Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix, Amazon e Disney+ oferecendo assinaturas gratuitas? É golpe!

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Julho de 2022 às 16h20

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Um novo cibergolpe se passa por marcas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ para criar perfis falsos em redes sociais e oferecer assinaturas gratuitas nas plataformas de streaming. Os golpes foram identificados pelo dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe. A intenção é convencer a vítima a entregar seus dados pessoais aos criminosos.

De acordo com a análise do laboratório, uma rede de perfis falsos, com quase 500 contas criadas no Twitter, Facebook, TikTok e Instagram, conta com mais de 654 mil seguidores e 2,5 milhões de curtidas. Os cibercriminosos oferecem as "assinaturas gratuitas" por meio de cadastro em um site falso, criado para obter informações pessoais como nome, CPF, endereço e número de telefone. De posse deles, podem espalhar malwares, softwares criados para causar danos à vítima.

Além das páginas nas redes sociais, o golpe circula via SMS, e-mail ou apps de mensagem. “As informações fornecidas pela vítima nesse falso cadastro serão utilizadas posteriormente para aplicar novos golpes”, explica Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe.

Continua após a publicidade

Alguns desses possíveis novos golpes são o furto de perfis nas redes sociais, clonagem de cartões de crédito e até empréstimos em bancos passando-se pela vítima.

Como se proteger do golpe da Netfilx?

Acesse os sites e redes sociais oficiais das plataformas de streaming para conferir se a promoção é verdadeira antes de clicar em links, compartilhar dados ou efetuar pagamentos. Nas redes sociais, normalmente os perfis oficiais trazem um selo azul ao lado do nome, o que comprova que é uma conta verificada.

Continua após a publicidade

Fora isso, desconfie de toda e qualquer promoção que ofereça qualquer vantagem acima da média nem a compartilhem para outras pessoas, que podem cair no golpe.

Fonte: Infomoney