Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são as maiores diferenças entre a DC e a Marvel?

Por| 29 de Junho de 2023 às 14h36

Link copiado!

DC Comics/Marvel Comics
DC Comics/Marvel Comics

Para os milhões de fãs da DC e da Marvel, fica bastante fácil identificar quais são os heróis, os tipos de histórias, as locações, principais temas, enfim, todos os detalhes que fazem parte de cada editora. Mas, aos olhos de grande parte da audiência que não acompanha assim tão de perto cada empresa, pode ser difícil compreender as grande diferenças entre cada uma — até porque, embora sejam bem distintas, elas também tem muito em comum.

Bem, tem gente que não sabe: a DC é a casa de Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, Liga da Justiça, etc. Já a Marvel tem como principais personagens Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Capitã Marvel, Vingadores, entre outros.

Resumidamente, a DC são “deuses querendo ser heróis”, enquanto a Marvel são “heróis querendo ser deuses”. Mas quais outras maiores diferenças que identificam cada uma mais fácil? O Canaltech explica para você.

Continua após a publicidade

1. Mitologia clássica x Mundo real

A DC Comics segue a orientação da mitologia clássica, com características que seguem conceitos bem estabelecidos há séculos — mas, claro, com uma identidade que se tornou cada vez mais própria ao longo dos anos. A base se parece muito com os greco-romanos, em que os deuses eram temidos e adorados. Por exemplo, quando a Liga da Justiça ficava em um satélite, era como se eles olhassem para a Terra do alto do “Monte Olimpo”.

Já a Marvel Comics, que estabeleceu boa parte de seus heróis a partir dos anos 1960, é baseado em problemas mais mundanos, com personagens que, embora tenham habilidades extraordinárias, ainda sofrem com preocupações como falta de grana, alcoolismo ou prepotência — vide Homem-Aranha, Homem de Ferro e Doutor Estranho, respectivamente.

Continua após a publicidade

Vale deixar muito claro que isso é uma generalização, e, ao longo do tempo, muitos dos valores de cada editora foram se adaptando aos novos tempos; e até mesmo uma foi seguindo elementos de sucesso da outra. Mas, basicamente, elas têm essas diferenças em seu núcleo.

2. Locais fictícios x Cidades reais

As cidades da DC Comics são quase como personagens, pois contam com elementos de fantasia. Embora você possa reconhecer a referência real dessas localidades, elas possuem características próprias, que as tornam únicas. Por exemplo, Gotham City tem muito da Nova York dos anos 1970, mas também conta com aquela atmosfera noir da Chicago dos anos 1930.

Continua após a publicidade

Já a Marvel tem como maior base a cidade de Nova York, com grande parte das aventuras localizadas na Big Apple. Isso não quer dizer que a editora também não tenha suas cidades fictícias, a exemplo de Latvéria, nação comandada pelo tirano Doutor Destino; e Wakanda, país do Pantera Negra. Contudo, a maioria das tramas é localizada em lugares que muitos dos leitores vivem, conhecem ou já visitaram.

3. Ícones x Cores

A DC costuma explorar mais a identidade visual de seus personagens a partir de ícones facilmente reconhecíveis. Por exemplo, é difícil alguém não saber qual é o símbolo do Batman, Superman, Flash, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde.

Continua após a publicidade

Já a Marvel prefere identificar suas propriedades com esquemas de cores, como o verde e roxo do Hulk, o azul e branco do Capitão América, o vermelho e azul do Homem-Aranha e o vermelho e dourado do Homem de Ferro.

4. Legado x Representatividade

Como dito antes, a DC segue um estilo clássico que respeita bastante o legado, então sempre teremos vários personagens conectados ao Superman e ao Batman, assim como há vários Flash e Lanternas Verdes. Há uma certa hierarquia que sai da “velha guarda” da Sociedade da Justiça, passando pela Liga da Justiça e os Titãs, até a Legião dos Super-Heróis.

Continua após a publicidade

Já a Marvel sempre buscou mais representatividade com personagens os quais as pessoas possam se identificar com facilidade. Nem todo mundo tem o queixo quadrado ou é bilionário, mas quem nunca sofreu as agruras adolescentes do Homem-Aranha?

Aqui, vale destacar novamente que, ao longo das décadas, ambas as editoras foram preenchendo lacunas que faltavam, e, assim, atualmente também há mais representatividade na DC, assim como mais legado na Marvel.

5. Multiverso x Cronologia

Continua após a publicidade

A DC começou um universo compartilhado primeiro, e também comprou várias editoras menores desde os anos 1930. Então, para abrigar tantas propriedades e diferentes versões de seus personagens, seu Multiverso se tornou mais populoso bem cedo. Por isso, a companhia tem há anos várias Terras alternativa, realidades paralelas e linhas temporais distintas bem conhecidas.

Já a Marvel sempre preferiu apostar em uma cronologia mais sólida e compreensível, amigável para novos leitores, principalmente depois da entrada do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). É claro que a Casa das Ideias também possui seu Multiverso, mas essa diferença de prioridade entre as duas editoras é bem visível até hoje.

6. Vilões “vilanescos” x Heróis “vilões”

Continua após a publicidade

Muita gente adora o Batman porque ele possui a melhor galeria de vilões dos quadrinhos. São personagens complexos que representam muito de nossas piores facetas. E como a editora segue um heroísmo clássico, os antagonistas também são bem mais estabelecidos como os malfeitores nas tramas.

Já a Marvel brinca muito mais com as próprias imperfeições dos heróis, que os levam muitas vezes a brigarem mais entre eles do que efetivamente contra grandes tiranos ou ameaças cósmicas. Exemplo disso são duas Guerras Civis e até a Invasão Secreta, que colocou uns contra os outros.

E, claro, vale destacar novamente que isso não é uma regra, pois a Liga da Justiça também possui seus conflitos internos e vive brigando com versões alternativas de si mesmo. E, sim, depois que os heróis da Marvel se acertam, eles sempre estão unidos contra ameaças como Thanos, Kang ou Doutor Destino.

7. Crises x Segredos

Continua após a publicidade

A DC tem uma mania recorrente de usar “crise”, como as sagas Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita, Crise de Identidade, e por aí vai.

Já a Marvel gosta muito de usar “secreto”, a exemplo de Guerras Secretas e Invasão Secreta.

Continua após a publicidade

O escritor Geoff Johns até mesmo brincou com a possibilidade de um encontro entre a Marvel e a DC em uma “Crise Secreta”, na minissérie Relógio do Juízo Final.