Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A Casa do Dragão | Personagem deu um enorme spoiler da série e você não percebeu

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Setembro de 2022 às 18h00

Link copiado!

HBO
HBO

Você pode até tentar escapar, mas os spoilers de A Casa do Dragão estão dentro do próprio roteiro. O sexto episódio do seriado apresentou uma nova leva de personagens e, entre eles, uma capaz de prever o futuro. E, sem que você tenha se dado conta, ela revelou uma das grandes reviravoltas da história e o destino de um dos Targaryens — além de indicar o destino final de Westeros.

Estamos falando de ninguém menos do que Helaena Targaryen (Evie Allen), a segunda filha do Rei Viserys I (Paddy Considine) com Alicent Hightower (Olivia Cooke). A garota apareceu muito rapidamente na série, mas foi o suficiente para plantar muitas dúvidas na cabeça do público com falas enigmáticas e um estranho gosto por insetos.

Só que nada disso é por acaso. Por trás de seu tom misterioso, ela já indica pontos que a história tanto de A Casa do Dragão como de todo o universo de Game of Thrones vão encaminhar. Em outras palavras: você levou um spoiler e nem viu.

Continua após a publicidade

Os sonhadores Targaryen

Antes de qualquer coisa, é preciso pontuar que você já levou outros spoilers de A Casa do Dragão já em Game of Thrones. Por ser uma trama que se passa séculos antes da história de Daenerys e Jon Snow, todos os eventos que estamos vendo agora já são bem conhecidos na série original. E, por isso mesmo, eles nunca foram comedidos na hora de revelar quem vence, quem perde e quem morre na tal Dança dos Dragões.

Continua após a publicidade

Só que, naquela época, quase ninguém pescou essas informações por não ter ideia de quem era Rhaenyra, Aegon II e nenhum dos personagens que estamos conhecendo só agora. No entanto, o que A Casa do Dragão fez com Helaena no episódio 6 é um pouco mais direto: ela fala do destino de personagens que já estão em cena.

Mas como ela faz isso? Enquanto a gente já sabe a conclusão desse conflito por causa do livro Fogo & Sangue ou mesmo pelas informações que Game of Thrones forneceu, a princesa Targaryen traz essas revelações a partir de outro meio: o Sonho dos Dragões.

Trata-se de uma característica bastante peculiar dos Targaryen, uma habilidade que apenas alguns membros da família desenvolvem — em maior ou menor grau — de prever o futuro a partir desses sonhos premonitórios.

Continua após a publicidade

A gente já viu isso algumas vezes. Ainda em A Casa do Dragão, o Rei Viserys falou que sonhou com um homem usando a coroa de Aegon, o Conquistador e que ele seria o Príncipe Prometido — algo que ecoa séculos depois com o príncipe Rhaegar, pai de Jon Snow, falar sobre um sonho de uma Canção de Gelo e Fogo sobre seu filho. Já em Game of Thrones, Daenerys tem alguns sonhos que revelam desde a morte de Robb Stark até a chegada dos Caminhantes Brancos a Westeros.

Na série original, esses sonhos premonitórios não chegam a ser muito explorados, sendo mais um elemento místico dentro da trama do que realmente essa característica ligada à dinastia dos Targaryen. Só que os livros detalham isso um pouco mais, revelando que os Senhores dos Dragões abandonaram a Antigas Valíria por causa das visões que Daenys, a Sonhadora teve sobre o fim que se aproximava.

Atenção! A partir daqui, haverá spoilers sobre o futuro de A Casa do Dragão!

O spoiler de Helaena em A Casa do Dragão

Continua após a publicidade

Dito isso, chegamos a Helaena Targaryen, a jovem princesa que mal teve mais do que três minutos de cena até agora. Contudo, sua breve participação foi bastante emblemática por indicar o que vai acontecer com seu irmão mais novo, o príncipe Aemond (Leo Ashton).

Os dois interagem muito brevemente logo após o garoto tentar invadir a câmara dos dragões em Porto Real por causa do bullying feito por seu irmão e sobrinhos. Depois da cena do porco, ele invade a câmera e é quase incinerado por um dos monstros dos Targaryen. Em seguida, é levado até sua mãe para levar o bom e velho esporro — e é nesse momento que a princesa começa a dar spoilers.

Alicent briga com o garoto e diz que ele é obcecado por dragões e que não deveria mais fazer aquilo. Em seguida, a rainha tenta acalmar o menino e diz que ele terá um dragão um dia. Imediatamente, a câmera corta para Helaena que solta uma frase bastante solta: “Ele terá que fechar um olho”.

Continua após a publicidade

A princípio, parece ser apenas uma provocação entre irmãos ou alguma fala solta envolvendo sua observação de insetos. Contudo, há um enorme significado no diálogo relacionado ao futuro do próprio Aemond.

Dentro da história de Fogo & Sangue sobre a Dança dos Dragões, o caçula de Alicent realmente consegue o seu dragão, mas também perde um olho. Assim, sem que você tenha se dado conta, a própria série jogou um grande spoiler no seu colo.

O dragão que Aemond vai domar é nada menos do que Vhagar, uma das maiores e mais antigas feras vivas nesse momento da história. Trata-se do mesmo dragão que era montado por Laena Velaryon (Nanna Blondell) e que ela usou para tirar a própria vida no final do episódio.

Continua após a publicidade

Muito em breve, após a morte de seu cunhado Laenor Velaryon (John Mcmillan), veremos os Targaryen irem ao velório em Pedra do Dragão e, lá, o garoto vai se sentir desafiado pelo próprio pai a domar o dragão sem dono. Só que ele faz isso escondido e é quando as coisas desandam.

Na sua tentativa de domar Vhagar, Aemond é visto pelo seu sobrinho mais novo, Joffrey — o bebê que acabou de nascer no episódio 6. Para fazer a criança calar a boca, ele bate no menino e chega a colocá-lo em um monte de cocô de dragão. Com isso, os outros filhos de Rhaenyra chegam para ver o que está acontecendo e eles começam a lutar.

Mesmo usando espadas de madeira, a confusão foge do controle quando Aemond parte pra ofensa e chama os sobrinhos de Strong — ou seja, jogando na cara que eles são bastardos de Harwin Strong e não filhos de Laenor. Com isso, o filho mais velho da herdeira do Trono de Ferro parte para cima do tio e arranca o olho direito do príncipe.

Com isso, ele realmente “fecha o olho”, como Helaena profetizou, e também conquista o seu dragão. E essas duas características vão ser fundamentais naquilo que o personagem vai se tornar desse ponto em diante, já que tanto sua habilidade com Vhagar quanto seu característico tapa-olho vão se tornar marcantes para o futuro da história.

Continua após a publicidade

Quando isso vai acontecer?

Para ser bem honesto, é muito provável que a gente veja essa reviravolta acontecer muito em breve. Como tudo isso se passa quando Aemond ainda é criança, o roubo de Vhagar e a perda do olho devem acontecer ainda nesta temporada. E, levando em conta que faltam só mais quatro episódios, pode apostar essa reviravolta para as próximas duas semanas.

Isso porque A Casa do Dragão vai ter mais uma passagem de tempo muito em breve. Essas crianças ainda precisam crescer e já sabemos que os atores que vão interpretar versões mais velhas de Aegon II e até do próprio Aemond já foram escalados, indicando que a temporada deve acabar já com esses jovens na fase adulta — possivelmente levando para a Dança dos Dragões que todos querem ver.

Continua após a publicidade

A outra profecia

Na mesma cena em que fala sobre Aemond fechar o olho, Helaena traz outra fala desconexa sobre o contexto geral da cena. Enquanto sua mãe briga com o filho que quase foi morto por um dragão, a princesa olha para o inseto em sua mãe e constata que “o último anel não tem pernas”. Mas o que diabos ela quis dizer com isso?

Nesse caso, não há um consenso exato sobre o que exatamente ela está dizendo. Parte dos fãs acredita que ela está comentando sobre o futuro de seu outro irmão, Aegon II, ao final da Dança dos Dragões, quando ele está lutando em cima de Sunfyre e, para evitar ser morto, se joga e acaba quebrando as duas pernas.

Ao mesmo tempo, há também quem veja na profecia da garota uma menção a Bran Stark, que terminou Game of Thrones sendo aclamado rei de Westeros. E, levando em conta que ele foi escolhido a partir de uma votação, ele é tecnicamente o último rei antes de uma mudança de regime — o que faria sentido a fala de o último não ter pernas.

Continua após a publicidade

A Casa do Dragão está no catálogo da HBO Max.