Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica You | Temporada 4 traz novo frescor à série colocando Joe como alvo

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Fevereiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Mais de um ano depois do final caótico de sua última temporada, You retorna à Netflix como uma das principais estreias de fevereiro. E agora é a hora de descobrirmos o que vem acontecendo na vida de Joe (Penn Badgley).

A temporada 4 de You foi dividida em duas partes, e a primeira acabou de chegar à plataforma de streaming. Nos episódios passados, vimos que Joe matou Love (Victoria Pedretti) e fugiu para a capital da França em busca de Marienne (Tati Gabrielle), sua obsessão que conseguiu escapar.

Os novos episódios, então, trazem uma nova ambientação e uma nova personalidade para Joe, que agora atende por Jonathan Moore, e talvez essa decisão tenha salvado a série de ficar no "mais do mesmo".

Continua após a publicidade

Atenção: esta matéria pode conter spoilers de You!

Nova vida

Continua após a publicidade

Penn Badgley se revelou para o mundo na série Gossip Girl, dos anos 2000, interpretando Dan Humphrey, um plebeu no meio de um monte de adolescentes extremamente ricos.

Trazendo um spoiler de Gossip Girl a esta crítica (continue esse parágrafo por sua conta e risco), Dan foi revelado ao final da série como "a garota do blog", a pessoa que gostava de expor os detalhes mais sórdidos da elite de Manhattan.

Agora, de um jeito ainda mais sombrio, a história se repete. Em You, Badgley e seu personagem Joe receberam a oportunidade de se tornarem outra pessoa em Londres, assumindo a identidade de Jonathan Moore, um professor norte-americano com um currículo acadêmico de dar inveja e com permissão para trabalhar na cidade.

Com isso, o personagem acaba se envolvendo com um grupo de amigos que esbanjam riqueza, mas também muito mau-caratismo e ilegalidades. Joe sempre foi um assassino que acreditava estar fazendo a coisa certa, mesmo que tudo se transformasse em caos, e agora não vai ser diferente.

Continua após a publicidade

A morte o persegue

A nova temporada de You traz uma premissa diferente das temporadas anteriores. A história não começa com Joe ficando obcecado por uma nova mulher, e inclusive até deixa Marienne escapar após encontrá-la para provar a ela que não é um assassino.

A diferença é que, agora, Joe não está no controle, pois um assassino em série está no seu encalço, mostrando-se obcecado pelo vilão e protagonista da trama. Até os pensamentos de Joe, agora Jonathan, estão mais controlados, mas a intenção não é o bastante para deixar o passado para trás.

Continua após a publicidade

A alma de stalker do personagem continua viva e nos lembra um pouco da primeira temporada, principalmente quando ele dá uma boa espiada diária na vizinha Kate (Charlotte Ritchie), que parece não ter cortinas em casa. Joe também faz o trabalho de investigar quem são todas as pessoas que a cercam.

Mas tudo desanda quando os novos amigos ricos de Joe começam a ser assassinados um a um e ele se torna o maior suspeito, afinal não tem muito dinheiro e o serial killer fica conhecido como alguém que visa exterminar os ricos. A primeira morte, inclusive, já deu sinais de que o novo assassino tentou armar para que o protagonista fosse o acusado dos crimes.

Ao final da primeira parte da temporada 4, o agora Jonathan descobre que está mais enrascado do que nunca pelo seu perseguidor, que já mostrou ter o potencial de ser como Love: pior que Joe.

Continua após a publicidade

A quarta temporada de You, de fato, trouxe um novo frescor à produção, ainda que nem todas as reviravoltas façam sentido. Na primeira parte, a série brinca com o gênero "whodunit", que tem a missão de fazer o espectador descobrir quem é o culpado das coisas que estão acontecendo. Joe até brinca que está vivendo o estilo mais fraco da literatura.

O que esperar da parte 2?

Agora que o perseguidor foi revelado, Joe vai precisar acabar com ele de uma vez por todas, uma vez que não só a sua vida está em risco, mas como a sua reputação em Londres. Se o seu novo adversário expor quem Jonathan realmente é, mais uma fuga terá que ser feita, mas desta vez será mais difícil ainda escapar.

Continua após a publicidade

O destino de Marienne também não deve ficar como acabou na primeira parte da temporada 4, afinal não faz sentido Joe simplesmente ter deixado a amada escapar para provar um ponto. Agora que o instinto assasino de Joe foi ativado mais uma vez, ele pode sentir que não há mais nada a perder.

A primeira parte da quarta temporada de You já está disponível na Netflix.