Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Black Mirror | Criador da série conta que usou ChatGPT para escrever um episódio

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Junho de 2023 às 12h30

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

A sexta temporada de Black Mirror ainda nem estreou na Netflix e já está dando o que falar. Após um hiato, a produção retorna à gigante do streaming neste mês de junho, para a alegria dos milhares de fãs que aguardam novas histórias intrigantes cuja tecnologia será o tema central.

Com isso em mente, o criador da série, Charlie Brooker, resolveu testar o ChatGPT — um dos novos softwares de IA (inteligência artificial) mais famosos do momento — e pediu para que ele escrevesse um episódio inteiro de Black Mirror.

Continua após a publicidade

O objetivo era testar a inteligência artificial e ver se ela realmente seria capaz de criar algo empolgante. Mas o resultado desapontou. Em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, Brooke contou o que achou do resultado:

“Eu brinquei um pouco com o ChatGPT. A primeira coisa que fiz foi digitar 'gerar episódio de Black Mirror ' e apareceu algo que, à primeira vista, parece plausível, mas, à segunda vista, é uma merd*, porque tudo o que é feito é procurar todas as sinopses dos episódios de Black Mirror e misturá-las. Então, se você cavar um pouco mais fundo, você verá 'Oh, não há realmente nenhum pensamento original real aqui'".

Por que o ChatGPT não criou uma história nova?

O descontentamento de Brooke tem uma explicação. A verdade é que o ChatGPT ainda não é capaz de criar uma história nova, e trabalha apenas com os conteúdos que já existem e já alimentaram a inteligência artificial. Desse modo, para criar algo, ele se baseou nas sinopses de episódios já existentes.

Continua após a publicidade

O sucesso de Black Mirror

Lançada em 2011, Black Mirror chamou a atenção por ser uma antologia que faz críticas às diversas tecnologias e a relação do ser humano com elas.

Continua após a publicidade

Cada episódio conta uma história diferente e a série pode ser assistida em ordem aleatória. A primeira temporada estreiou no Rotten Tomatoes com 84% de aprovação tanto da crítica especializada quanto do público comum.

Quando estreia a sexta temporada de Black Mirror?

Quem está empolgado para os novos episódios, não precisará esperar muito para assisti-los. A temporada 6 de Black Mirror chega à Netflix no dia 15 de junho.