ClockWorkMod: o que é e como usá-lo

Por Muni Perez

Um dos principais atrativos do Android é a profundidade das personalizações e a possibilidade de modificar o sistema de diversas maneiras, não apenas usá-lo da forma padrão no seu dispositivo (as custom ROMs).

Mas para que você passe a ter acesso a esse nível de personalização, são necessários dois passos: aplicar o root no aparelho, e instalar uma custom recovery (modo de recuperação personalizado).

O que é um custom recovery?

O Android possui um modo de recuperação – recovery mode –, em que é possível realizar tarefas de manutenção e instalar alguns updates. Mas as opções são bem limitadas. Então, para expandi-las, é preciso instalar um custom recovery, que te dá muitas opções, como baixar atualizações, sistemas inteiros, fazer um backup do seu sistema, recuperar esse backup, entre outras.

O recovery mais comum é o ClockWorkMod (CWM).

Baixando o ClockWorkMod

Cada aparelho possui uma versão específica do CWM. Vá neste link e selecione a versão correta para o seu dispositivo.

Acessando o Modo de Recuperação

Após instalá-lo em seu aparelho (cada dispositivo tem uma forma diferente de instalar), você deve desligá-lo, e apertar, simultaneamente as teclas "ligar" e "volume para cima". No caso dos aparelhos da Samsung, é preciso apertar a tecla física "home" também.

Utilizando o CWM

ClockWorkMod 1

Esta é a tela inicial. Na primeira opção você reinicia o aparelho para sair do modo de recuperação e ligar o telefone normalmente.

"Install zip from sdcard" serve para instalar as atualizações e custom ROMs no seu aparelho.

"Install zip from sideload" é para quando você está usando o ADB, para usuários avançados.

"Wipe data/factory reset" é para apagar todos os dados do aparelho e deixá-lo "novo", como se você tivesse acabado de comprá-lo. Esta função é importante quando se quer instalar um novo sistema. Sempre deve ser feito um "wipe data" antes de instalar uma nova ROM, sob risco de acontecerem conflitos e instabilidade. Normalmente o wipe não apaga os arquivos armazenados (fotos, vídeos, músicas), e se o seu aparelho tem cartão de memória, ele não será alterado.

"Wipe cache partition" permite limpar a partição de cache do seu Android. É importante fazê-lo de tempos em tempos a fim de liberar espaço de armazenamento.

"Backup and restore" te leva para as funções de backup e restauração do aparelho, e "Advanced" são as opções avançadas, que dificilmente você precisará mexer.

Agora que você já sabe para que serve cada um dos ítens, entre na segunda opção, "Install zip from sdcard".

Você verá uma lista com seus arquivos. Navegue até a pasta onde está o arquivo que quer instalar e selecione-o.

Caso seu aparelho tenha um cartão de memória, uma outra opção aparecerá, "Choose zip from external sdcard". Basta selecioná-la para poder intalar arquivos da memória externa.

ClockWorkMod 2

Em "Toggle signature verification", você alterna a verificação de assinatura digital. Com a função ativada, você não poderá instalar aplicativos que não possuam a assinatura, e a maioria das custom ROMs não tem. Então, deixe desativada.

A tela abaixo mostra uma lista dos arquivos, e o pacote "gapps-jb-20121212-signed.zip" selecionado para instalação.

ClockWorkMod 3

Agora vamos para a seção de backup. Na primeira opção, como o próprio nome diz, você fará o backup do seu sistema. Ele copia uma imagem do estado atual do sistema para o cartão de memória. Com isso você poderá restaurar seu Android atual, com todos os aplicativos e configurações. Muito recomendável fazê-lo antes de realizar qualquer atualização ou modificação no sistema. Além disso, você pode fazer o backup, testar uma nova ROM (o novo Android 4.4 KitKat, por exemplo), e depois que experimentou, restaurar sua instalação anterior.

ClockWorkMod 5

A opção "Restore" abre uma lista dos seus backups anteriores para você escolher qual será restaurado. "Delete" te permite apagar backups antigos, que você provavelmente não irá mais usar, e liberar espaço em disco.

ClockWorkMod 6

"Advanced restore" abre uma lista semelhante ao "restore" simples, porém, ao selecionar um backup, uma nova lista será exibida, te dando opções para recuperar partes específicas do backup. Use apenas se souber o que está fazendo.

ClockWorkMod 8

Essas são as opções mais importantes do CWM, e as que você deve saber para começar a usá-lo sem danificar seu aparelho.

ROM Manager

Existe uma ferramenta muito boa, chamada ROM Manager (baixe na Play Store), dos mesmos desenvolvedores do CWM. Nele você pode atualizar seu custom recovery, instalar um novo, criar e visualizar os backups da sua ROM atual, e reiniciar o telefone no modo de recuperação.

CWM ROM Manager

Algumas opções só funcionam para os usuários Premium, como a procura por uma nova ROM automaticamente a partir do aplicativo. Mas a maioria das funções funciona na versão gratuita. O programa é bem auto-elucidativo, e você não terá problemas em usá-lo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.