Site falso aplicava golpe com ingressos para show de Taylor Swift
Por Felipe Demartini • Editado por Wallace Moté | •
Um site falso foi usado para aplicar golpe em fãs que buscavam ingresso para os shows de Taylor Switft no Brasil. Promovida a partir de anúncios no Google, a página simulava o ambiente oficial de venda das entradas, com direito às informações sobre datas e setores disponíveis para o espetáculo; o pagamento, entretanto, só podia ser feito por meio de Pix.
- Como evitar golpes na hora de comprar ingressos para shows
- Taylor Swift | 5 filmes com a cantora que está vindo ao Brasil
Até o endereço era semelhante ao usado pela promotora Tickets for Fun (T4F) para vender ingressos para a The Eras Tour, nome da turnê de Taylor Switch que chega ao Brasil em novembro. Além da URL, elementos mal posicionados ou links indisponíveis também eram pequenos sinais da fraude, que poderiam nem mesmo ser notados pelos fãs mais afoitos.
Por outro lado, ajudava a ventilar o golpe o destaque do site fraudulento após a realização de buscas pela venda de ingressos para os shows no Brasil. Como os criminosos adquiriram anúncios do Google, a página falsa aparecia acima dos resultados verdadeiros, com o nervosismo e a busca desesperada por uma entrada, em meio a grandes filas, esgotamento de setores e até problemas com cambistas, tornando os “Swifties” alvos fáceis.
Havia ainda a promessa de 10% de desconto para o pagamento através do Pix, que na verdade, era o único meio de pagamento disponível. Os criminosos ainda tomaram o cuidado de esconder a própria identidade, com a chave usada para recebimento das transferências estando relacionada a um e-mail ligado ao domínio fraudulento; ao concluir a operação, claro, os fãs jamais recebiam o suposto ingresso adquirido.
Não se sabe ao certo quantas pessoas foram vítimas desta fraude, enquanto relatos de diferentes golpes envolvendo os ingressos para o show da Taylor Swift se acumulam nas redes sociais. As informações variam entre cambistas oferecendo entradas pelo WhatsApp ou versões falsas de tíquetes sendo enviados após o pagamento, bem como contatos desaparecendo após o recebimento de Pix com os valores altos cobrados na turnê.
Segundo informações do G1, o site falso da The Eras Tour ficou no ar por menos de uma semana, tendo sido registrado no dia 13 de junho e desaparecendo na última segunda-feira (19). O anúncio que o divulgava também desapareceu e não é mais exibido nas buscas relacionadas ao show de Taylor Swift ou a promotora do espetáculo, que trazem apenas os links oficiais ou de sites de notícias.
Como se proteger de golpes na compra de ingressos para shows?
A temporada aquecida para apresentações internacionais no Brasil chama a atenção dos fãs e, claro, também dos golpistas. Casos como o de Taylor Swift, com altíssima procura, funcionam como iscas mais atrativas para golpes, mas quem busca ingressos deve sempre estar atento à possibilidade de golpes envolvendo a venda de entradas via Internet ou em contato com terceiros.
O ideal é sempre buscar os domínios oficiais de venda de ingressos, assim como bilheterias presenciais ou representantes reconhecidos, evitando sites alternativos. É preciso atenção na busca por revendas e, principalmente, na conversa direta com indivíduos a partir de aplicativos de mensagens ou redes sociais, com transferências sendo feitas somente quando tiver certeza da idoneidade da oferta.
Desconfie, também, de ofertas boas demais para serem verdade, como ingressos abaixo dos valores oficiais ou ampla divulgação de tíquetes para setores já esgotados. Na dúvida, prefira não continuar a negociação e, principalmente, jamais realize o pagamento sem ter certeza absoluta de que os ingressos existem e o contato é idôneo.
Com informações do G1.