Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como vai ficar o desenho de Pokémon sem Ash?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Abril de 2023 às 10h00

Link copiado!

The Pokémon Company
The Pokémon Company

Depois de 26 anos, a jornada de Ash Ketchum em Pokémon chegou ao fim. A história do menino que deixou a cidade de Pallet com apenas 10 anos idade ao lado de um Pikachu rebelde para buscar seu sonho de se tornar um mestre Pokémon começou em 1997 marcou gerações, deixou grandes marcas na cultura pop e foi parte importante da infância de muita gente.

Por isso mesmo, a notícia de que essa trama que parecia infinita iria acabar foi um choque para muita gente. Afinal, com 1.234 episódios e 24 filmes, nada parece ser capaz de tirar Ash e seu Pikachu do protagonismo da série. O garoto seguiu por incríveis 25 temporadas como o herói e, mesmo assim, chegou a hora do adeus.

Continua após a publicidade

O porquê dessa mudança é mais do que óbvia. Embora a franquia Pokémon siga mais forte do que nunca, a animação já demonstrava sinais de cansaço e a Pokémon Company já vinha sinalizando há algum tempo tentativas de dar novo fôlego a essas aventuras.

Nos últimos anos, vimos Ash se tornar aluno em uma escola nas ilhas de Alola e, mais recentemente, dividir o protagonismo com um novo herói inspirado nos jogadores de Pokémon GO. Tudo isso já indicava de que mudanças mais radicais estavam por vir. E, bem, elas chegaram.

A despedida de Ash

Não dá para ignorar o fato de que a saída de Ash do anime de Pokémon é um marco na cultura pop como um todo. Embora os jogos da franquia sejam fenômenos desde sua primeira geração, o que realmente apresentou o mundo dos monstrinhos de bolso para o grande público e impulsionou toda essa popularidade foi a jornada do jovem garoto ao lado de seu Pikachu.

Continua após a publicidade

Não por acaso, o anúncio de sua despedida foi notícia em tudo quanto é lugar, alcançando inclusive quem não acompanhava o desenho. Um sinal de que a estratégia da Pokémon Company deu muito certo: mais do que ser o fim de uma era para os fãs da animação, era o marketing perfeito para atrair novamente a atenção do mundo para essa história.

E essa despedida aconteceu no último dia 24 de março, quando o último episódio protagonizado por Ash e Pikachu foi ao ar. Batizado de The Rainbow and the Pokémon Master! (O Arco-Íris e o Mestre Pokémon, em uma tradução livre), em referência ao capítulo inicial da série, ele fecha o ciclo do herói de forma bem bonitinha, espelhando muitos dos acontecimentos de seu início de jornada.

Curiosamente, a história não carrega esse tom de fechamento. Tanto que ela termina com Ash e Pikachu seguindo viagem em busca de novas aventuras no seu caminho para se tornar o tal Mestre Pokémon que o garoto sempre sonhou em ser. Assim, o fim dá a entender que, mesmo após ter sido campeão no torneio de Galar, o jovem ainda quer desbravar muito mais. A diferença é que, desta vez, não vamos acompanhar seus passos.

Continua após a publicidade

A Pokémon Company não descarta a possibilidade de o herói reaparecer no futuro da série. Sem dar muitos detalhes de como e se isso vai realmente acontecer, o estúdio apenas diz que podemos reencontrar o garoto em algum outro momento. E pode apostar que isso vai acontecer e que vai ser um grande evento.

Um novo horizonte a ser explorado

Com a saída de Ash, surge a grande dúvida: como fica o futuro da série de Pokémon? Pois uma sucessora já tem nome, rosto e até data para estrear.

Continua após a publicidade

A nova temporada do anime estreia na TV Tokyo no próximo dia 14 de abril e se chamará Pokémon Horizontes. Mas o grande destaque dessa estreia é a existência de dois novos protagonistas, que chegam para preencher a lacuna deixada pelo garoto da cidade de Pallet.

Baseado nos games Pokémon Scarlet/Violet, o novo anime vai acompanhar Lika, uma menina natural do continente de Paldea — a mesma região dos jogos de Switch —, que recebe o Pokémon Sprigatito e se muda para a região de Kanto para iniciar seus estudos na Academia Indigo. Para isso, ela vai contar com a companhia de um novo melhor amigo: Rain, um jovem que também iniciou sua jornada ao lado de um Fuecoco, o Pokémon inicial de fogo da atual geração.

Só que não estaríamos falando de um anime shōnen se não houvesse alguns mistérios tornando esses personagens especiais. Assim, a história deve se aprofundar no enigma envolvendo o estranho pingente que Lika recebeu de sua avó e que parece ter algum tipo de poder mágico. Em paralelo, Rain tem um tipo diferente de Pokébola e não faz ideia do que está dentro dela.

Continua após a publicidade

Essas duas questões devem ser o ponto central da nova trama, que vai contar ainda com uma nova equipe de vilões. Como a Equipe Rocket também se despediu do desenho, Pokémon Horizontes vai trazer um grupo conhecido apenas como Explorers como esses antagonistas no encalço dos heróis.

Ainda não foi divulgado qual a motivação desse grupo, mas vamos combinar que os roteiristas não se esforçaram muito para guardar esse segredo. Com os vilões sendo chamados de Amethito, Zir e Conia, fica bem claro que o interesse deles está relacionado à pedra misteriosa que Liko carrega e isso vai levar a nova protagonista a descobrir o poder existente no acessório.

O futuro de Pikachu

Engana-se quem pensa que a saída de Ash e a chegada de novos heróis vai fazer com que Pokémon Horizontes abra mão do grande mascote de toda a franquia. O novo anime nem estreou, mas já foi confirmado que ela terá um Pikachu para chamar de seu.

Continua após a publicidade

No caso, o ratinho amarelo que se tornou o rosto da série por mais de 25 anos vai continuar aparecendo, mas não mais de forma tão central. Isso porque ele será companheiro de um dos novos personagens coadjuvantes do desenho.

Desta vez, as crianças protagonistas vão contar com a ajuda de um adulto responsável para monitorar o que elas estão fazendo. Friede é o Professor da temporada e vai auxiliar os jovens não só com seu conhecimento e experiência, mas também com seu pequeno Pikachu. Ou, melhor dizendo, o Capitão Pikachu, já que o Pokémon agora carrega um chapéu para ostentar sua nova patente.

Não se trata do mesmo Pikachu que a gente conhece, mas pode apostar que o anime não vai fazer muito esforço para diferenciá-los. Na verdade, é bem provável que a gente veja mais uma avalanche de produtos licenciados do monstrinhos, desta vez com seu novo adereço. É a prova de que, mesmo depois de 26 anos e do fim de alguns marcos, certas coisas não mudam.

Continua após a publicidade

Quando Pokémon Horizontes chega ao Brasil

Ainda não há previsão de quando Pokémon Horizontes chega ao Brasil, mas a própria Pokémon Company já começou a divulgar o trailer em português e com os nomes já localizados em nosso idioma, deixando claro que não deve demorar para que a temporada aporte por aqui.

Nessa divulgação inicial, a empresa destaca que o lançamento acontece ainda em 2023, mas não entrega uma data precisa. Assim, levando em conta que os primeiros episódios vão ao ar no Japão em 14 de abril, parece seguro apostar que veremos Liko e Rain iniciando sua jornada em meados do segundo semestre.