Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fãs de Taylor Swift relatam "amnésia" após show; ciência explica

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Junho de 2023 às 16h54

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix

Um caso intrigante tomou conta das redes sociais nesta semana: fãs da Taylor Swift relataram amnésia depois que compareceram aos shows. Basicamente, não se lembravam de certas músicas sendo tocadas ou momentos em que o artista se dirigiu à multidão. Mas calma: a ciência ajuda a desvendar esse comportamento diferenciado.

Conforme os relatos publicados em diversas redes sociais, os fãs não esqueceram de forma alguma que compareceram aos shows, mas muitos deles supostamente esqueceram partes do evento.

Em resposta ao ocorrido, especialistas da psicologia se posicionaram, alegando que essa amnésia após o show pode ser considerada como algo normal, e até mesmo comum! O argumento é que, quando se encontra em um ambiente altamente estimulante, o cérebro pode ficar sobrecarregado com o nível de informação que está recebendo.

Continua após a publicidade

Na prática, isso faz com que momentos-chave sejam omitidos da memória. Levando em consideração que os shows da The Eras Tour contam com convidados especiais e setlists que podem chegar a 44 músicas por noite, faz sentido aos especialistas que algumas pessoas esqueçam trechos de cada apresentação.

Quando os fãs estão entusiasmados, podem sentir como se o tempo tivesse passado de repente, incapazes de processar adequadamente tudo o que acabaram de ver, ouvir e sentir. Isso, somado ao fato e que essas apresentações contam com luzes, adereços, mudanças de figurino, é muito pra acompanhar. Logo, a psicologia entende que não é impossível não se lembrar de tudo o que experimentou depois de ter processado tanta informação.

Amnésia: o que é e como prevenir

Mas existe a amnésia enquanto condição clínica. Diferente do que os fãs da Taylor Swift experimentaram, trata-se de algo muito mais complicado e grave do que o esquecimento cotidiano. As pessoas com amnésia geralmente sabem quem são, mas podem ter problemas para aprender novas informações e formar novas memórias.

A amnésia pode ocorrer em muitos distúrbios neurológicos comuns, como o Alzheimer e outras formas de demência, acidente vascular cerebral (AVC) e lesão cerebral traumática, bem como outras doenças sistêmicas que afetam o cérebro.

Vale ressaltar que a amnésia pode ser temporária, como após um ferimento na cabeça enquanto o cérebro se recupera, permanente e imutável, como após uma doença grave como encefalite ou derrame, ou mesmo progressiva, causa da por doenças como a demência.

Para prevenir a amnésia, é preciso reduzir o risco de doenças relacionadas, então a recomendação é sempre usar equipamento de proteção como cinto de segurança, capacete, etc. e aderir a hábitos saudáveis, como exercícios físicos, dieta equilibrada e uma boa rotina de sono.

Continua após a publicidade

Fonte: NME, BBC, Cleveland Clinic, Mayo Clinic