Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Skype é alvo de tentativa de phishing contra usuários; veja como se prevenir

Por| 28 de Abril de 2020 às 09h19

Link copiado!

Skype é alvo de tentativa de phishing contra usuários; veja como se prevenir
Skype é alvo de tentativa de phishing contra usuários; veja como se prevenir

Muito utilizado para o trabalho remoto, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, o Skype é o mais recente alvo de cibercriminosos. A empresa de segurança Cofense Phishing Defense Center identificou que hackers estão enviando e-mails a usuários da plataforma com a intenção de roubar credenciais de login e demais informações. Porém, a tentativa de golpe é simples de ser identificada.

O e-mail em questão vem com uma arte do logotipo do Skype e tem até um campo de login já preenchido com o nome de usuário. O conteúdo avisa que existem muitas notificações na conta da possível vítima e pede para que ela as acesse, com um botão chamado "review". E é aí que o usuário começa a correr riscos.

Segundo a empresa, os criminosos fizeram uma pesquisa por meio do LinkedIn antes de atacar os usuários, o que facilitou na confecção da mensagem. Para ajudar no golpe, eles utilizaram um domínio de primeiro nível com a extensão ".app", um TLD que tem suporte do Google para ajudar desenvolvedores a compartilhar seus aplicativos com segurança. Isso sem falar que esse domínio exige o uso de HTTPS, o que leva muitas pessoas a clicarem sem medo.

Continua após a publicidade

O que fazer para evitar?

Apesar de ser convincente, o golpe é fácil de ser evitado. Antes de mais nada, verifique o remetente do e-mail: todas as mensagens oficiais do Skype têm e-mails terminando com o domínio "skype.com", enquanto o golpe em questão era "skype-online0345.web.app". Se você recebeu alguma mensagem com essas características, livre-se dela imediatamente e faça uma varredura com seu antivírus.

Fonte: TechRadar, TomsGuide