Publicidade

The Last of Us | Criminosos usam estreia da série para roubar dados e cripto

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Janeiro de 2023 às 18h20

Link copiado!

HBO
HBO

A estreia de The Last of Us, adaptação do game de sucesso da plataforma PlayStation pela HBO, foi um fenômeno que chegou a derrubar a plataforma de streaming neste domingo (15). Diante de tanta expectativa, é claro que os golpistas também iriam se aproveitar, com a promessa de uma versão PC do primeiro game da franquia sendo a isca para infectar os computadores das vítimas com vírus.

O foco está no roubo de dados pessoais e criptomoedas das vítimas, a partir de um arquivo malicioso que se passa pelo game que, diga-se de passagem, nem saiu ainda para PC, tendo lançamento marcado nesta plataforma para março. Em outra instância de golpe, o título é oferecido ao lado de prêmios que vão de um cartão-presente de US$ 100 (cerca de R$ 510) no jogo Roblox até um PlayStation 5; tudo em troca de credenciais de acesso e dados de cartão de crédito.

Para ter a chance de receber as regalias e ter acesso a um código de ativação de The Last of Us para PC, os usuários são incentivados a inserir as informações em um site fraudulento. Em todos os casos, os dados são enviados aos criminosos, enquanto as vítimas só sabem que caíram em um golpe quando é tarde demais e percebem compras indevidas no cartão, carteiras de criptomoedas vazias ou documentos sendo usados em fraudes de identidade.

Continua após a publicidade

A Kaspersky aponta ainda que, no caso do download da versão pirata do game, o malware permanece inativo e sem causar danos no computador das vítimas. Pragas assim, também, podem usar o dispositivo em outros ataques, além de manter a porta aberta para que criminosos instalem novos vírus ou se aproveitem da brecha para explorações adicionais contra os fãs do jogo e da série.

O uso de temas em alta, como a estreia de The Last of Us, é comum no portfólio dos cribercriminosos, o alerta considera curioso o fato de, em vez de tentarem enganar oferecendo um falso acesso antecipado à série, os golpistas terem preferido focar no jogo. “Isso mostra que os gamers, especialmente os mais novos, que ainda não sabem o suficiente sobre cibersegurança, estão entre os principais públicos-alvo dos [bandidos]”, explica Olga Svistunova, expert em segurança da Kaspersky.

Para evitar serem vítimas, os usuários devem evitar clicar em links que ofereçam jogos piratas ou links de acesso antecipado a episódios de séries ou filmes. Manter o sistema operacional e apps atualizados, além de uma solução de segurança ativa no PC e smartphone, ajuda na vigilância contra links maliciosos, tentativas de instalação de malware e intrusões.

Continua após a publicidade

Para consumir o conteúdo, prefira meios oficiais como as plataformas oficiais de jogos para PC e consoles, assim como serviços de streaming reconhecidos. No caso de The Last of Us, especificamente, vale lembrar que a versão PC do game chega apenas em 3 de março, enquanto os episódios semanais vão ao ar todo domingo, às 23h, na HBO e seus apps.