Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 dicas para tirar fotos melhores com seu celular Motorola

Por| Editado por Léo Müller | 23 de Janeiro de 2024 às 08h30

Link copiado!

Brenno Barreira
Brenno Barreira
Edge 40 Neo

Os smartphones da Motorola têm muitos recursos de câmera que facilitam a vida dos usuários, mas quem entende um pouco de atributos como composição, enquadramento e iluminação, consegue melhorar ainda mais a qualidade de imagem. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você tirar fotos melhores com seu celular Motorola.

1. Ative os recursos de IA

A primeira dica é para quem só quer sacar o celular do bolso e garantir uma boa foto. Grande parte dos smartphones da Motorola possui aprimoramento de imagem por IA, com ajustes automáticos por detecção de cena — com isso, fotos de paisagens parecerão mais vivas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Nos principais aparelhos da Motorola, essa funcionalidade já vem ativada por padrão, mas você também pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo de câmeras;
  2. No canto superior direito, clique em “Configurações”, representado por um ícone de engrenagem;
  3. Procure a opção “Inteligência artificial”;
  4. Ative a opção “Aprimoramento de imagem”.
Continua após a publicidade

2. Ative a linha de grade e o nivelamento

Independentemente da quantidade de recursos ativados, você é quem precisa prestar atenção ao enquadramento e ao nivelamento da foto, para ela não sair torta. Por isso, é muito importante ativar as linhas de grade e nível no seu celular Motorola.

A visualização da câmera pode ficar um pouco poluída com essas duas informações ativadas, mas, acredite, elas devem melhorar bastante a qualidade das fotos.

Continua após a publicidade

Com a linha de grade ativada, o app divide a fotografia em 9 quadrados, formando 2 linhas horizontais e 2 verticais. Os quatro pontos em que essas linhas se cruzam indicam onde o objeto principal pode ficar melhor posicionado, para obter uma foto mais harmônica conforme a técnica da regra dos terços.

Para ativar as duas funções no seu celular, basta seguir os passos:

  1. Abra o aplicativo de câmeras;
  2. No canto superior direito, clique “Configurações”, representado por um ícone de engrenagem;
  3. Clique na opção “Captura”;
  4. Habilite as linhas de enquadramento e nível.
Continua após a publicidade

3. Ajuste a exposição

Outra dica bem simples é o ajuste de exposição, que define os níveis de claridade na imagem. A boa notícia é que não precisa ir no modo manual para ajustar esse atributo; basta tocar na tela até aparecer o círculo de foco e uma listra deslizável ao lado. Então, deslize para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir a luminosidade conforme o ambiente.

4. Experimente fotografar com o celular de cabeça para baixo

Continua após a publicidade

Essa dica não faz necessariamente você tirar boas fotos com o celular, mas fotografar com o smartphone de cabeça para baixo pode deixar algumas composições mais interessantes. Por exemplo, em fotos de comida, a mudança de perspectiva e o ângulo faz com que o objeto principal ganhe ênfase, ficando bem destacado.

5. Esqueça o zoom digital

Todos os smartphones da Motorola oferecem a possibilidade de dar zoom nas fotos, mas a aproximação é digital e, geralmente, de baixa qualidade. Portanto, evite utilizar o zoom digital dos smartphones.

Continua após a publicidade

Em muitos aparelhos da Motorola, como os das linhas Moto G e Edge, há a opção de tirar a foto com todos os megapixels da câmera principal — o nome do modo normalmente é “Ultra-Res”, “Super resolução” ou apenas “50 MP”. Com isso, você pode aproximar a imagem para o foco que desejar na pós-edição sem perder tanta qualidade.

Continua após a publicidade

6. Use o modo manual (profissional)

Com tantas facilidades que temos para tirar fotos cada vez melhores com o celular, o modo profissional pode ficar meio esquecido na maioria das vezes. Mas ele ainda é o preferido das pessoas que querem algo mais profissional.

Por exemplo, mesmo sem um modo noturno capaz de fotografar as estrelas, você pode fazer uma boa foto das estrelas, ou até da Lua, usando o modo manual. O Canaltech já fez uma matéria sobre dicas para tirar as melhores fotos do céu e das estrelas com o celular, mas você pode seguir as recomendações abaixo para conseguir bons resultados:

  1. Use um tripé, pois o celular precisa estar estabilizado quando estiver com obturador capturando luz;
  2. Desative o flash e o HDR, se possível;
  3. Procure um ambiente com pouca interferência de luz externa, como postes de luz e lâmpadas — de preferência, um lugar bem alto;
  4. No modo manual, ajuste o tempo de exposição para definir por quanto a tempo a câmera do celular estará recebendo a luz das estrelas ou da Lua. O segredo é testar até conseguir um bom resultado.
Continua após a publicidade

Vale lembrar que essas dicas podem funcionar com seu smartphone Motorola, como também algum modelo de outra marca. O que deve mudar são os nomes, já que diferem de marca para marca.

E aí, já colocou nossas dicas em prática? Comente nas nossas redes sociais!