Crítica Você | 3ª temporada abraça o caos e aceita a insanidade de Joe e Love

Crítica Você | 3ª temporada abraça o caos e aceita a insanidade de Joe e Love

Por Natalie Rosa | Editado por Jones Oliveira | 18 de Outubro de 2021 às 18h30
Netflix

Depois de quase dois anos de espera, finalmente chegou à Netflix a tão aguardada 3ª temporada de Você, produção original da plataforma de streaming. Também conhecida pelo título em inglês, You, a série acompanha a vida de Joe, personagem interpretado por Penn Badgley, um assassino que "se apaixona" e fica obcecado por mulheres, disposto até mesmo a cometer os crimes mais brutais para que o relacionamento dê certo.

Nas duas primeiras temporadas, as obsessões fugiram do controle, e uma reviravolta ao final dos últimos episódios da segunda temporada mostrou que podem existir pessoas iguais a ele, ou ainda piores. A estreia, então, foca na nova vida de Joe ao lado de Love (Victoria Pedretti), que agora têm um filho juntos e tentam ter uma vida comum no subúrbio da cidade fictícia de Madre Linda, na Califórnia.

Imagem: Divulgação/Netflix

Atenção! Esta crítica contém spoilers da terceira temporada de Você!

Depois que descobrimos que Love não tem problema algum em matar pessoas, já era esperado que a nova temporada fosse repleta de caos. Logo no começo da mudança do casal para o subúrbio, parece que a nova obsessão de Joe, Natalie (Michaela McManus), será o foco de toda a temporada, mas as coisas fogem rápido do controle quando Love descobre o início da perseguição doentia do marido e a mata.

Mesmo morta, a personagem se torna o pontapé inicial para a sucessão de conflitos, romances, traições e muito sangue. É claro que o casal construiu uma nova jaula, que Love continua com a sua impulsividade doentia e que Joe fica obcecado pelas mulheres que cruzam o seu caminho, mas dessa vez nem todos os personagens que se envolvem com eles têm o mesmo destino. 

Imagem: Divulgação/Netflix

Se tem algo que You sabe fazer bem é criar situações que fogem do controle dos envolvidos, uma vez que grande parte das matanças da trama acontecem de forma impulsiva. O mesmo, portanto, também acontece na nova temporada, mas sem se repetir. Através da narração de Joe, fica perceptível que o personagem reluta em ser o que é, mas logo depois encontra justificativas para se convencer de que está certo.

Entre os pensamentos e ações criminosas da dupla, a trama tenta inserir um pouco de humor na história com Joe e Love se esforçando até demais para serem "normais", como fazendo terapia de casal. O mesmo é visto com os novos vizinhos, um mais insuportável e esquisito que o outro, que se tornaram personagens bastante caricatos, nos fazendo pensar que eles provavelmente darão motivos para serem mortos pelo casal.

Mais do que apresentar os conflitos de Love e Joe com outras pessoas, a série se dedica a nos mostrar a dificuldade enfrentada por ambos para fazer esse relacionamento dar certo, e que nem mesmo o nascimento do bebê conseguiu desvirtuar as atitudes insanas de cada um e a bizarra dinâmica entre eles. O próprio Joe diz, ao final da temporada, que eles se sentem atraídos um pelo outro não por qualquer sentimento de afeto, mas sim pela violência.

Imagem: Divulgação/Netflix

Ao final da temporada, nos despedimos de Love, mas Victoria Pedretti deixou a sua marca não só como a personagem que "atrapalhou" os planos de Joe, como também pela atuação impecável que, ao contrário de Penn, expõe sua insanidade também com pequenas atitudes passivo-agressivas e expressões faciais assustadoras.

A terceira temporada de You trouxe Love como um espelho de Joe, com um temendo ao outro e se enxergando mais como inimigos do que como parceiros, sabendo que apenas um deles sairia vivo. E foi o que aconteceu. Os novos episódios parecem ter sido uma pausa na vida de Joe, que agora deve retornar sozinho, como sempre foi, na sua busca por Marienne (Tati Gabrielle), a nova obsessão que ainda não teve um fim.

As três temporadas de Você estão disponíveis na Netflix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.