Publicidade

7 séries históricas que recriam guerras, impérios e revoluções

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/History, Netflix e Disney+
Divulgação/History, Netflix e Disney+

Uma das maneiras mais dinâmicas (e também divertidas) de entender como o mundo era há dezenas, centenas ou milhares de anos é através da ficção histórica. Vestimentas, política, realeza, guerras, disputas, romances e outros elementos de épocas passadas sempre são retratados em produções audiovisuais, saciando a curiosidade do espectador sobre eras não vividas através da ficcionalização de acontecimentos importantes da história humana. A televisão, por exemplo, está recheada de programas desse tipo para quem gosta do tema.

Séries históricas para maratonar

Se você está em busca de uma empolgante série histórica para maratonar, o Canaltech selecionou 7 títulos que usam a ficção para recriar conflitos, impérios, revoluções, governos marcantes e acontecimentos históricos. Confira mais detalhes a seguir:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • The Crown
  • The Gilded Age
  • Vikings
  • Chernobyl
  • Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
  • The Great
  • The Tudors

The Crown

Para quem ama acompanhar as fofocas da realeza britânica, nada melhor do que dar play na série The Crown. Sucesso da Netflix, o programa emplacou no streaming seis temporadas que acompanham o governo de Elizabeth II em diferentes momentos de sua vida, indo desde o início do reinado até momentos cruciais da atualidade, mostrando como a monarca ajudou a moldar o mundo tal qual o conhecemos hoje em dia.

A série conta com as atrizes Claire Foy (Millennium: A Garota na Teia de Aranha), Olivia Colman (A Favorita) e Imelda Staunton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) interpretando a Rainha em diferentes fases da vida dela, abordando acontecimentos históricos, polêmicas, romances e decisões impactantes que marcaram seu reinado.

As seis temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.

The Gilded Age

Atualmente na terceira temporada, The Gilded Age é uma pérola escondida da HBO que usa a ficção para falar de momentos importantes da história dos Estados Unidos. Ambientada na década de 1880, a trama se passa durante o que ficou conhecido como “Era Dourada” no país, momento de intenso crescimento econômico e financeiro em Nova York.

Continua após a publicidade

Com Carrie Coon (The Leftovers), Cynthia Nixon (Sex and the City) e Christine Baranski (Mamma Mia!) no elenco, a série explora as mudanças socioeconômicas da época, assim como as tensões entre tradição e modernidade, a partir da jornada de Marian Brook (Louisa Gummer), uma jovem órfã que se muda para Nova York para viver com as tias, entrando em um mundo de luxo e privilégios até então desconhecido por ela. Enquanto isso, ela também embarca nos dramas da família Russell, novos ricos que estão ascendendo socialmente e que entram em uma guerra social com sua família.

As duas temporadas de The Gilded Age estão disponíveis na HBO Max. A terceira temporada está sendo exibida pela emissora atualmente com episódios semanais.

Vikings

Continua após a publicidade

Quem gosta de histórias que exploram a cultura nórdica não pode deixar de maratonar a série Vikings. Com seis temporadas na bagagem, o programa fez um baita sucesso entre os espectadores durante seus anos de exibição, acompanhando a intensa trajetória dos navegadores nórdicos que conquistaram territórios durante a época medieval.

Usando esse contexto como pano de fundo, Vikings acompanha as explorações escandinavas a partir do ponto de vista de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um fazendeiro viking que embarca em uma jornada para ampliar o domínio de seu povo pelo mundo, desafiando líderes e criando conflitos durante sua busca por novas terras e riqueza.

Além de mostrar o lado das guerras, a série também mostra a cultura, as crenças e a rotina dos vikings, mais um argumento a favor para quem curte o assunto e gosta de assistir a produções do gênero.

Continua após a publicidade

As seis temporadas de Vikings estão disponíveis na Netflix.

Chernobyl

Uma das produções mais elogiadas dos últimos tempos, a minissérie Chernobyl também pode interessar aqueles que gostam de ficção histórica. Criada por Craig Mazin (The Last of Us), o programa narra, em cinco episódios, como aconteceu o catastrófico desastre nuclear de 1986 na União Soviética e os desdobramentos daquele que se tornaria o acidente nuclear mais trágico da história da humanidade.

Continua após a publicidade

Partindo de como o desastre na usina nuclear aconteceu até as terríveis consequências do acidente na Europa, Chernobyl explora o escândalo que o ocorrido provocou no mundo, assim como mostra o sacrifício daqueles que ajudaram a salvar o continente de uma tragédia ainda maior.

Chernobyl está disponível na HBO Max.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Se você gosta de saber tudo sobre a história do Japão, então a série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é perfeita para a sua maratona de fim de semana. Premiado 18 vezes no Emmy, o programa chamou atenção do público em 2024 por retratar um período intenso do país asiático, apostando em uma escala grandiosa que caiu no gosto de todo mundo que assistiu à produção.

Continua após a publicidade

Situada no Japão na década de 1600, Xógum explora a época em que as grandes navegações davam o ponto de partida na conquista de novos mundos. Inspirado no livro de James Clavell, a trama acompanha Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada), o lorde da região de Kantō que luta por sua vida quando seus inimigos no Conselho dos Regentes se unem contra ele.

Mas a complicada situação toma um novo rumo quando um navio europeu misterioso é encontrado em um vilarejo de pescadores, revelando o capitão inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis), um homem que pode ajudar Toranaga a equilibrar a balança de poder com seus conhecimentos.

A primeira temporada de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão está disponível no Disney+.

Continua após a publicidade

The Great

Estrelada por Elle Fanning (Um Completo Desconhecido) e Nicholas Hoult (Superman), a série The Great mistura drama e comédia para ficcionalizar (vagamente) a vida de Catarina, a Grande, a mais icônica imperatriz da história da Rússia. Apostando no absurdo, o programa foi exibido por três temporadas, que tratam de alguns dos principais acontecimentos da jornada de Catarina por um viés bastante sarcástico.

Na trama, acompanhamos Catherine (Elle Fanning), uma jovem que se casa com Peter (Nicholas Hoult), o governante da Rússia, tornando-se imperatriz do país. Cheia de sonhos e expectativas, Catherine logo descobre que nada é como ela esperava, percebendo que Peter não é o marido ideal que imaginava. Assim, tensões começam a surgir entre os dois, fazendo com que Catherine comece a pensar em dar um fim no esposo para comandar o país livremente.

Continua após a publicidade

The Great não está disponível para streaming no Brasil atualmente.

The Tudors

Falando em reinados polêmicos e grandiosos, outra série que explora o governo de uma figura histórica icônica é The Tudors. Estrelada por Jonathan Rhys Meyers (Dupla Implacável), a série retrata o reinado de Henrique VIII, que foi um dos reis mais famosos da história britânica.

Continua após a publicidade

Ambientada no século XVI, The Tudors ficcionaliza o reinado de Henrique VIII (Jonathan Rhys Meyers) ao longo de quatro temporadas, explorando os romances, as intrigas e os escândalos da corte real inglesa na época, apostando em figurinos impressionantes para narrar alguns dos principais acontecimentos do governo do monarca.

The Tudors não está disponível para streaming no Brasil atualmente.

Leia também: