5 truques para iPhone que você precisa conhecer

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 24 de Março de 2021 às 20h40
Foto: Bagus Hernawan (Unsplash)

O iPhone é cheio de truques e sempre há novidades para aprender. Algumas conhecemos nas atualizações do sistema iOS, outras existem há muitos anos e poucos usuários da maçã conhecem e usam.

Neste artigo, descubra 5 truques interessantes e pouco conhecidos para utilizar em seu iPhone:

1. Use o Modo de Visualização do Leitor do Safari

Você sabia que é possível alterar a cor do fundo de um artigo, notícia e conteúdos de texto em geral pelo Safari? Assim como a fonte do texto e o tamanho da fonte? Para facilitar a sua leitura, ative o Modo de Visualização do Leitor.

Entre em um site pelo Safari que possua conteúdo de texto - artigos jornalísticos, notícias em geral -, clique no símbolo de "aA" no topo esquerdo da tela, logo ao lado da URL, e depois clique em "Mostrar Visualização do Leitor".

Com esta função, é possível aumentar ou diminuir a fonte do texto, alterar a sua fonte dentre 9 opções disponibilizadas pelo Safari ou mudar a cor do fundo do site para branco, sépia, cinza-escuro ou preto.

Conheça o Modo de Visualização do Leitor do Safari. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

2. Ative o Timer para enquanto estiver ouvindo música

Para quem costuma ouvir músicas para dormir, ativar um Timer para desligar o som é uma boa opção. Enquanto alguma música estiver sendo reproduzida, entre no aplicativo do Relógio > Timer > defina o tempo do seu Timer e clique em "Ao Terminar".

Vá em Timer > Clique em Ao Terminar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Na tela seguinte, desça até o final e selecione "Parar Reprodução". Quando o seu Timer configurado terminar, ele vai automaticamente parar a música que estiver tocando, independente de qual aplicativo a reprodução esteja vindo.

Selecione para parar a reprodução ao final do Timer configurado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

3. Oculte mídias do rolo da câmera do seu iPhone

Caso você possua mídias - sejam fotos, vídeos ou capturas de tela - que não quer que fiquem com fácil acesso no seu rolo da câmera, mas não deseja excluir, a funcionalidade de ocultar itens é uma boa ideia. Selecione quais mídias deseja esconder, clique no ícone do canto esquerdo inferior para abrir a janela de opções e selecione "Ocultar" - você vai notar que as mídias selecionadas vão desaparecer do rolo da câmera do seu iPhone.

Oculte mídias do rolo da câmera. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Na tela principal do aplicativo "Fotos", desça até o final e encontre "Itens Ocultos" - lá estarão todas as suas mídias escondidas. Para fazer com que elas apareçam novamente no rolo da câmera do seu iPhone, é só seguir o mesmo processo: selecione quais mídias deseja esconder, clique no ícone do canto esquerdo inferior para abrir a janela de opções e selecione "Não Ocultar".

Encontre a pasta de mídias ocultas do rolo da câmera. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

4. Utilize o recurso de priorização de download

Ao baixar ou atualizar diversos aplicativos de uma vez, há momentos em que temos pressa ou urgência para entrar em algum deles, como, por exemplo, no WhatsApp - que pausa o envio e recebimento de mensagens durante a sua atualização, assim como outros apps de comunicação.

Uma funcionalidade que poucos sabem é que é possível priorizar o download de algum dos aplicativos. Quando downloads simultâneos estiverem acontecendo, pressione o dedo por alguns segundos no ícone do app de sua preferência até que uma janela de opções se abra e clique em "Priorizar Download".

Utilize o recurso de priorização de download. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

5. Ative o teclado de uma mão só no iPhone

Para quem costuma digitar mesmo quando uma das mãos está ocupada, existe um recurso pouco usado que é o teclado de uma mão só. Nos Ajustes do iPhone, vá em Geral > Teclado > Teclado de Uma Mão > selecione se quer ativar o lado esquerdo ou direito, e pronto, abra o teclado para testá-lo.

Vá em Ajustes > Geral > Teclado > Teclado de Uma Mão. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Uma outra forma mais simples de acessá-lo sem precisar ir nos Ajustes é pressionando o ícone de globo ou de emoji no seu teclado. Ao fazer isso, uma janela de opções vai se abrir, dando as opções do teclado para a mão esquerda, para a mão direita ou retornar ao normal.

Pressione o ícone de globo ou de emoji para abrir as opções. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Para voltar ao tamanho normal, há uma seta branca no lado contrário ao teclado - clique nela para que o teclado se abra por completo. Para reabrir o teclado de uma mão só facilmente, pressione por alguns segundos o ícone de um círculo redondo para ver as opções do teclado de ambos os lados.

Clique na seta branca para retornar ao teclado normal. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.