10 séries de ficção científica que todo fã do gênero precisa conhecer
Por Guilherme Haas • Editado por Claudio Yuge | •

Independente do formato, a ficção científica sempre foi um dos gêneros mais interessantes e prolíficos da arte de criar histórias, especialmente na televisão. Seja sobre viagens espaciais ou invasões alienígenas, diversas séries de TV levam o público para universos alternativos, tecnológicos e futuristas de diferentes maneiras, tornando-se obras extremamente influentes dentro e fora do próprio gênero.
- 12 séries de ficção científica para assistir no Apple TV+
- 6 conceitos da ficção científica que podem ser reais
Séries essenciais de ficção científica para maratonar
Se você é fã do gênero e está em busca de uma boa história de ficção científica para maratonar, o Canaltech selecionou 10 séries do formato que marcaram (ou ainda marcam) época e figuram, sem dúvida, entre os principais nomes do gênero. Confira mais detalhes sobre as séries abaixo:
- Arquivo X
- Battlestar Galactica
- Doctor Who
- Fringe
- Jornada nas Estrelas
- Lost
- Orphan Black
- Além da Imaginação
- Ruptura
- Westworld
Arquivo X
Uma das mais famosas do grande público, a série original de Arquivo X foi exibida durante nove temporadas, recebendo mais dois capítulos em um revival lançado em 2016. Lançada na década de 1990, o sucesso foi tanto que a produção criada por Chris Carter ganhou outros formatos, como jogos eletrônicos e filmes, além de ter acumulado milhões de fãs ao redor de todo o planeta.
Na obra, os agentes do FBI Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) são responsáveis pela investigação de casos que envolvem eventos paranormais, os chamados Arquivos X, caindo em situações inusitadas e bastante misteriosas.
Arquivo X está disponível para streaming no Disney+.
Battlestar Galactica
Criada por Ronaldo D. Moore e inspirada na produção original de 1978, Battlestar Galactica foi exibida durante quatro temporadas, totalizando 73 episódios nos anos 2000. Na série, o espectador acompanha o fim do armistício que durou quatro décadas após a guerra envolvendo humanos e Cylons, os androides ciclopes criados para servir a raça humana.
Após os Cylons atacarem as 12 colônias, milhares de pessoas conseguem escapar, refugiando-se em Battlestar Galactica, uma espaçonave de combate que estava prestes a ser aposentada. Os refugiados, então, partem em uma viagem espacial rumo a um novo lar, mas antes devem sobreviver às investidas dos Cylons.
Battlestar Galactica não está disponível para streaming no Brasil.
Doctor Who
Outra febre entre os aficionados por ficção científica, Doctor Who foi ao ar pela primeira vez entre as décadas de 1960 e 1980, voltando à ativa em 2005 e ganhando uma nova versão em 2024 em uma parceria da BBC com o Disney+.
Na série, acompanhamos as aventuras do Doutor, um alienígena vindo do planeta Gallifrey que explora o universo a bordo da TARDIS, uma nave espacial e máquina do tempo senciente. Ao longo de sua jornada, o Doutor enfrenta uma série de inimigos e batalha para salvar as civilizações, ajudando os cidadãos comuns.
A série clássica dos anos 1960 de Doctor Who não está disponível para streaming no Brasil. A versão de 2005 também não está disponível para streaming, enquanto a versão de 2024 está disponível no Disney+.
Fringe
Criada por J.J. Abrams, o mesmo criador de Lost, Fringe foi ao ar durante cinco temporadas e teve ao todo 100 episódios. Alegadamente inspirada em clássicos do gênero, como Arquivo X e Além da Imaginação, a série explora uma espécie de intersecção entre a realidade e a ficção científica.
Na obra, o espectador acompanha a história que se segue após um acidente aéreo na cidade de Boston, onde a agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) investiga um misterioso acidente de avião. Neste processo, ela conhece o gênio da ciência Walter Bishop (John Noble), que passou os últimos 17 anos internado em uma clínica psiquiátrica, mas que pode ajudá-la a responder às questões por trás de tudo.
Fringe não está disponível para streaming no Brasil.
Jornada nas Estrelas
Criada por Gene Roddenberry, a clássica série de Jornada nas Estrelas (ou Star Trek, no original) entrou para o imaginário de várias gerações na década de 1960 trazendo ao mundo personagens clássicos e bordões que ficaram imortalizados, como o vulcaniano Spock e a sua saudação “vida longa e próspera”.
Este sucesso absoluto, porém, não veio logo de cara, e a série foi cancelada em 1969 devido ao baixo índice de audiência. A exibição original foi interrompida após três temporadas e 79 episódios, mas Jornada nas Estrelas decolou na década de 1970, quando começou a ser reprisada, mantendo-se viva até hoje.
Jornada nas Estrelas está disponível para streaming no Paramount+.
Lost
É muito provável que, se você acompanha séries de TV, já tenha ouvido falar de Lost, outra criação de J.J. Abrams. Jack, Sawyer, Locke, Hurley e sua turma sobreviveram à queda de um avião e se descobriram em uma ilha completamente misteriosa. A luta para se manter vivo e, claro, para sair do lugar culminou em uma série de eventos bizarros.
O final da produção é considerado genial por alguns e frustrante por outros, mas é fato que pouca gente passou incólume ao sucesso estrondoso que Lost fez durante os seus 121 episódios divididos em seis temporadas.
Lost está disponível para streaming na Netflix e no Disney+.
Orphan Black
Idealizada por Graeme Manson e John Fawcett, Orphan Black estreou em 2013, sendo exibida por cinco temporadas. Aclamada na indústria televisiva, a produção é uma boa pedida para quem adora uma ficção científica repleta de mistérios.
Na série, acompanhamos a história de Sarah Manning (Tatiana Maslany), que presencia o suicídio de uma mulher idêntica a ela em uma estação de trem. A partir disso, Manning assume a identidade da mulher morta para resolver os seus problemas financeiros, mas as coisas começam a sair do controle quando ela se vê no centro de um grande mistério que transforma sua vida.
Orphan Black não está disponível para streaming no Brasil.
Além da Imaginação
Criada por Rod Serling, Além da Imaginação (ou The Twilight Zone, no original) durou cinco temporadas e teve, ao todo, 156 episódios. Depois, ela ganhou uma continuação, que foi de 1985 até 1989 e teve mais 110 episódios divididos em três temporadas, recebendo mais um revival em 2019 idealizado por Jordan Peele.
Servindo como uma espécie de sátira ao comportamento político e social da época, a série tratava de temas como viagens no tempo, universos paralelos, alienígenas, vampiros e uma leva de outros eventos sobrenaturais e inexplicáveis.
Além da Imaginação está disponível na Oldflix.
Ruptura
Uma das séries de ficção científica mais populares da atualidade, Ruptura fez sucesso na Apple TV+ com uma trama misteriosa que fica cada vez mais intrigante a cada nova temporada. Se você curte ficção científica, certamente vai se encantar pelo universo de Ruptura.
Na série, Mark (Adam Scott) é o líder de uma equipe de funcionários cujas memórias foram cirurgicamente divididas entre vida profissional e pessoal, fazendo com que, quando estão no escritório, eles não se lembrem da vida em casa, e vice-versa. Mas quando coisas misteriosas começam a acontecer no local, Mark embarca em uma jornada perigosa para descobrir a verdade por trás da corporação onde trabalha.
Ruptura está disponível na Apple TV+.
Westworld
Desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy, Westworld chegou ao mundo em 2016 pela HBO. Inspirada no filme homônimo de ficção científica de 1973, a produção recebeu quatro temporadas que exploraram diversas temáticas populares do gênero, usando questionamentos filosóficos e éticos.
Em Westworld, conhecemos um parque de diversões povoado por robôs que permite aos visitantes realizarem suas fantasias mais profundas e sombrias. Mas quando os androides começam a tomar consciência do que está acontecendo com eles, as consequências se tornam devastadoras.
Westworld não está disponível para streaming no Brasil.
Leia também: