Crítica | Amazing Stories volta com histórias emocionantes de ficção científica

Por Natalie Rosa | 23 de Abril de 2020 às 07h30
Apple TV+

Entre as atrações que compõem o catálogo de estreias do Apple TV+, a plataforma de streaming da Apple que foi lançada em 2019, estão novos episódios de uma série dos anos 1980: Amazing Stories. Com produção executiva de Steven Spielberg, a trama traz, a cada episódio, histórias diferentes de ficção científica que envolvem romance, amizade, família, entre muitas outras questões da sociedade, com o intuito de trazer emoção para o outro lado da tela.

Assim como toda série que conta histórias diferentes a cada episódio, como Black Mirror, alguns são ótimos, enquanto outros são totalmente dispensáveis. Outra característica semelhante à série que mostra um futuro distópico são os temas principais e seus termos, que são citados em praticamente todos os episódios, fazendo com que haja relação entre as histórias e que elas existam dentro de um mesmo universo. No caso da trama do Apple TV+, a temática principal é a viagem no tempo.

O Porão (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

Amazing Stories já começa a sua nova saga positivamente com o episódio O Porão, que conta a história de um rapaz que, ao lado do seu irmão, começou a reformar uma casa nova. No porão da residência, ele acaba encontrando um objeto que o faz voltar no tempo, viajando 100 anos no passado. Em meio a descobertas do passado que fazem sentido no futuro, o episódio traz à tela uma história de um amor impossível quando o rapaz conhece uma mulher que, por pressão da família, precisará casar com quem não ama.

Mas o episódio conseguiu muito bem mostrar que não era uma história de amor, focando em relatar todo o privilégio masculino que existia no início de 1900. O destino, ou seja lá qual for o nome disso, quis que a jovem vivesse no futuro em vez do rapaz, que passou a viver no passado. Como ele mesmo diz, lá atrás ele poderia ser quem ele quisesse, enquanto ela só conseguiria isso no futuro.

A viagem ao passado e futuro e o sacrifício originado pelo destino traz empolgação para o restante da trama, mas aparentemente o que havia de melhor ficou reservado para este começo. O segundo episódio, O Calor, também traz uma história intensa, mas envolvendo o sobrenatural. Nele, conhecemos a vida de duas amigas atletas e corredoras, que ainda estão no ensino médio e que têm personalidades completamente diferentes.

O Calor (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

Após a morte de uma delas, sua alma continua vagando pelo bairro em que morava como forma de tentar "consertar" o que deu errado para o destino, mais uma vez mostrando que qualquer alteração no passado, presente ou futuro pode impactar o universo significativamente. O episódio coloca isso em paralelo com o próprio sobrenatural, trazendo questionamentos sobre ela não ter ido ao "céu" ou "inferno" até que a sua missão fosse cumprida na Terra, misturando espiritualidade com ciência.

O terceiro episódio, Dynoman e o Volt, destoa dos dois primeiros, contando uma história de super-herói. Um avô mal-humorado viciado em trabalho tem um neto aficionado por histórias em quadrinhos e super-heróis, e a trama começa quando uma encomenda feita há 60 anos chega somente agora para o idoso. O conteúdo é um anel de um super-herói famoso da época, encomendado quando o personagem era muito famoso.

Pelo menos à primeira vista, a chegada deste anel dezenas de anos depois pode ser o significado buscado pela série, que as coisas acontecem apenas quando têm de acontecer. A chegada do objeto transforma o avô em um super-herói com superpoderes reais, e isso o faz se aproximar do filho, que nunca teve interesse no tema, e do neto. O tema é pouco aprofundado e acaba sendo um dos episódios mais mornos da série.

Dynoman e o Volt (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

No quarto, Sinais de Vida, um novo elemento surge: a vida em outros planetas. Tudo começa quando a mãe de uma jovem acorda de um coma após seis anos, mas com outra personalidade, completamente diferente. Em meio a falas estranhas e códigos esquisitos anotados em um caderno, a garota, que é muito inteligente, consegue imaginar que algo está errado e vai atrás de resolver esse mistério.

Sinais de Vida (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

Essa dominação alienígena, que está acontecendo acordando pessoas em coma para cumprir uma missão, não é inteiramente sobre eles, mas sobre a dura vida das pessoas menos favorecidas nos Estados Unidos. A jovem e a mãe são de família latina e, desde que a matriarca entrou em coma, a garota vem se virando sozinha, precisando até mesmo desistir do sonho de entrar na faculdade. O nosso mundo está tão perdido que precisou da compaixão alienígena para que as coisas melhorassem, pelo menos para as protagonistas.

Por fim, o último episódio parece ser o que mais faz sentido dentro de toda a produção. A Fenda mostra o que acontece quando um piloto da Segunda Guerra Mundial acaba caindo com seu avião no mundo atual, também estando lá com o objetivo de unir uma família despedaçada pela morte do pai. Na trama, uma mulher e seu enteado presenciam o acidente e logo passam a fazer parte da maratona que estava por vir com a aparição do piloto.

A Fenda (Imagem: Divulgação/Apple TV+)

O governo norte-americano, já ciente de que existe uma fenda que se abre de tempos em tempos, capturou o piloto para fazer com que ele voltasse. Enquanto isso não acontecia, o rapaz cumpriu suas missões no futuro, como não poderia deixar de ser, mais uma vez misturando às histórias emocionantes a questões da ciência e dos perigos de modificar o passado ou futuro.

Amazing Stories traz histórias que, de fato, são incríveis, adaptando a ficção científica para o mundo real sem que o universo viva completamente em torno dessas questões. Os episódios são a opção ideal para quem busca por histórias intensas e emocionantes, mas talvez não para quem prefere um mistério mais elaborado. Independentemente da preferência, é difícil negar que a série é um dos maiores acertos das produções originais da plataforma de streaming da Apple até então.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.