.

Agora, execute o Odin e conecte o telefone ao computador. Após conectar, o box que tem escrito ID:COM deve ficar verde claro. Caso não fique, repita todo o processo.

Agora, marque os seguintes boxes: "Auto Reboot" e "F. Reset Time"

Root S3 - Odin marcar

Em seguida, procure o botão PDA, clique e selecione o arquivo CF-Root que você baixou. Clique em START.

Root S3 - Odin PDA

Quando você clicar em Install, o Odin instalará um programa chamado ClockWorkMod Recovery (CWM). Ele é um "custom recovery", que passará a funcionar no seu celular ao invés do recovery padrão. Você vai vê-lo quando entrar no Modo de Recuperação (recovery) para instalar certos programas e, principalmente, instalar novas ROMs. Isso é necessário pois o Recovery padrão não te permite instalar coisas novas, apenas arquivos de atualizações.

Após a instalação (que leva alguns segundos apenas), seu telefone reiniciará e entrará no CWM, e essa mensagem aparecerá:

Root S3 - Odin PASS

Não mexa nele, pois o Odin vai instalar alguns programas necessários para o SU (Super User, vulgo, Root). Quando tudo estiver concluído, deverão aparecer essas informações:

Root S3 - Odin final X

O processo está concluído e agora seu telefone reiniciará normalmente. Vá nos aplicativos e verifique que um novo programa foi instalado, o Super SU.

Seu celular demorará um pouco para inicializar, porém, caso o tempo seja superior a 10 minutos, remova a bateria e tente ligá-lo de novo. Caso mesmo assim ele não ligue, reinicie todo o processo.

Alternativa: Aplicar o Root utilizando o Samsung Galaxy S3 Toolkit

Você pode utilizar também o GS3 Toolkit, um programa para Windows que faz diversas modificações no seu celular, entre elas aplicar o root nele.

  • Desconecte seu telefone
  • Baixe e instale o programa neste link (mirror) e execute-o como administrador.

Agora você verá essa tela:

Galaxy S3 Toolkit - Tela inicial

Nela, você escolherá o modelo e build number do seu telefone.

O mais comum é o International GT-I9300 GSM ou o 4G LTE GT-I9305. Para ver o Build Number do seu aparelho, vá em "Configurações -> Sobre o aparelho". Digite o número correspondente ao modelo / build number corretos. Por exemplo, se seu modelo for o GT-I9300 com Android 4.1.2 Build JZ054K ELLA, digite o número 06 e aperte Enter.

Em seguida, a tela abaixo aparecerá. Primeiro digite "1" para instalar os drivers. Não se esqueça de desconectar o aparelho. Caso você tenha o Kies instalado, recomendamos desinstalá-lo primeiro para evitar conflitos.

Galaxy S3 Toolkit - Drivers

Verifique se seu telefone está com o Modo de Depuração USB ativado (Configurações -> Opções do Desenvolvedor -> Depuração USB), e conecte seu telefone novamente.

Note que no topo da tela tem escrito ADB MODE / List of Devices Attached, e logo abaixo, o número de série do seu telefone. Só prossiga caso esses dados aparecerem, caso contrário, significa que seu aparelho não foi conectado corretamente.

Após os drivers serem instalados, de volta à tela com a lista de funções, digite "2" para aplicar ou remover o Root. Você irá para essa tela:

Galaxy S3 Toolkit - Root

A melhor opção é a número 3, que já faz o serviço completo. Digite o número desejado, aperte enter e siga as instruções na tela.

Seu aparelho agora possui permissões de Root e você poderá explorar todo o potencial do seu S3. Caso você tenha dúvidas, não deixe de comentar.