Agatha Desde Sempre | O que você precisa lembrar para ver a nova série da Marvel
Por Claudio Yuge |
Foram apenas três anos entre o fim de WandaVision e o começo de uma sequência na forma de spin-off, mas parece que foi uma vida toda para os fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). Agatha Desde Sempre finalmente estreia nesta quarta-feira, na plataforma de streaming Disney+, e vem para dar sequência às tramas envolvendo as bruxas da Casa das Ideias, expandindo o cantinho mágico e sobrenatural nas telinhas e telonas.
- WandaVision | Quem é Agatha Harkness e quais são seus poderes nas HQs da Marvel?
- WandaVision | Wanda pode ser o primeiro ‘Ser Nexus’ revelado no MCU; entenda
- Crítica | WandaVision encanta e expande MCU, mas final deixa a desejar
Antes de mais nada, vale destacar que a grande expectativa sobre Agatha Desde Sempre se dá por conta das várias linhas de narrativa que ficaram soltas ao final de WandaVision, que sofreu com a ansiedade do público em seu lançamento. Na época, estávamos saindo da pandemia de covid e de um hiato de dois anos sem atrações do MCU. Por conta disso, a sériesobre Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) foi cercada de especulações, muitas das quais não se concretizaram.
Depois disso, muita coisa que ficou solta depois de WandaVision chegou a ter continuidade em outras séries e filmes, mas apenas os fãs que continuaram se dedicando a conectar tudo é que deve se lembrar com mais detalhes — e, mesmo assim, muita gente esqueceu da cronologia de eventos.
Então, antes de embarcar em Agatha Desde Sempre, aqui vão alguns pontos importantes para não chegar “boiando” ao ligar o Disney+ nos dois primeiros episódios. Bem, o derivado tem o mesmo criador de WandaVision, Jac Schaeffer, e, desta vez, é centrada na antagonista Agatha, uma bruxa das trevas que empunhava um livro chamado Darkhold e tentou roubar os poderes da Vingadora Wanda Maximoff.
Agora, Agatha Harkness (Kathryn Hahn) escapa do feitiço de Wanda e reúne seu próprio grupo em uma missão para recuperar seus poderes. Aubrey Plaza, Joe Locke, Sasheer Zamata, Ali Ahn e Patti LuPone interpretam as bruxas que unem forças para percorrer algo chamado Estrada das Bruxas.
O que aconteceu em WandaVision?
Em WandaVision, a Vingadora Wanda Maximoff visita Westview, Nova Jersey, onde seu amante, o sintozoide Visão (Paul Bettany), planejava construir uma casa para ambos. Quem viu Vingadores: Guerra Infinita sabe que esse sonho foi interrompido quando o herói sacrificou-se, pedindo a Wanda para arrancar a Joia da Mente de sua cabeça.
O fato de Thanos (Josh Brolin) ter voltado no tempo para pegar a Joia da Mente de certa forma tornou o sacrifício em vão, o que deixou Wanda extremamente perturbada. Impulsionada por uma onda de imensa dor, ao chegar em Westview, a Feiticeira Escarlate manipula a realidade de toda a cidade e controla mentalmente todos os residentes.
Ao fazer isso, ela consegue ressuscitar o Visão e, inesperadamente, dá à luz a seus filhos gêmeos, inicialmente imaginários. O quarteto segue, então, em uma artificial vida suburbana impecável, em uma realidade inspirada em comédias reais que marcaram a TV estadunidense em várias décadas.
Perto do final, Wanda descobre que sua intrometida vizinha Agatha é uma bruxa que vem tentando roubar seus poderes. A vilã revela que a heroína era, na verdade, a Feiticeira Escarlate, uma lendária usuária de magia citada no Darkhold, o livro proibido das sombrias Magias do Caos.
Agatha, que pode roubar os poderes de outras bruxas quando atacada por elas, tenta manter os filhos de Wanda como reféns. Mas a vilã é derrotada, com a punição de viver um delírio cíclico em sua própria mente.
A essa altura, Wanda dá sinais de corrupção de poder; ela só liberta os habitantes da cidade de Westview quando o Visão implora para que ela faça isso. No processo, a Feiticeira Escarlate precisa matar mais uma vez seu marido, agora na versão imaginária, assim como seus filhos artificiais.
A conclusão é um tanto quanto sombria, pois ela ouve o chamado de seus filhos imaginários; e parece determinada a aumentar seus poderes para encontrá-los, usando os sombrios caminhos do Darkhold.
Wanda se corrompe com o Darkhold e vira vilã
O Darkhold é um conhecido artefato do Universo Marvel, e, como ganhou importância no MCU, a Casa das Ideias fez questão de detalhar melhor sua conexão com a Magia do Caos, assim como Chton. O deus ancião criou o objeto, também conhecido como Livro dos Condenados (ou Livro dos Amaldiçoados e Livro dos Pecados), para servir como fonte de invocação de males e criaturas horrendas sobrenaturais.
Wanda usa os feitiços em uma tentativa desesperada de reunir seus filhos, e isso é o que move a trama do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, lançado em 2022. Para realizar seus planos, a agora vilã tenta capturar uma jovem chamada America Chavez (Xochitl Gomez), que possui o poder de realizar saltos multiversais.
A Feiticeira Escarlate acredita que pode usar os poderes de Miss America para evocar seus filhos, a partir de uma linha temporal paralela. Só que a jovem está sob a proteção do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), e Wanda usa o Darkhold para “caminhar nos sonhos”, ou habitar outra versão de si mesma em um universo alternativo. É dessa maneira que ela consegue perseguir a dupla através do multiverso.
Durante a trama, uma feiticeira sacrifica-se para destruir o Darkhold e impedir Wanda de caminhar nos sonhos. Isso força a agora vilã a viajar para uma montanha que é a fonte do poder do Darkhold, e, assim, restaurar suas habilidades.
Doutor Estranho, então, obtém o poderoso Livro de Vishanti, a antítese do Darkhold. Mas Wanda consegue destruir o artefato, obrigando Strange a buscar uma versão do próprio Darkhold, em posse de uma variante de si mesmo em outra Terra — o que cobra parte de sua sanidade.
Depois de uma batalha que envolve os poderes de America Chavez, Wanda finalmente percebe o erro de seus atos quando seus próprios filhos encontrados em um universo paralelo se encolhem de medo dela, em vez de abraçá-la. Ao notar que se transformou em um monstro, a Feiticeira Escarlate derruba uma montanha em cima de si mesma, aparentemente destruindo todos os Darkholds em todos os universos.
Agatha recobra a consciência e recomeça sua jornada
Com Wanda aparentemente morta, Agatha consegue escapar do feitiço que a aprisiona em sua própria mente. Contudo, as prévias de Agatha Desde Sempre sugerem que sua liberdade está conectada a sete figuras encapuzadas, que podem ser os Sete de Salem.
Nos quadrinhos, Agatha tem um filho satânico chamado Nicholas Scratch, que possui sete filhos, justamente os Sete de Salem. Nos quadrinhos, a batalha entre a bruxa e esse grupo envolve o Quarteto Fantástico, contudo, na série, isso deve ser diferente, já que ainda não temos a família de heróis integrados à continuidade principal do MCU.
Em WandaVision vimos que Agatha foi levada a julgamento em Salem por outras bruxas por praticar bruxaria sombria acima de sua posição. Agatha conseguiu matar todas que planejavam puni-la, inclusive sua mãe. Isso leva a crer que os Sete de Salem estejam de alguma forma relacionados com os assassinatos.
Agora resta curtir os primeiros episódios de Agatha Desde Sempre e retomar a trama que começou e 2021, e, finalmente, tem uma continuidade no MCU, com surpresas que prometem também relacionar os filhos perdidos de Wanda.