Publicidade

Sobre o que é Star Wars: Histórias dos Jedi, nova série de curtas do Disney+

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Outubro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

Os fãs de Star Wars têm uma nova série para assistir. Chega ao Disney+ nesta quarta-feira (26) Star Wars: Histórias dos Jedi, uma compilação de curtas que mostram um pouco do passado de alguns personagens bem icônicos da saga e detalhes que nunca foram apresentados nos filmes.

Ao longo de seis episódios de 15 minutos cada, a animação foca principalmente em Dooku e Ahsoka e como a trajetória de cada um tanto ao lado do Conselho Jedi como encarando a realidade da galáxia fez com que eles questionassem o modo como a Ordem era encarada — e como, mesmo assim, eles seguiram por caminhos diametralmente opostos. Para isso, cada capítulo apresenta um pequeno trecho da vida desses personagens e como alguns eventos foram determinantes para o caminho que eles seguiram.

Continua após a publicidade

Cada episódio funciona de forma isolada, ainda que haja um fio narrativo conduzindo toda a temporada. E, ao contrário de outras séries de Star Wars que vimos — incluindo Andor, que ainda segue sendo exibida —, Histórias dos Jedi foi liberada na íntegra.

Trata-se de uma boa oportunidade para os fãs conhecerem mais desses personagens tão importantes para a trama geral como também para conhecer mais de uma história que os filmes não se aprofundam ou mesmo não apresentam. Parte dos episódios, por exemplo, se passa antes mesmo de Ameaça Fantasma e Ataque dos Clones, o que é uma ótima forma de conhecer mais da República e ver que ela não era tão honesta e pura como a gente costuma acreditar.

Os primeiros episódios de Histórias dos Jedi pontuam isso muito bem, mostrando como o Senado era corrupto antes mesmo da ascensão de Palpatine e que foi esse sentimento de descontentamente político na galáxia que permitiu o surgimento do mal. Trata-se de uma discussão que é constante em Star Wars e que aqui aparece de forma bem mais contundente e que só reforça o quanto a saga consegue levantar discussões importantes sob esse verniz de fantasia.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além disso, a animação conta com alguns retornos interessantes. Além dos já citados Dooku e Ahsoka, a temporada ainda tem a volta de Quin-Gonn Jin, Obi-Wan Kenobi, Mace-Windu, Palpatine e até de Anakin Skywalker.

Já para quem é realmente fissurado na saga e apaixoado até pelos personagens mais obscuros, até mesmo a questionável Yaddle — a versão feminina do Yoda — aparece e com grande destaque em alguns episódios. Alguns desses personagens tiveram sua voz alterada, mas outros contam com os atores originais — o que inclui aí Liam Neeson e Ian McDiarmid.

Assim, Star Wars: Histórias dos Jedi é uma ótima forma de aprofundar em aspectos, temas e até mesmo na mitologia da saga. É uma iniciativa simples que dá mais espaço para os coadjuvantes e que deixa bem claro por que essa galáxia tão, tão distante é tão rica.

Continua após a publicidade

Star Wars: Histórias do Jedi está disponível no catálogo do Disney+.