Publicidade

O Problema dos 3 Corpos | O que esperar da segunda temporada da série?

Por| Editado por Durval Ramos | 20 de Maio de 2024 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

Após uma primeira temporada que dividiu opiniões, O Problema dos 3 Corpos ganhou sinal verde para ter toda a sua história adaptada pela Netflix. A série de ficção científica baseada no livro de mesmo nome de Liu Cixin foi oficialmente renovada pela empresa, gerando expectativas entre o público do que podemos esperar da sua história daqui para frente.

Dos mesmo criadores de Game of Thrones, David Benioff e D. B. Weiss, em parceria com o roteirista Alexander Woo, O Problema dos 3 Corpos foi lançada em março deste ano como uma das grandes apostas da Netflix para 2024.

Continua após a publicidade

Embora tenha se tornado rapidamente um dos programas mais vistos da plataforma, seu custo de produção e a recepção da crítica deixaram muita gente em dúvida se o programa ganharia uma continuação. Informação confirmada pelo streaming na última quarta-feira (15), quando a Netflix deu a entender que a história ganhará quantas temporadas forem necessárias para que toda a sua história seja adaptada.

A decisão, embora tenha agradado os fãs, levantou também muitos questionamentos, já que mesmo havendo material de sobra para essas continuações (O Problema dos 3 Corpos é apenas o primeiro volume de uma trilogia), a série mudou cenários, personagens e várias partes da sua história para fazer sentido nas telinhas.

Além disso, a primeira temporada cobriu, principalmente, os eventos do primeiro livro da saga, mas adiantou trechos do segundo e até do terceiro volume – A Floresta Sombria e O Fim da Morte, respectivamente – tornado a missão de seus criadores ainda mais trabalhosa daqui em diante.

Atenção, o texto abaixo contém spoilers de O Problema dos 3 Corpos.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A missão de Saul Durand

Uma das histórias que provavelmente devem ganhar destaque nos próximos episódios de O Problema dos 3 Corpos é a de Saul Durand (Jovan Adepo), que terminou a primeira temporada da série sem saber porque foi escolhido para ser um Wallfacer. Embora o assistente de pesquisa acredite que houve um engano na decisão, sabemos de sua importância para o projeto, já que os San-Ti têm feito de tudo para matá-lo.

Na segunda temporada da série, devemos ver como Saul se adaptou à missão de criar um plano de defesa para a chegada dos alienígenas, contando para isso com recursos praticamente infinitos da humanidade. A piada contada por Ye Wenjie sobre Deus e Albert Einstein deve ressoar também nessas escolhas, já que embora Saul não tenha percebido a pista deixada pela astrofísica, é possível interpretar suas palavras como uma “chave” para que Saul de fato consiga ajudar a Terra.

Continua após a publicidade

O destino de Will Downing

Para todos os efeitos, Will Downing “morreu” na primeira temporada da série ao decidir doar seu corpo para pesquisa após descobrir que estava em metástase de seu câncer. Assim como vimos nos episódios finais da temporada, o professor de física permite ser congelado criogenicamente para que ela seja enviado por meio de uma sonda à nave San Ti ao longo de uma viagem de 200 anos.

Ainda que o Projeto Escadaria tenha aparentemente dado errado e o corpo de Will agora esteja vagando pelo espaço, é de se supor que essa história ainda não tenha acabado, já que os próprios criadores da série deram dicas de que voltaremos a ver o personagem em algum momento. Isso significa que, de alguma forma, Will será encontrado e revivido, seja pelas forças alienígenas ou pelos próprios humanos que tentou ajudar.

Continua após a publicidade

O pulo temporal

Outra coisa importante que deve acontecer ao longo da segunda temporada do show e dar um grande twist à história é um pulo temporal que aproxime mais o telespectador da guerra entre humanos e extraterrestres. Isso porque, para quem não se lembra, a primeira temporada da série é apenas o início da preparação para o conflito, que deve acontecer apenas dali 400 anos.

Se seguir a mesma dinâmica do segundo livro, os próximos episódios de O Problema dos 3 Corpos devem acontecer 200 anos no futuro, mostrando o “meio do caminho” para esse embate. A maioria dos personagens que conhecemos anteriormente, no entanto, deve se manter na série, já que além de Wade já ter avisado que irá hibernar e acompanhar o progresso da defesa do planeta ao longo das décadas, Raj, Saul, Clarence e Jin devem seguir o mesmo curso.

Continua após a publicidade

A sonda em formato de gota

Por falar em pulo de 200 anos, a segunda temporada da série tem tudo para conter uma das passagens do livro mais aclamadas pelos fãs e comparada pelos próprios criadores do show a O Casamento Vermelho de Game of Thrones.

Continua após a publicidade

O momento acontece logo após esse pulo temporal, quando os humanos conseguiram criar uma frota interestelar gigantesca e se sentem agora confiantes e ansiosos para estabelecerem um contato direto com os San-Ti. A oportunidade para isso aparece quando uma sonda em formato de gota (aparentemente formada por mercúrio líquido e com pouco mais de 3m de altura) é mandada pelos alienígenas a frente da sua frota.

Ao se depararem com essa “gotinha” no céu, os humanos, no entanto, se veem sob um ataque devastador, em que quase todas as suas naves são destruídas e as tripulações são mortas de maneira brutal.

A segunda temporada de O Problema dos 3 Corpos ainda não tem data oficial para chegar à Netflix. De acordo com seus showrunners, no entanto, em entrevista para o The Hollywood Reporter, a nova season tem tudo para ser incrível, já que “o segundo livro é muito melhor que o primeiro, o terceiro livro consegue surpreender completamente e a história fica cada vez mais ambiciosa à medida que avança".