Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um terço dos brasileiros acha que está sendo rastreado quase o tempo todo

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Janeiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Chris Yang/Unsplash
Chris Yang/Unsplash

Um terço dos brasileiros acredita estar sendo monitorado quase o tempo todo a partir de dispositivos móveis e outras tecnologias. O temor maior dos cidadãos do nosso país é quanto a cibercriminosos, citados em 68% dos casos, enquanto as grandes empresas de tecnologia aparecem em segundo lugar, com o Facebook sendo citado em 33% dos casos.

Os resultados são de uma pesquisa da NordVPN, que fornece serviços de proteção cibernética, e indicaram alguns dos principais temores dos brasileiros no ambiente digital. De acordo com os dados, 60% têm medo de comprometimentos envolvendo suas senhas, enquanto um número semelhante, 58%, pensa o mesmo sobre as informações bancárias ou financeiras. E-mails (23%), contas em redes sociais (23%) e imagens íntimas (21%) aparecem logo na sequência.

Os entrevistados também mostraram consciência quanto aos meios usados para rastreamento pessoal, com 84% entendendo que os smartphones são a melhor forma de fazer isso, à frente de notebooks (66%), desktop (56%) e tablets (49%). Enquanto os eletrodomésticos inteligentes são citados em apenas 40% dos casos, os três grandes produtos da Meta aparecem no topo da lista de apps que mais acompanham os usuários: Facebook (67%), WhatsApp (52%) e Instagram (50%).

Continua após a publicidade

Apesar de criminosos e empresas de tecnologia lideraram o ranking, o estudo também demonstrou que 32% dos brasileiros se preocupam com o monitoramento governamental. A maioria dos cidadãos de nosso país acredita que a maior parte dos dados coletados são usados para sugerir conteúdos relevantes (50%), enquanto outros 44% indicam os serviços de publicidade como principal fomentado por essa prática. Ainda, 38% das pessoas acreditam que suas informações são vendidas para outras empresas por quem as coleta.

Ao mesmo tempo em que demonstram essa preocupação, também é alta a incidência de comportamentos inseguros. 47% dos entrevistados pela NordVPN afirmaram que salvam seus dados de login bancário em diferentes dispositivos ou serviços, o que aumenta a possibilidade de comprometimento, enquanto 22% sempre aceitam pedidos de coleta de cookies, com outros 26% evitando isso apenas quando a página acessada parece suspeita.

A NordVPN indica medidas de cuidado como o melhor caminho para minimizar o rastreamento e a preocupação. O uso de VPNs, claro, é indicado como forma de trazer mais segurança à conexão, principalmente em Wi-Fi públicos, e ocultar dados de localização e endereços IP dos dispositivos. Usar antivírus no computador e smartphone, além de ler com atenção termos de uso, permissões de utilização de dados e solicitações de cookies também ajuda a manter as informações sob o máximo de controle possível, tanto no uso de serviços online quanto dispositivos.

Fonte: NordVPN