Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 já tem vários links falsos com malwares; veja como evitá-los

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Julho de 2021 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Ainda em processo de desenvolvimento, o Windows 11 gera curiosidade entre aqueles que desejam ver o quanto antes seus recursos e interface remodelada. Se aproveitando desse desejo, diversos golpistas têm prometido o download gratuito da versão de testes da plataforma — que, ao ser realizado, infecta a máquina com malwares e outros problemas.

Uma análise conduzida pela Kaspersky mostra que o trabalho dos cibercriminosos pode ser bastante convincente. Um instalador falso detectado pela empresa tinha um tamanho convincente (1,75 GB), que na prática era constituído somente de um arquivo DLL com diversas informações inúteis que só ocupavam espaço.

Continua após a publicidade

Ao executar o pacote falso, o download de outros pacotes que infectam a máquina de programas maliciosos que a recheiam de propagandas é iniciado. O golpe é convincente e imita até mesmo as janelas de instalação do Windows, com direito a termos de serviço próprios e avisos de que alguns “softwares patrocinados” vão ser baixados.

Como baixar o Windows 11 com segurança

Embora imagens do Windows 11 existam na internet e possam ser baixadas sem riscos, o método mais seguro continua sendo recorrer às soluções oficiais da Microsoft. Atualmente, ela oferece os testes do sistema operacional para quem está participando de seu programa Windows Insider — clique aqui para se inscrever.

Continua após a publicidade

Feita a inscrição, inicie o Windows e vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Insider Program. O download vai acontecer pelo próprio Windows Update, que iniciará a instalação da nova versão do sistema operacional assim que o processo de transferência for concluído e você der sua autorização.

A Kaspersky afirma que já detectou centenas de tentativas de infecções relacionadas ao Windows 11, e recomenda que todos tenham soluções de segurança atualizadas em suas máquinas como forma de combatê-las. A empresa não tem recomendações de proteção específicas para a versão de testes, mas observa que o ideal não é usá-la em sua máquina principal, por a plataforma ainda está sujeita a instabilidades.

Fonte: Kaspersky