Publicidade

Griselda | Conheça a "nova Narcos" da Netflix

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Janeiro de 2024 às 17h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Depois de Pablo Escobar ter sua vida retratada na famosa série da Netflix, Narcos, chegou a hora de outra figura emblemática do mundo do crime ganhar uma adaptação. Dessa vez, trata-se de Griselda, produção que conta a história de uma das traficantes mais temidas da América Latina e responsável pela criação de um dos mais poderosos cartéis de drogas da região.

Com Sofia Vergara (a Glória de Modern Family) no papel principal, a produção conta a história de Griselda Blanco, uma narcotraficante colombiana conhecida pelo codinome de “A Madrinha” e que fez história pelo seu jeito violento de resolver as coisas. Estima-se que, ao todo, ela seja responsável por mais de 200 homicídios.

Continua após a publicidade

Com seis episódios no total, a produção será ambientada no final da década de 1970 e mostrará as diversas facetas de Griselda, sendo as principais como mãe e chefe do tráfico. No elenco, além de Vergara, ainda estão Alberto Guerra (Narcos: Mexico), Vanessa Ferlito (NCIS: New Orleans), Alberto Ammann (Narcos), Juliana Aidén Martinez e, a estreante Carolina Giraldo (conhecida profissionalmente como Karol G).

Já a equipe de criação conta com Eric Newman, o showrunner de Narcos e Narcos: México, que trabalha ao lado do diretor Andrés Baiz, que também estava no seriado protagonizado por Wagner Moura. Sendo assim, quem gostou da série de Pablo Escobar tem tudo para gostar dessa produção também, já que é quase como se fosse um spin-off. Na prática, é mais um capítulo dessa história de como a América Latina se transformou em uma potência na produção de drogas e o impacto disso na sociedade.

Além disso, é uma boa chance de ver Vergara em um papel dramático, já que ela é conhecida pela sua comicidade em obras como Belas e Perseguidas e Chef.

Continua após a publicidade

Quem foi a verdadeira Griselda Blanco?

Nascida na Colômbia, Griselda foi quem idealizou as primeiras rotas de tráfico para Miami — aquelas que depois seriam as vias mais usadas pelos cartéis de droga colombianos, como o comandado por Escobar. Mas sua vida no crime começou muito antes, quando ela tinha apenas 11 anos.

Foi nessa época que ela sequestrou um garoto e depois foi acusada de matá-lo. Aos 14, fugiu de casa e começou a se prostituir. Já mais velha e casada, Griselda aprendeu com seu primeiro marido a traficar e falsificar passaportes. Quando ele morreu, lhe deixou em contato com o mundo do crime em Nova York.

Continua após a publicidade

A partir daí, a carreira dela deslanchou e seus negócios no tráfico expandiram ainda mais quando ela se casou novamente. Foi nessa época que sua reputação de mulher implacável se firmou, já que Griselda repreendia os traficantes que trabalhavam para si com muita violência.

Ao todo, estima-se que ela tenha enviado mais de três toneladas de cocaína para os Estados Unidos, o que a tornou uma das mulheres mais ricas da América Latina. 

Continua após a publicidade

A viúva negra

Além de mandar matar qualquer pessoa, em especial inimigos que cruzavam seu caminho, Griselda também foi acusada de matar os seus dois últimos maridos. O segundo ela encomendou a morte, já o último ela mesma matou ao descobrir que ele estava lhe roubando. Isso fez com que ela ficasse conhecida como Viúva Negra. 

Após ser capturada em 1985 e passar alguns anos presa, a narcotraficante foi morta em 2012 ao sair de um açougue em Medellin.

Continua após a publicidade

A entrega de Sofía para Griselda

Considerada uma das atrizes mais bonitas do meio audiovisual, Sofía Vergara comentou em entrevista à imprensa internacional que se ver na pele de Griselda foi um processo difícil. Processo esse que é resultado de três horas de maquiagem para alargar seu nariz, aplicar uma prótese dentária, e ainda colocar uma peruca. Ainda assim, a atriz comentou que o mais complicado foi aprender a fumar depois dos 50 anos.

Vale lembrar que esse é o primeiro papel dramático da atriz colombiana e é a primeira vez que ela atua como protagonista na sua língua materna (espanhol). E quem quiser vê-la na pele da narcotraficante mais famosa da América Latina, poderá maratonar todos os episódios a partir do dia 25 de janeiro, na Netflix.