Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ahsoka | O que são os Bokken Jedi e como isso pode ditar o futuro de Star Wars

Por| Editado por Durval Ramos | 30 de Setembro de 2023 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Lucasfilm
Reprodução/Lucasfilm

No sexto episódio de Ahsoka, Baylan Skoll e sua aprendiz, Shin Hati, estão conversando sobre Ezra Bridger quando a jovem questiona seu mestre se ele chegou a conhecer o Jedi nos velhos tempos. Skoll revela que Ezra não era do seu tempo, que o rapaz era um Bokken Jedi, treinado fora das regras da velha Ordem.

Esse termo, Bokken Jedi, nunca havia sido utilizado para descrever esses Jedi que, basicamente, englobam todos os personagens que usam a Força desde Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith. Porém, além de agora eles terem um nome, essa descrição pode indicar como a saga Star Wars pode evoluir a partir desses personagens.

Os Jedi precisam acabar

Continua após a publicidade

Na trilogia prequel, que mostra a ascensão e queda de Anakin Skywalker, conhecemos melhor como eram os Jedi quando ainda faziam parte da elite da galáxia. Suas regras eram bastante engessadas, com a Ordem Jedi adotando crianças e assim começando seu treinamento.

O jovem Anakin, perto dos seus 10 anos, quase é recusado pela Ordem por ser "velho demais", sendo aceito apenas pela possibilidade de ser O Escolhido que traria equilíbrio à Força. Na puberdade, eles se tornavam aprendizes — ou Padawans — de um Mestre Jedi, até conseguirem se tornar um Cavaleiro Jedi.

Além disso, os Jedi tinham regras sobre como os cavaleiros deveriam se comportar, evitando contato com suas famílias e proibidos de ter relacionamentos, basicamente se tornando monges espaciais. Por causa dessas regras, Anakin Skywalker acaba sendo facilmente seduzido pelo lado sombrio da Força. Essa rigidez como algo nocivo e frágil é algo que a franquia sempre trabalhou ao longo de suas produções.

Continua após a publicidade

Anos depois, seu filho, Luke Skywalker, tentou recriar a Ordem Jedi como ela era antes de cair, falhando miseravelmente, como é mostrado em Star Wars: Os Últimos Jedi. É nesse filme que Luke aprende que deve deixar o passado para trás, dando lugar a uma possível nova doutrina. É então que ele acredita que os Jedi precisam acabar, mas não completamente.

E embora essa mudança de visão tenha revoltado parte dos fãs mais antigos, a ideia de mudar a estrutura e a filosofia Jedi em relação a tudo o que a gente conhecia é algo que a série vem tentando estabelecer já há algum tempo — e que ganha forma agora em Ahsoka com os Bokken Jedi.

Continua após a publicidade

Bokken Jedi são o futuro da saga

Como comentamos, praticamente todos os Jedi desde o Episódio III podem ser considerados Bokken Jedi, já que nenhum deles foi treinado exatamente pelas mesmas regras da antiga Ordem Jedi. Kanan Jarrus, mestre de Ezra, não era nem um cavaleiro Jedi formado antes de começar o treinamento do jovem, por exemplo.

E não é o único. Sabine Wren é treinada por Ahsoka, já adulta e sem grande sensibilidade à Força. Luke Skywalker começou seu treinamento perto dos 20 anos no meio de um pântano e até mesmo o Mestre Yoda deixou as regras para trás quando o tomou como aprendiz.

Continua após a publicidade

Em Os Últimos Jedi, isso fica ainda mais claro. Rey nunca teve um treinamento Jedi, mas acaba seguindo pelos caminhos da Força. Ezra, Luke e Rey ajudaram a salvar o universo, mesmo sem um treinamento pelos preceitos da Ordem Jedi. Todos foram seduzidos pelo lado sombrio, mas todos conseguiram ser fortes para lutar e continuar no caminho da luz.

Enquanto isso, cavaleiros formados deixaram uma ameaça como o Imperador Palpatine crescer do seu lado sem perceber e vários foram seduzidos pelo lado sombrio. Até Star Wars: Os Últimos Jedi, um filme que foi extremamente criticado por uma parcela de fãs, existia uma mística sobre o que deveria ser um Jedi.

O longa mostrou exatamente o que a saga precisa fazer para prosperar. Deixar o passado para trás e seguir um novo caminho. Em Ahsoka, ao dar nome aos Jedi que foram treinados diferentemente, mas que se tornaram verdadeiros heróis da galáxia, fica claro que o futuro que devemos ver no filme em que Rey deverá buscar novos sensitivos à Força, está nas mãos de Bokken Jedi. Considerando o seu histórico, isso é ótimo!

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, a introdução dessa nova categoria de personagens pode ser um grande indicativo do que a Lucasfilm, Dave Filoni e sua equipe pretendem para o futuro de Star Wars. Em linhas gerais, os Bokken podem ser a oportunidade de ouro do estúdio rever muitos todos os conceitos que os fãs adotaram como dogmas e finalmente se livrar das amarras que impedem que a saga siga em frente.

Boa parte a rejeição que uma parcela do público tem com Os Últimos Jedi está justamente nessa tentativa de desconstruir o Jedi, alegando que a classe jamais faria isso ou aquilo em um momento em que não faz mais sentido pensar na Ordem e nos seus preceitos que a própria série já trabalhou como a causa da queda da religião. Assim, os Bokken podem ser mesmo a solução para deixar essa picuinha para trás e levar Star Wars adiante.

E a chance está no vindouro filme protagonizado por Rey. Já foi confirmado que o longa vai se passar 15 anos após os eventos de A Ascensão Skywalker e, apesar do jeito terrível que Episódio IX acabou, a Lucasfilm tem nas mãos a oportunidade de usar essa heroína já mais velha e sem essa bagagem de Ordem Jedi e todas as tradições do período da República para criar uma nova relação com a Força — transformando os Bokken no novo padrão de heróis da galáxia.

Dessa forma, de forma até bastante despretensiosa, Ahsoka pode ter plantado uma ideia que ainda vai reverberam muito no futuro da franquia. É algo com muito potencial, mas que ainda depende de bons roteiros e de um pouco de desprendimento da Lucasfilm e dos fãs.