Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores desenhos da TV Globinho

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Julho de 2023 às 20h05

Link copiado!

Reprodução/Sony Television, Toei Animation, Nickelodeon
Reprodução/Sony Television, Toei Animation, Nickelodeon

A TV Globinho foi um verdadeiro marco na virada do século, exibindo dezenas de desenhos nas manhãs da Rede Globo. Independente da idade do seu público, suas animações marcaram os dias de milhares de pessoas por quinze anos, apresentando histórias fantásticas e mostrando desenhos mais antigos para novas gerações.

Decidir quais são os melhores desenhos do icônico programa é uma tarefa difícil, até pelo fato de o bloco infantil ter ficado no ar por tantos anos, chegando até o seu fim em 01 de agosto de 2015. Alguns dos desenhos do bloco acabaram sendo disponibilizados em plataformas de streaming, enquanto outros seguem na memória dos fãs.

Dependendo da época que você acompanhou o bloco de animações, os seus desenhos favoritos podem variar bastante, mas conheça alguns que vão além das várias gerações que se tornaram fãs da TV Globinho.

Continua após a publicidade

10. Rugrats: Os Anjinhos

Rugrats: Os Anjinhos era um desenho que focava em um grupo de crianças chamadas Tommy, Chuckie, os gêmeos Phil e Lil e a prima de Tommy, Angélica. Mesmo sendo todos bebês, eles se comunicavam normalmente, vivendo suas aventuras infantis cheias de personalidade.

Muitos dos episódios giravam em torno dos bebês tentando brincar, com Angelica, um pouco mais velha, tentando acabar com a alegria de todos. Outros episódios mostram mais dos pais das crianças, dando um tom que agradava mais o público mais velho que acompanhava o desenho.

Rugrats: Os Anjinhos está disponível no Paramount+ e na PlutoTV.

9. Yu-Gi-Oh!

Continua após a publicidade

Yu-Gi-Oh! é um anime que virou uma febre em vários países do mundo, se tornando jogos de videogame e de cartas. O anime contava a história do jovem Yugi Muto, um garoto que um dia ganha peças de um antigo artefato egípcio. Ao descobrir que se tratava de um quebra-cabeça, ele resolve o mistério, mas se torna hospedeiro de um espírito de jogador — o que gerou muita polêmica na época sob a acusação de que o desenho era sobre possessão e coisa do tipo.

Parece uma doideira sem tamanho, mas o anime fez muito sucesso, gerando sequências e uma infinidade de produtos baseados em seus personagens. Até hoje, a franquia continua, assim como suas cartas ainda podem ser compradas com facilidade em todo o mundo.

Yu-Gi-Oh! está disponível na netflix e Pluto TV.

8. Três Espiãs Demais

Continua após a publicidade

Três Espiãs Demais era um desenho que passou em diversos canais, mas ficou bastante popular no Brasil após a sua passagem pela TV Globinho. A animação girava em torno de um trio de adolescentes, chamadas Alex, Clover e Sam, que, enquanto viviam suas vidas como jovens colegiais, ainda tinham que lidar com sua vida de espiãs.

Apesar de os episódios terem histórias fechadas, as personagens vão evoluindo ao longo da temporada, aprendendo a resolver seus problemas juntas. Além das missões, alguns episódios também mostravam mais sobre os relacionamentos amorosos das espiãs, que acabavam tendo que equilibrar sua vida particular com salvar o mundo.

7. Avatar: A Lenda de Aang

Continua após a publicidade

Produzido pela Nickelodeon, Avatar: A Lenda de Aang é considerado até hoje como uma das melhores séries animadas já produzidas. Avatar mostra um mundo em que pessoas podem manipular os quatro elementos da natureza. A Nação do Fogo começa uma guerra contra todo o resto do mundo, buscando alcançar a soberania mundial.

É aí que surge Aang, um jovem de 12 anos que é o último sobrevivente de uma tribo de Dobradores de Ar e a encarnação do Avatar, um espírito de luz e paz em forma humana. Por ser o Avatar, ele consegue controlar os quatro elementos e se torna peça importante na luta contra a Nação do Fogo.

Avatar: A Lenda de Aang está disponível na Netflix e Paramount+.

Continua após a publicidade

6. Homem-Aranha

Desenhos do Homem-Aranha faziam parte da programação da Rede Globo desde antes da existência da TV Globinho. A já clássica série animada continuou sendo exibida com a chegada do novo programa, deixando novos fãs completamente malucos por entrar num looping eterno por não ter um final.

Continua após a publicidade

Outras animações do Aranha fizeram parte do bloco de desenhos, como Homem-Aranha: A Nova Série Animada e Homem-Aranha: Sem Limites. O Espetacular Homem-Aranha foi a última série do herói que passou no bloco, garantindo que o herói sempre fosse um dos melhores desenhos da TV Globinho. ainda assim, a clássica versão dos anos 1990 foi a que marcou época.

Homem-Aranha está disponível no Disney+.

5. Caverna do Dragão

Continua após a publicidade

Um clássico das manhãs desde os anos 1980, Caverna do Dragão é uma animação baseada no livro de RPG Dungeon & Dragons. Lançado nos EUA, a animação não fez tanto sucesso assim, mas no Brasil se tornou um dos desenhos animados mais queridos desde a sua estreia.

Mais um desenho sem final, o que gerou diversas teorias sobre seus personagens e história, Caverna do Dragão se tornou um dos tapa-buracos da programação infantil da TV Globo. Mesmo nessa posição, ele garantiu um lugar dentro da grade da TV Globinho, mais uma vez fazendo gerações de espectadores ficarem completamente desgraçados da cabeça com os enigmas do Mestre dos Magos.

4. As Aventuras de Jackie Chan

Continua após a publicidade

As Aventuras de Jackie Chan é uma animação bastante lembrada pela participação do ator em algumas cenas live action, além de um jogo maravilhoso que foi inspirado pelo desenho.

A série tinha uma versão fictícia do ator que, ao lado da sua família, trabalhava como arqueólogo e agente secreto. Em tramas baseadas na mitologia chinesa, Chan saía na porrada com ameaças sobrenaturais, pois o mundo dos desenhos é uma grande bagunça gostosa.

As Aventuras de Jackie Chan está disponível na PlutoTV.

3. Digimon

Continua após a publicidade

Digimon surgiu quase como uma resposta ao sucesso de Pokémon, também baseado em um jogo de videogame. Com uma pegada um pouco mais infanto-juvenil que o rival, Digimon colocava um grupo de crianças e adolescentes que era transportado para um mundo digital.

Chegando por lá, eles encontram monstros que se conectam a eles, enquanto tentam arrumar um jeito de voltar para casa — ou seja, um belo exemplo de um anime isekai. A animação era bem decente, os personagens eram legais e dividiam o público sobre qual era melhor: Pokémon ou Digimon?

A única coisa imperdoável é essa música-tema cantada pela Angélica. Isso não dá pra defender.

Continua após a publicidade

Digimon está disponível no Globoplay.

2. Bob Esponja

Bob Esponja tinha tudo para ser um sucesso, independente de onde fosse exibido, mas ter dado as caras na TV Globinho ajudou a popularizar o personagem no Brasil. O desenho, que mostra a vida de Bob Esponja e seus amigos na Fenda do Biquíni, foi ficando mais infantil ao longo das temporadas, mas sempre agradou a pessoas de várias idades por ser completamente maluco.

Com histórias bizarras, com um humor que funcionava para todo mundo, mesmo sendo cheio de tiradas que apenas adultos conseguiriam entender, milhares de pessoas tiveram seu primeiro contato com Bob Esponja e suas calças quadradas na TV Globinho.

Bon Esponja está disponível na Paramount+ e Netflix.

1. Dragon Ball Z

Durante um período da TV brasileira, era bem difícil ver qualquer tipo de animação japonesa na TV Globo, com esse tipo de desenho se tornando comum em canais como Band e SBT. O anúncio que Dragon Ball seria exibido na TV Globinho mexeu com vários fãs da série, que já fazia bastante sucesso no país.

Dragon Ball Z começou a ser exibido no programa, que ao longo dos anos também colocou no ar Dragon Ball, mostrando as primeiras aventuras de Goku, e Dragon Ball GT, continuação agora não canônica da trama criada por Akira Toriyama.

Algo que fez Dragon Ball um dos melhores desenhos da TV Globinho é o quanto a série ficou marcada na memória dos fãs. O impacto foi tamanho que até se criou uma lenda de que o plantão sobre os ataques do 11 de setembro de 2001 teriam parado um episódio de DBZ.

Isso obviamente não aconteceu, já que o Plantão da Globo entrou bem antes da TV Globinho sequer começar. Mesmo assim, tem gente até hoje que jura de pés juntos que Goku estava prestes a virar Super Sayajin quando o episódio foi interrompido.

Dragon Ball Z está disponível na Crunchyroll.