Publicidade

Os 10 melhores desenhos animados da DC

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Julho de 2023 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros
Reprodução/Warner Bros

Quando se fala em adaptações dos quadrinhos para outras mídias, a DC Comics sempre demonstrou vantagem que o assunto são suas animações. As animações da editora marcaram gerações, apresentando histórias e personagens para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ler uma história em quadrinhos.

Seja focando em heróis individuais ou supergrupos, os desenhos animados da DC apresentam versões bastante fiéis de seus personagens e histórias. Algumas animações conseguem adaptar tramas com bastante sucesso e até mesmo apresentam versões que se tornaram definitivas na mente do público. Até porque personagens como Batman e Superman são ícones da cultura pop.

Passando por diversas eras, esses são os melhores desenhos animados da DC Comics.

Continua após a publicidade

10. Super Amigos

Lançada em 1973, Super Amigos é bastante conhecida pelo seu tom leve, chegando a ser infantil demais em alguns episódios. O desenho é uma sequência de uma série de mesmo nome, que foi ressuscitada por causa do sucesso da série da Mulher-Maravilha virou um clássico cult no Brasil graças às suas reprises que ultrapassaram gerações.

Na sua formação mais conhecida, a equipe é formada por Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Robin e Aquaman. Eles se juntam a personagens criados exclusivamente para o desenho, como Chefe Apache, Samurai e os Super Gêmeos.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

9. Justiça Jovem

Justiça Jovem mostra o dia a dia de heróis e ajudantes adolescentes da DC Comics. Foi uma tentativa de apresentar uma equipe formada pelos famosos ajudantes mirins dos heróis principais da editora, mas com uma pegada bem menos infantil do que o desenho Os Jovens Titans em Ação, por exemplo. E a abordagem deu muito certo, trazendo tramas mais maduras e desenvolvendo bem seus personagens.

O time é formado por Asa Noturna, Kid Flash, Aqualad, Superboy, Miss Marte e Artemis, como uma versão secreta da Liga da Justiça. A série ainda tem a participação de personagens como Zatanna, Besouro Azul e Batgirl. Justiça Jovem chegou a ser cancelada duas vezes, mas ganhou uma quarta temporada na HBO Max, ainda sem previsão para uma quinta.

Continua após a publicidade

8. Os Jovens Titãs Em Ação

Os Jovens Titãs em Ação é uma animação com tom mais cômico do grupo de super-heróis da DC. Com visual estilizado, a série reúne os Titãs Robin, Cyborg, Estelar, Ravena e Mutano, tentando salvar o mundo, enquanto vivem seus dilemas adolescentes.

A graça do desenho está realmente nesse tom juvenil e brincalhão dos heróis, muitas vezes até durante as batalhas contra os vilões. E é nesse misto de humor com muita referência aos quadrinhos e aos cinemas é que as aventuras de Robin e sua turma brilham demais — tanto que rendeu até mesmo um filme para os cinemas, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas.

Continua após a publicidade

Os Jovens Titãs em Ação está disponível na Netflix e na HBO Max.

7. Super Choque

Super Choque fez muito sucesso no começo dos anos 2000, adaptando histórias inspiradas no personagem da Milestone Comics. A partir da segunda temporada, o herói passou a aparecer em séries da DC, como Liga da Justiça e Batman do Futuro.

Continua após a publicidade

Além de ser um desenho animado de super-herói muito divertido, Super Choque também abordava temas como racismo, violência policial, entre outros em uma época que essas temáticas não eram tão comuns e sempre com um viés bem interessante. Por isso mesmo, a animação foi indicada para vários prêmios, incluindo um Emmy.

Super Choque está disponível no Prime Video.

6. Minhas Aventuras com o Superman

Continua após a publicidade

Minhas Aventuras com o Superman é uma aventura bem recente lançada pela Warner Bros para tentar recuperar essa imagem mais pura do Homem de Aço. O desenho mostra Clark Kent se transformando no Superman e aprendendo mais sobre seus poderes enquanto Lois Lane se torna uma jornalista renomada no Planeta Diário. Ao lado do fotógrafo Jimmy Olsen, eles tentam encontrar as melhores histórias para o jornal, enquanto o Superman precisa salvar a cidade de vilões.

A animação acerta em cheio no tom, sendo leve e mostrando um Superman heróico e servindo como símbolo da esperança. Nos EUA, a série é exibida no bloco Adult Swim, do Cartoon Network, mas seus episódios são exibidos no Brasil na HBO Max.

5. Harley Quinn

Continua após a publicidade

Outra animação da HBO Max, Harley Quinn coloca a Arlequina como o centro da história, dessa vez voltada para o público adulto. Adorado pela crítica, o desenho animado mostra a vida da vilã após ela perceber que o Coringa não a ama. Assim, ela resolve abandoná-lo e passa a viver a sua vida sem o Palhaço e tentando encontrar seu espaço no mundo do crime.

Ao lado de sua melhor amiga, Hera Venenosa, Harleen se mete em várias enrascadas, muitas delas envolvendo vilões e heróis da DC, sempre de um jeito muito desbocado e tirando sarro de toda a mitologia do Batman e da própria editora. Apesar de bastante colorido, o desenho tem um humor indicado para maiores de idade.

4. Superman: A Série Animada

Continua após a publicidade

Superman: A Série Animada é uma homenagem às aventuras clássicas do super-herói, com estilo inspirado no desenho do Batman lançada quase na mesma época. Assim, acompanhamos as aventuras do Homem de Aço nesse tom bem próximo dos quadrinhos, seja com ele tendo que lidar com sua dupla identidade ou em embates cósmicos contra alguns de seus vilões mais emblemáticos. O desenho também é marcado por participações de vários heróis, como Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Senhor Destino.

A única coisa ruim desse desenho é que ele serviu de base para um dos piores jogos de videogame de todos os tempos, Superman 64. Só por isso ele tem uma mancha no seu legado. Ainda assim, é uma das melhores e mais fiéis adaptação do Último FIlho de Krypton em desenhos animados.

Superman: A Série Animada está disponível na HBO Max.

Continua após a publicidade

3. Batman do Futuro

Batman do Futuro é uma continuação da série animada do Homem-Morcego, mostrando um futuro em que Bruce Wayne não é mais o Batman. Quando o jovem Terry McGinnis descobre seu segredo, assume o manto do herói, lutando contra vilões em uma Gotham City futurista.

A série explora temas como a forma que a tecnologia afeta a sociedade, além dos dilemas psicológicos de Bruce Wayne, que agora atua como mentor de McGinnis. A animação é aclamada até os dias de hoje, sendo considerada uma das melhores adaptações do herói. Sem contar que é muito interessante ver o legado do Homem-Morcego ser explorado dessa forma.

Continua após a publicidade

Batman do Futuro está disponível na HBO Max.

2. Liga da Justiça

Liga da Justiça é um spin-off das séries do Superman e Batman, reunindo os maiores heróis da DC Comics e adaptando histórias diretamente dos quadrinhos. Com um time formado por Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Caçador de Marte e Mulher-Gavião, a animação fez tanto sucesso que apresentou o grupo para uma nova legião de fãs ao redor do mundo.

Depois de duas temporadas, o desenho foi renomeado para Liga da Justiça Sem Limites, agora com a participação de mais heróis e vilões da DC Comics. Uma curiosidade sobre a animação é que seu segundo episódio, “Para o Homem que Tinha Tudo”, é baseado em uma história escrita por Alan Moore, de V de Vingança e Watchmen.

Moore é famoso por renegar todas as adaptações de seus trabalhos, tirando seu nome dos créditos de filmes e animações. Porém, esse episódio ficou do agrado de Moore, que permitiu o uso de seu nome nos créditos.

Liga da Justiça está disponível na HBO Max.

1. Batman: A Série Animada

Considerada por muitos como a melhor adaptação do personagem, Batman: A Série Animada ajudou a DC Comics a restabelecer, junto com os filmes de Tim Burton, a figura do Homem Morcego para o grande público. Com histórias incríveis e animação que impressionam até os dias de hoje, a produção virou um marco e foi responsável pela batmania que a gente vê até hoje, além de ter criado muita coisa icônica na mitologia do herói, como a própria Arlequina.

Responsável pela série, além de Superman: A Série Animada e Liga da Justiça, Bruce Timm conseguiu criar um desenho sombrio, fiel aos quadrinhos, mas que ainda tem um estilo todo seu. Outro grande feito do desenho é ter dado ao mundo as vozes definitivas do Batman e Coringa, escalando Kevin Conroy e Mark Hamill para os papéis — além de ajudar a eternizar a trilha sonora de Danny Elfman.

Batman: A Série Animada está disponível na HBO Max.