Como 'rootear' o Galaxy S3

Dando continuidade à essa matéria explicando o que é o Root, fizemos um tutorial completo e específico para o Samsung Galaxy S3 modelo GT-i9300 (versão internacional).

Explicaremos duas maneiras de "rootear" o S3. A primeira é usando o Odin. Você baixa o programa, executa-o como Administrador, conecta seu celular no "Modo Download" e utiliza o programa para aplicar o Root. O segundo é utilizando o Galaxy S3 Toolkit. É um processo um pouco mais complicado, mas útil caso o primeiro não funcione.

ATENÇÃO: Este processo faz você perder a garantia do celular. Porém, basta reverter o Root para ter a garantia de volta. É muito raro dar problema a ponto do seu telefone não funcionar mais, mas sempre tem o risco, e não nos responsabilizamos por qualquer dano eventual causado a ele.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Primeiro método: utilizando o Odin

Primeiro, siga os seguintes passos:

  • Certifique-se de que seu celular está com pelo menos 80% de bateria. Um desligamento inesperado durante o processo pode estragar seu telefone, sem volta.
  • Faça o download e instale os drivers da Samsung (caso você não tenha o Kies) - Download
  • Faça o download do CF-Root - Download (NÃO MEXA NELE. APENAS SALVE NO DESKTOP)
  • Faça o download do Odin - Download
  • Reinicie seu computador para que o Windows reconheça seu S3.
  • Desligue seu telefone e ligue-o no "Modo Download". Para isso, pressione simultaneamente as teclas de diminuir o volume, tecla Home e o botão de ligar.

Agora, execute o Odin e conecte o telefone ao computador. Após conectar, o box que tem escrito ID:COM deve ficar verde claro. Caso não fique, repita todo o processo.

Agora, marque os seguintes boxes: "Auto Reboot" e "F. Reset Time"

Root S3 - Odin marcar

Em seguida, procure o botão PDA, clique e selecione o arquivo CF-Root que você baixou. Clique em START.

Root S3 - Odin PDA

Quando você clicar em Install, o Odin instalará um programa chamado ClockWorkMod Recovery (CWM). Ele é um "custom recovery", que passará a funcionar no seu celular ao invés do recovery padrão. Você vai vê-lo quando entrar no Modo de Recuperação (recovery) para instalar certos programas e, principalmente, instalar novas ROMs. Isso é necessário pois o Recovery padrão não te permite instalar coisas novas, apenas arquivos de atualizações.

Após a instalação (que leva alguns segundos apenas), seu telefone reiniciará e entrará no CWM, e essa mensagem aparecerá:

Root S3 - Odin PASS

Não mexa nele, pois o Odin vai instalar alguns programas necessários para o SU (Super User, vulgo, Root). Quando tudo estiver concluído, deverão aparecer essas informações:

Root S3 - Odin final X

O processo está concluído e agora seu telefone reiniciará normalmente. Vá nos aplicativos e verifique que um novo programa foi instalado, o Super SU.

Seu celular demorará um pouco para inicializar, porém, caso o tempo seja superior a 10 minutos, remova a bateria e tente ligá-lo de novo. Caso mesmo assim ele não ligue, reinicie todo o processo.

Alternativa: Aplicar o Root utilizando o Samsung Galaxy S3 Toolkit

Você pode utilizar também o GS3 Toolkit, um programa para Windows que faz diversas modificações no seu celular, entre elas aplicar o root nele.

  • Desconecte seu telefone
  • Baixe e instale o programa neste link (mirror) e execute-o como administrador.

Agora você verá essa tela:

Galaxy S3 Toolkit - Tela inicial

Nela, você escolherá o modelo e build number do seu telefone.

O mais comum é o International GT-I9300 GSM ou o 4G LTE GT-I9305. Para ver o Build Number do seu aparelho, vá em "Configurações -> Sobre o aparelho". Digite o número correspondente ao modelo / build number corretos. Por exemplo, se seu modelo for o GT-I9300 com Android 4.1.2 Build JZ054K ELLA, digite o número 06 e aperte Enter.

Em seguida, a tela abaixo aparecerá. Primeiro digite "1" para instalar os drivers. Não se esqueça de desconectar o aparelho. Caso você tenha o Kies instalado, recomendamos desinstalá-lo primeiro para evitar conflitos.

Galaxy S3 Toolkit - Drivers

Verifique se seu telefone está com o Modo de Depuração USB ativado (Configurações -> Opções do Desenvolvedor -> Depuração USB), e conecte seu telefone novamente.

Note que no topo da tela tem escrito ADB MODE / List of Devices Attached, e logo abaixo, o número de série do seu telefone. Só prossiga caso esses dados aparecerem, caso contrário, significa que seu aparelho não foi conectado corretamente.

Após os drivers serem instalados, de volta à tela com a lista de funções, digite "2" para aplicar ou remover o Root. Você irá para essa tela:

Galaxy S3 Toolkit - Root

A melhor opção é a número 3, que já faz o serviço completo. Digite o número desejado, aperte enter e siga as instruções na tela.

Seu aparelho agora possui permissões de Root e você poderá explorar todo o potencial do seu S3. Caso você tenha dúvidas, não deixe de comentar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.