Star Trek: Picard | Veja estes episódios antigos para entender a nova série

Por Patrícia Gnipper | 22 de Janeiro de 2020 às 10h59

Nesta semana, estreia no Amazon Prime Video a mais nova série do universo Star Trek, trazendo de volta um dos personagens mais lendários da franquia. Star Trek: Picard mostrará o que Jean-Luc Picard, capitão da nave Enterprise em Star Trek: The Next Generation (TNG), fez nas últimas duas décadas desde que apareceu pela última vez em Star Trek: Nemesis, filme de 2002.

Só que mesmo fãs de carteirinha de Jornada nas Estrelas (como a produção foi chamada aqui no Brasil) podem não se lembrar, assim, de imediato, de acontecimentos importantes em séries e filmes anteriores que podem fazer a diferença entre apreciar completamente a nova série de Picard ou perder detalhes relevantes na trama.

Claro, assistir a TNG, bem como aos filmes daquela época, é importante para ficar por dentro de tudo. Mas vamos nos aprofundar um pouco aqui e, nesta matéria, você confere um guia de quais episódios de quais séries e também quais filmes são bacanas de se rever antes de "mergulhar" na trama de Star Trek: Picard. E o melhor: tudo o que indicaremos aqui está disponível em serviços de streaming no Brasil!

Episódios de Star Trek: The Next Generation

Como TNG é justamente a geração de Picard como capitão, é claro que esta série acaba sendo requisito básico para compreender a nova jornada do capitão com profundidade. Mas não precisa assistir a todos os 178 episódios para isso: é só dar uma conferida nos destacados abaixo para ter uma boa base sobre o que está por vir.

S01E09: The Battle ("A Batalha")

Este episódio é importante para compreender o início da carreira de Picard, e também traz a primeira exploração da "Manobra Picard", icônica tática de escape e ataque que o capitão inventou.

S01E13: Datalore

O androide e tenente-comandante Data tem papel importante em Star Trek: Picard, então é importante conferir este episódio, no qual a equipe da Enterprise descobre um "irmão" de Data chamado Lore.

S02E09: The Measure of a Man ("O Valor de um Homem")

Aqui, a Federação Unida dos Planetas questiona a personalidade de Data, que é defendida por Picard por meio de discursos emocionantes dignos de Star Trek. Este episódio é essencial para se compreender a extensão do respeito, confiança e admiração que o capitão tem pelo androide.

S03E10: The Defector ("O Desertor")

Os romulanos devem participar de grande parte da trama de Star Trek: Picard, e este episódio mostra um romulano desertor que pede asilo na Enterprise porque teria informações sobre uma atividade irregular em um planeta que fica na Zona Neutra. Ao investigar tal planeta de perto, naves romulanas atacam a Enterprise, mostrando que o desertor foi usado como isca para que a Federação caísse na emboscada. Contudo, Picard não endurece seu coração, admirando a coragem do desertor. Isso é importante para compreender a participação de romulanos na nova série e o envolvimento de Picard com eles.

Mas, antes disso, vale retroceder um bom tanto na franquia, assistindo ao 14º episódio da primeira temporada de Star Trek, a série original. Em Balance of Terror ("O Equilíbrio do Terror"), vemos a estreia dos romulanos em Jornada nas Estrelas, então é aqui que eles, ao serem apresentados, revelam quem são, como é sua cultura, e como interagem (positiva ou negativamente) com a Federação e as demais espécies da trama.

S03 e S04, E26 e E01: The Best of Both Worlds ("O Melhor de Dois Mundos", Partes 1 e 2)

Este aclamado episódio dividido em duas partes encerra a terceira temporada de TNG e inaugura a quarta, dando sequência à história da ameaça Borg apresentada brevemente na primeira temporada e mencionada na segunda. Os Borg são organismos cibernéticos que estão sempre buscando se autoaperfeiçoar, e não se importam se, para isso, for preciso assimilar outros seres vivos — sem direito a negociação. São deles a aclamada citação "Resistir é inútil" ("Resistance is futile"), por sinal.

Os Borg acabam sendo uma das ameaças mais perigosas à Frota Estelar e, neste episódio, assimilam uma colônia espacial, com a Enterprise recebendo a confirmação de que um Cubo Borg foi avistado em uma área do espaço protegida pela Federação. É quando Picard acaba sendo abduzido pelos Borg, cujo Cubo parte em direção à Terra na tentativa de invadi-la. O capitão é assimilado e acaba se tornando o porta-voz dos Borg para a tripulação da Enterprise, mas consegue brevemente sair do controle dos inimigos. Nesse momento, ele faz Data compreender uma dica para neutralizar os Borg, com o Cubo sendo destruído e Picard sendo recuperado, livrando-se da assimilação.

O legado dessa aventura acaba assombrando o capitão nos anos futuros, o que tem impacto, também, na nova série de Picard. Vale também ver o último episódio da sexta temporada (Descent, ou "A Queda"), cuja continuação é o primeiro episódio da sétima e quando mais uma vez Picard se vê tendo de lidar com o assunto "Borg" (e com os traumas deixados por eles).

S06, E10 e E11: The Chain of Command ("Cadeia de Comando", Partes 1 e 2)

Em mais um episódio dividido em duas partes, esta história de quando Picard foi sequestrado e torturado pelos Cardassianos também deverá ter desdobramentos na nova série de Star Trek.

S07, E25 e E26: All Good Things… ("Tudo que é bom...", Partes 1 e 2)

"Tudo o que é bom… deve chegar ao fim". E assim é encerrada a geração de TNG nas séries de Star Trek, quando vemos uma anomalia espacial e Picard acaba viajando pelo tempo por meio dela. O capitão pretende entender e eliminar tal anomalia antes que ela destrua a humanidade.

Com a viagem no tempo, ele revive momentos que passou há sete anos em sua carreira, e também é jogado ao futuro (mais de 25 anos depois), deparando-se com uma realidade em que, aposentado, vive nos vinhedos de sua família na França. Tudo isso faz parte de um julgamento, no qual o ser extradimensional Q acaba elogiando a capacidade de Picard pensar em várias linhas do tempo simultaneamente para desvendar aquele quebra-cabeça perverso, o que acaba sendo, no fim das contas, a salvação da humanidade.

Assistir a este episódio é essencial para entender o ponto no qual Star Trek: Picard começa, uma vez que a série mostra o capitão quase 20 anos depois de tais acontecimentos, fora da Frota Estelar e vivendo nos vinhedos de sua família — tal qual ele vislumbra em seu futuro quando estava sob o domínio de Q.

Episódios de Star Trek: Voyager

Série cuja primeira temporada se passa logo após os acontecimentos da última temporada de TNG, mas em um outro canto da galáxia, aqui vemos a nave USS Voyager e sua capitã Kathryn Janeway tentando voltar à Terra após se perderem no Quadrante Delta, a 70 mil anos-luz de distância. Alguns episódios de Voyager são essenciais para os acontecimentos de Star Trek: Picard, pois é nesta geração que conhecemos Sete de Nove, uma Borg liberada da coletividade — e que aparecerá na nova produção.

S03 e S04, E26 e E01: Scorpion ("Escorpião", Partes 1 e 2)

É neste episódio dividido em duas partes que conhecemos a Sete de Nove, que se torna um dos personagens principais desta história. Humana que foi assimilada pelos Borg, Sete acaba aceita na tripulação da USS Voyager, tendo dificuldade em lidar com situações sociais por ter passado muito tempo com os Borg.

Sua luta pessoal, aqui, é retomar contato com sua humanidade, esforçando-se para se identificar como um indivíduo e, também, lidar com emoções humanas. Como Star Trek: Picard trará a personagem de volta, é essencial conhecê-la.

S04E06: The Raven ("A Presa")

Vale também conferir este episódio que explora a história de Sete antes de ser assimilada pelos Borg, mostrando a época em que ela vivia com sua família na nave Raven antes de a tragédia acontecer.

S05, E15 e E16: Dark Frontier ("Fronteira Negra", Partes 1 e 2)

Aqui, Sete se vê mais uma vez sob a influência dos Borg, tendo de enfrentar a Rainha Borg. Essa sequência de episódios de Voyager é importante para quem quiser compreender Star Trek: Picard mais a fundo, pois não somente revela mais sobre uma personagem importante na atual história do capitão, como também dá continuidade à história dos Borg, com os quais Picard teve um envolvimento tão significativo.

Filmes de Star Trek

Além dos episódios listados acima em suas respectivas séries, também há filmes cuja história dá base para acontecimentos de Star Trek: Picard e, portanto, não podem ficar de fora deste guia.

Star Trek: First Contact ("O Primeiro Contato", 1996)

Este filme faz parte da geração de TNG, com Picard como capitão. A história mostra a tripulação da Enterprise viajando no tempo, de volta ao século XXI, para salvar o futuro após os Borgs terem chegado à Terra e alterarem a linha temporal na tentativa de impedir a humanidade de fazer o "primeiro contato" com os vulcanos. Borgs sobreviventes acabam invadindo a Enterprise e assimilando parte de sua tripulação.

Aqui, Picard enfrenta seus demônios internos para superar o desejo de vingança contra os Borgs a qualquer custo. Neste filme, ainda, vemos Data adquirindo novas emoções, o que é importante para a história do personagem que marca acontecimentos de Star Trek: Picard.

Star Trek: Nemesis (2002)

Este outro filme também faz parte da geração de TNG. Apesar de ter sido bastante criticado — teve o pior desempenho comercial de toda a franquia —, Nemesis traz eventos importantes que terão desdobramentos em Star Trek: Picard. Então vale a pena aguentar esses 116 minutos de "tormento" nos preparativos para a nova série do amado capitão.

Aqui, a tripulação da Enterprise tem de lidar com um clone de Picard chamado Shinzon, que organiza um golpe no Império Romulano, tomando o controle. Neste filme, ainda, vemos a existência de B-4 ("Before", que significa "antes"), indicando que aquele androide seria uma versão anterior de Data, o que também é relevante para a trama da nova série de Picard.

Star Trek (2009)

Sim, estamos falando do reboot de J. J. Abrams que traz os personagens da série clássica com novo elenco e vivendo uma realidade alternativa. Este filme (ainda que muitos fãs mais conservadores torçam o nariz para ele) traz um acontecimento importante para compreender melhor uma história relembrada em Star Trek: Picard, que é a destruição do planeta Romulus quando uma estrela próxima se tornou uma supernova. Então, como os romulanos estão presentes na nova série com relevância na trama, é importante relembrar tais acontecimentos explorados aqui — ainda que a contragosto, para alguns.

Quando e onde estreia Star Trek: Picard no Brasil?

Com 10 episódios garantidos na primeira temporada (e uma segunda já confirmada), Star Trek: Picard estreia nesta quinta-feira (23) no CBS All Access, o serviço de streaming da CBS (que não está disponível no Brasil). Contudo, poderemos assistir a todos os episódios no Prime Video, da Amazon, 24 horas após serem disponibilizados no streaming dos EUA. O primeiro episódio de Star Trek: Picard estreia no serviço de streaming na sexta-feira (24), com novos sendo liberados semanalmente às sextas aqui no Brasil.

Além de trazer o capitão Picard interpretado novamente por Patrick Stewart, outros personagens também serão revividos por seus atores originais, incluindo Brent Spiner (Data), Jonathan Frakes (William T. Riker), Marina Sirtis (Deanna Troi), Jonathan Del Arco (Hugh, o Borg), e Jeri Ryan (Sete de Nove).

O Canaltech já está assistindo, como cortesia da CBS e da Amazon, aos três primeiros episódios de Star Trek: Picard, e nesta quinta (23) você poderá ler a nossa crítica com base nesses momentos iniciais para lá de emocionantes a qualquer um que guarda Star Trek no lado esquerdo do peito.

Com informações de Star Trek (Official Site) e io9

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.