SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Yu Yu Hakusho | Conheça o novo anime que é aposta da Netflix

Por| Editado por Durval Ramos | 13 de Novembro de 2023 às 20h05

Link copiado!

Reprodução/Pierrot
Reprodução/Pierrot
Tudo sobre Netflix

Depois do sucesso de One Piece, a Netflix agora foca a sua atenção em uma nova adaptação live action de um anime bastante conhecido. Yu Yu Hakusho, um dos animes mais influentes da década de 1990, será adaptado para o streaming e com data de lançamento para dezembro de 2023. Só que, para quem está chegando agora, deve estar se perguntando o que é Yu Yu Hakusho.

O nome é estranho, mas premissa é até bem simples e dentro daquilo que a gente espera de um anime shounen, produções voltadas para o público masculino com histórias mais voltadas para a ação. O diferencial é que, mais do que em Dragon Ball, Naruto e outros desenhos de lutinha, temos um universo que esbanja carisma por todos os lados e usa isso a seu favor muito mais do que na pancaderia em si.

Continua após a publicidade

Isso é importante destacar porque a adaptação de Yu Yu Hakusho, ao contrário do que foi feito com One Piece, foi toda produzida diretamente no Japão, com equipe do país, em vez de adaptar os personagens para outras etnias, algo que poderia tirar toda a essência da história. Assim, muitas das referências culturais que ajudam a tornar a história única devem estar presentes na nova versão.

O que é Yu Yu Hakusho?

Yu Yu Hakusho nasceu como uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi, lançada na revista Weekly Shonen Jump, de dezembro de 1990 até julho de 1994. A sua adaptação em anime chegou às telas japonesas em 1992, estreando no Brasil na Rede Manchete em 1997. Foi essa versão que ganhou o coração de todos, com dublagem pelo estúdio Audio News.

Continua após a publicidade

O anime conta a história de Yusuke Urameshi, um jovem delinquente de 14 anos que vive fazendo bobagem na vida. Um belo dia, ele vê um garotinho prestes a ser atingindo por um carro e, fugindo completamente daquilo que se esperava dele, salva a criança, mas é atropelado e morre.

Ao chegar no Além, descobre que não deveria ter morrido, afinal de contas, uma atitude como a dele era inesperada até mesmo pelos responsáveis pelo outro lado. Então que Koenma, filho do governante do submundo, realiza alguns testes com Yusuke e o nomeia como detetive sobrenatural, investigando casos com demônios e fantasmas no mundo humano. Por conta disso, Yusuke acaba sendo ressuscitado para fazer o seu trabalho.

Ao lado de sua guia Botan, ele volta com poderes especiais, como manipular energias, tendo como principal arma a Leigan, uma espécie de tiro de energia que consegue fazendo arminha com a mão. Parece bobo, mas é realmente legal.

Continua após a publicidade

Aos poucos, Yusuke junta um grupo, composto pelo seu rival Kuawabara, Hiei e Kurama, e apesar de ter um tom bem humorado, a série vai se tornando cada vez mais tensa, focando nas lutas e torneios, algo que, como bom anime baseado em shounen, torna os episódios emocionantes. Além disso, ele traz alguns elementos mais sombrios ao colocar o quarteto de prostagonistas em meio a demônios e espíritos e costurando isso à origem dos heróis. Só que o charme e o carisma de Yu Yu Hakusho subverte as expectativas e vai muito além dos clichês, apresentando tudo isso de forma bastante particular.

Dublagem histórica

Sempre que os fãs mais antigos de Yu Yu Hakusho lembram do anime, um dos pontos mais abordados é a sua dublagem. Na época de sua chega ao Brasil, o anime foi enviado ao estúdio carioca Audio News, que ao adaptar os seus textos, incluiu diversas referências culturais brasileiras e piadinhas que fizeram o desenho cair no gosto do público.

Continua após a publicidade

Como o herói Yusuke era um delinquente, eles optaram por usar uma linguagem bem mais informas, repleta de gírias e diálogos tipicamente brasileiros, em um trabalho de localização que deu ainda mais personalidade àquela história. Um acerto e tanto.

Quando o anime foi licenciado novamente, em 2003, sua dublagem foi quase refeita por um estúdio de São Paulo, mas pesquisando o mercado, o projeto foi entregue novamente ao Audio News, usando quase o mesmo elenco do original, substituindo apenas dubladores indisponíveis ou já falecidos.

Yu Yu Hakusho nos games

Continua após a publicidade

Yu Yu Hakusho também ganhou adaptações para os videogames, geralmente em títulos que acabaram ficando com seus lançamentos exclusivos para o Japão.

Os jogos mais conhecidos que acabaram chegando ao Ocidente foram Yu Yu Hakusho: Spirit Detective e Yu Yu Hakusho: Tournament Tactics, ambos para Game Boy Advance, e Yu Yu Hakusho: Dark Tournament, para PlayStation 2.

Uma curiosidade é que um jogo de Mega Drive, Yu Yu Hakusho: Makyo Toitsusen, chegou a ser localizado pela Tectoy no Brasil em 1999, chegando às lojas do país com o título de Yu Yu Hakusho: Sunset Fighters.

Continua após a publicidade

Adaptação da Netflix

Anunciado em dezembro de 2020, Yu Yu Hakusho ganhará uma série live action da Netflix através do estúdio Robot e produzido por Kaat Sakamato e Akira Morii, responsáveis por Alice in Borderland.

A série trará Takumi Kitamura como Yuske, Shuhei Uesugi como Kuwabara, Kanata Hongo como Hiei e Jun Shison como Kurama. O live action está previsto para estrear na Netflix no dia 14 de dezembro de 2023.

Continua após a publicidade

O anime de Yu Yu Hakusho está disponível para assistir na Crunchyroll, mas sabe-se lá o motivo, apenas com dublagem em japonês e inglês, e legendas apenas em inglês.