As 10 melhores séries de ficção científica de todos os tempos

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação/NBC

Eleger um top 10 de todos os tempos de qualquer coisa é algo complicado. Isso porque caso você peça isso para cinco pessoas diferentes, provavelmente serão feitas cinco listas diferentes sobre o mesmo tema — ou seja, é difícil encontrar unanimidade.

Nós preparamos uma lista com as 10 séries de ficção científica que marcaram (ou ainda marcam) época e figuram, sem dúvida, entre os principais nomes do gênero até hoje. São produções imperdíveis para quem curte ficção científica sob diversos formatos e, para evitar ainda mais discussões sobre qual é melhor do que qual, a lista foi feita em ordem alfabética.

Confira:

1. Arquivo X (1993-2002)

Uma das mais famosas do grande público, a série Arquivo X, da Fox, foi ao ar durante nove temporadas (202 episódios). O sucesso foi tanto que a produção criada por Chris Carter ganhou outros formatos, como jogos eletrônicos e filmes, além de ter acumulado milhões de fãs ao redor de todo o planeta.

Top 10 séries ficção científica

Na obra, os agentes do FBI Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) são responsáveis pela investigação de casos que envolvem eventos paranormais, os chamados “Arquivos X”.

2. Battlestar Galactica (2003-2009)

Criada por Ronaldo D. Moore e inspirada na produção que iniciou em 1978, Battlestar Galactica foi ao ar durante quatro temporadas, totalizando 73 episódios. Na série, o espectador acompanha o fim do armistício que durou quatro décadas após a guerra envolvendo humanos e cyclons, os androides ciclopes criados para servir a raça humana.

Top 10 séries ficção científica

Após os cyclons atacarem as 12 colônias, milhares de pessoas conseguem escapar e se refugiam em Battlestar Galactica, uma espaçonave de combate que estava prestes a ser aposentada. Os refugiados então partem em uma viagem espacial rumo a um novo lar, mas antes devem sobreviver às investidas dos cyclons.

3. Doctor Who (1963-1989/2005-presente)

Outra febre entre os aficionados por ficção científica, Doctor Who foi ao ar pela primeira entre as décadas de 60 e 80, retornando à baila depois de mais de 15 anos, em 2005, e está no ar até hoje. Ao todo, já foram 34 temporadas e mais de 800 episódios transmitidos.

Top 10 séries ficção científica

Na série, você acompanha as aventuras do Doutor, um alienígena senhor do tempo vindo do planeta Gallifrey. Ele explora o universo a bordo da TARDIS, uma nave espacial e máquina do tempo senciente. Ao longo de sua jornada, o Doutor enfrenta uma série de inimigos e batalha para salvar as civilizações, além, é claro, de ajudar cidadãos comuns.

4. Firefly (2002)

Criada por Joss Whedon, o lendário criador de séries como Buffy: A Caça Vampiros e Angel, Firefly chegou à TV em 2002, em temporada única com 14 episódios. Apesar de uma vida curta, a série marcou por apesentar uma estética inspirada em westerns tradicionais, com cenários “retrofuturistas”.

Top 10 séries ficção científica

A série se passa no ano de 2517 e tinha como cenário diferentes planetas e luas. Nela, o espectador acompanha o núcleo principal do seriado a bordo da espaçonave Firefly Serenity. A obra de Whedon também se destacou por focar nos detalhes, servindo como uma sátira ao momento político do mundo.

5. Fringe (2008-2013)

Criada por J.J. Abrams, o mesmo criador de Lost, Fringe foi ao ar durante cinco temporadas e teve ao todo 100 episódios. Alegadamente inspirada em clássicos do gênero, como Arquivo X e Além da Imaginação, a série explora uma espécie de intersecção entre a realidade e a ficção científica.

Top 10 séries ficção científica

Na obra, você acompanha a história que se segue após um acidente aéreo na cidade de Boston. A agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) investiga um misterioso acidente de avião. Neste processo, ela conhece o gênio da ciência Walter Bishop (John Noble), que passou os últimos 17 anos internado em uma clínica psiquiátrica, mas que pode ajudar a responder as questões por trás de tudo.

6. Jornada nas Estrelas (1966-1969)

Criada por Gene Roddenberry, Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, no original) entrou para o imaginário de várias gerações trazendo ao mundo personagens clássicos e bordões que ficaram imortalizados — como o vulcaniano Spock e a sua saudação “vida longa e próspera \//”.

Top 10 séries ficção científica

Este sucesso absoluto, porém, não veio logo de cara e a série foi cancelada em 1969 devido ao baixo índice de audiência. A exibição original foi interrompida após três temporadas e 79 episódios. Jornada nas Estrelas decolou mesmo na década de 70, quando começou a ser reprisada, e se mantém viva até hoje.

7. Lost (2004-2010)

É muito provável que você que acompanha séries de TV já tenha ouvido falar em Lost, outra criação de J.J. Abrams. Jack, Sawyer, Locke, Hurley e sua turma sobreviveram à queda de um avião e se descobriram em uma ilha completamente misteriosa. A luta para se manter vivo e, claro, para sair do lugar culminou em uma série de eventos bizarros.

Top 10 séries ficção científica

O final da série é considerado genial por alguns e frustrante por outros, mas é fato que pouca gente passou incólume ao sucesso estrondoso que Lost fez durante os seus 121 episódios divididos em seis temporadas.

8. Orphan Black (2013-presente)

Idealizada por Graeme Manson e John Fawcett, Orphan Black estreou em 2013 e já teve duas temporadas (20 episódios ao todo). Ela já recebeu indicações e prêmios em inúmeros festivais e uma nova temporada vai ao ar neste ano.

Top 10 séries ficção científica

Na série, você acompanha a história de Sarah Manning (Tatiana Maslany), que presencia o suicídio de uma mulher idêntica a ela em uma estação de trem. A partir disso, Manning assume a identidade da mulher morta para resolver os seus problemas financeiros, mas as coisas começam a sair do controle quando ela se vê no centro de um grande mistério que vai mudar a sua vida.

9. Além da Imaginação (1959-1964)

Criada por Rod Serling, Além da Imaginação (ou The Twilight Zone, no original) durou cinco temporadas e teve ao todo 156 episódios. Depois, ela ganhou uma continuação, que foi de 1985 até 1989 e teve mais 110 episódios divididos em três temporadas.

Top 10 séries ficção científica

Servindo como uma espécie de sátira ao comportamento político e social da época, a série também tratava de temas como viagens no tempo, universos paralelos, alienígenas, vampiros e uma série de outros eventos sobrenaturais e inexplicados.

10. Stargate (1997-2007)

Por fim, a lista do nosso top 10 se encerra com Stargate, seriado criado por Brad Wright e Jonathan Glassner. Ela foi ao ar durante uma década e teve ao todo 214 episódios divididos em 10 temporadas. A franquia Stargate conta com vários filmes longa-metragem e outras séries.

Top 10 séries ficção científica

Na obra, uma dupla de militares embarca em uma missão secreta rumo ao planeta Abydos. Lá, eles encontram um cientista que havia sido deixado para trás e o pesquisador fez uma descoberta incrível: outras Stargates podem existir através da galáxia.

Lembrou de alguma série de ficção científica que não poderia ter ficado de fora desta lista? Ou então você tem a sua própria lista de favoritos? Não deixe de compartilhar isso com todo mundo escrevendo nos comentários logo abaixo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.